Pular para o conteúdo

5 passos para reduzir a dor nas costas após a cirurgia plástica no Clube da Plástica.

  • por
  • posts


No vídeo de hoje, vou contar para vocês cinco passos para diminuir a dor nas costas após uma cirurgia.
Olá amigos do clube da plástica! Dor lombar é uma dor que incomoda bastante, é aquela dor nas costas que às vezes dói até mais do que a área que foi operada. E algumas cirurgias plásticas, senão todas, praticamente exigem que você faça um pós-operatório dormindo de barriga para cima. Então, alguns pacientes, normalmente aqueles que já têm histórico de dor lombar antes da cirurgia, acabam sofrendo um pouco mais com essa posição.
No vídeo de hoje, vou dar 5 dicas práticas para aliviar essas dores.
A primeira dica é que você possa caminhar, se possível, sempre com a coluna reta. No caso das abdominoplastias, isso não é tão possível, pois você precisa andar curvada. Mas preste atenção: a curvatura deve ser da cintura para baixo, e não nos ombros. Já no caso de quem operou as mamas, é possível ficar assim com a coluna reta na hora de andar e não curvada. A tendência quando operamos as mamas é ter tanto cuidado com a região operada que às vezes ficamos meio corcovados, com os ombros meio caídos e até o sutiã apertando a região dos ombros. Isso só piora para que você fique nessa posição errada. Então, corrija sua postura e ande reta.
Na hora de dormir, a paciente que fez abdominoplastia deverá ter uma inclinação de 45 graus. Ou seja, ela utiliza alguns travesseiros atrás das costas para elevar o tronco e ficar nessa posição semi-sentada. Uma dica para esses pacientes é sempre colocar os travesseiros embaixo do joelho também. Isso faz com que a paciente fique em uma posição de canivete, ou seja, ela dobra o tronco e dobra as pernas também. Isso melhora o peso sobre a sua coluna lombar. Se possível, além dos travesseiros que vão ajudar a você a levantar a região como um todo, coloque um travesseiro menor apenas na região da curvatura lombar, lá atrás, numa região que fica sem apoio entre as suas costas e o seu bumbum. Isso é válido também para aquelas pacientes que operaram suas mamas e também possuem a orientação de dormir de barriga para cima. Só que a posição da paciente que operou as mamas não precisa ser uma inclinação tão grande quanto a paciente que operou abdômen. Então, talvez essa posição não seja tão sacrificante para a paciente que fez esse tipo de cirurgia.
A minha terceira dica vai para a posição sentada. Sempre que você for sentar para assistir televisão ou ler um livro, as suas costas devem estar totalmente em contato com a superfície de apoio, reta. A transição das suas costas para o seu bumbum deve estar completamente apoiada, como eu estou, por exemplo, nesta cadeira. O meu tronco está todo em apoio com a região do banco em que estou sentada. Isso quer dizer que se você tiver uma cadeira cujo assento é menor, você consegue com facilidade encostar dessa forma que eu expliquei. Porém, em algumas cadeiras, poltronas ou sofás em que o assento é maior, isso não vai ser possível. Muito cuidado nessa situação para que você não se sente de forma inclinada, porque você vai sobrecarregar a sua coluna lombar. O que você pode fazer para evitar isso é colocar travesseiros nesse espaço que ficou atrás do apoio entre o bumbum e a superfície para conseguir uma posição mais confortável.
A minha quarta dica, sem dúvida, é a fisioterapia pós-operatória. Eu acredito que a fisioterapia pós-operatória tem um papel muito importante tanto no alívio da dor propriamente dita, quanto nos movimentos e reestruturação da sua postura no pós-operatório. Independente da área que você operou, se você sente muita dor ou se você sente um pouco, eu acredito que a fisioterapia tem sempre papel nessa fase cirúrgica.
A minha quinta e última dica é, claro, as medicações orientadas pelo seu cirurgião. Eu oriento que você não espere ter aquela dor intensa para tomar o seu analgésico e as medicações prescritas. Que você mesmo, com dores leves, possa fazer o uso das medicações, desde que estejam na prescrição do seu médico, evitando que o limiar de dor chegue a um ponto que seja difícil tirar você de uma crise de dor lombar. Vamos evitar o máximo de dor tratando-a com medicações desde o início, e assim vai ser muito melhor para o cuidado pós-operatório.
Associando ainda a fisioterapia, podemos incluir algumas compressas de água morna na região lombar. Muito cuidado, porque se você fez lipoaspiração na região das costas, a sua pele pode ter a sensibilidade alterada. Portanto, a bolsa de água morna deverá ser testada antes, especialmente na superfície anterior do seu braço, evitando queimaduras desnecessárias.
E para aquelas pacientes que se programam para operar e já têm sabidamente algum desvio de coluna, dor lombar, dor ciática antes da cirurgia, eu sugiro sempre que retorne ao seu médico ou que agende uma consulta com um ortopedista para que ele possa fazer um trabalho tanto de fortalecimento muscular para essa região da coluna quanto que possa lhe passar medicações e tratamentos corretos para o seu diagnóstico. E assim, no pós-operatório de várias cirurgias, você possa ficar protegido das terríveis dores lombares.
Espero que vocês tenham gostado do vídeo! Você que já operou abdominoplastia, mamoplastia ou qualquer outra cirurgia, teve dor na coluna? O que você fez para aliviar essa dor no pós-operatório? Mande um vídeo para os seus amigos, acho que isso vai ser muito útil para ajudar várias pessoas que possam sofrer de dor lombar no pós-operatório.
Fonte: Clube da Plástica: 5 passos para diminuir a dor nas costas após uma cirurgia plástica. por Clube da Plástica