Pular para o conteúdo

5 situações em que é necessário remover placa, parafuso ou haste na cirurgia ortopédica de implante

  • por
  • posts

5 Indicações para Fazer uma Nova Cirurgia para Retirar um Implante

Se você passou por uma cirurgia e teve que colocar uma placa com parafuso, pode surgir a dúvida se será necessário fazer uma nova cirurgia para retirar esse implante. No vídeo de hoje, vou te explicar as situações em que isso realmente é necessário. Fique tranquilo e acompanhe até o final, pois você vai entender tudo isso e muito mais.

Olá, bem-vindo ao canal de Ortopedia e Traumatologia! Eu sou o Dr. Amado, médico ortopedista e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. O objetivo desse canal é te informar e te proporcionar o melhor tratamento com a melhor informação disponível.

Antes de começar, peço que você deixe o seu like, se inscreva no canal, ative as notificações e compartilhe o vídeo, caso ache que alguém possa se interessar. Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário e eu responderei. Agora, vamos começar!

Existem várias discussões sobre se é necessário ou não fazer uma nova cirurgia para retirar a placa e o parafuso. No vídeo de hoje, vou te falar sobre as cinco principais indicações em que realmente é necessário fazer essa nova cirurgia.

Indicações para a Retirada do Implante

  1. Falha do implante: Quando a placa ou o parafuso quebram ou entortam, é necessário fazer uma nova cirurgia para trocar o implante ou realizar um enxerto.
  2. Infecção grave: Caso haja uma infecção grave no osso ou ao redor, é necessário retirar o implante para evitar complicações. A presença do implante dificulta a ação dos antibióticos, pois as bactérias criam uma camada de proteção.
  3. Pseudoartrose: Quando o osso não consolida, causando uma falsa articulação, é necessário fazer uma nova cirurgia para trocar o implante ou realizar um enxerto.
  4. Não cicatrização das partes moles: Se houver uma lesão nas partes moles que não cicatriza, é necessário fazer um novo procedimento para corrigir o problema.
  5. Implante exposto: Se o implante ficar para fora da pele, seja um fixador externo ou fios de kirschner, é necessário fazer uma nova cirurgia para retirá-lo. Isso pode ocorrer, por exemplo, nos dedos, no punho ou em crianças.

Essas são as cinco indicações principais em que realmente é necessário fazer uma nova cirurgia para retirar o implante. Existem outras indicações que são mais relativas e devem ser analisadas caso a caso. Vou fazer um vídeo específico sobre isso no canal.

Para cada uma das indicações, é importante analisar cada caso individualmente e tomar a decisão em conjunto com o seu médico ortopedista. Hoje em dia, existe uma especialidade dentro da ortopedia que trata especificamente dessa troca de implantes, com várias modalidades de tratamento.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Se você gostou, deixe o seu like, se inscreva no canal e ative as notificações. Um abraço e até a próxima!

Fonte: OS 5 CASOS QUE VOCÊ DEVE RETIRAR A PLACA, PARAFUSO OU HASTE | Cirurgia Ortopédica | Implante por Canal das Fraturas