Pular para o conteúdo

5 Exercícios eficazes para corrigir a diástase abdominal: guia prático

  • por
  • posts

Olá pessoal, tudo bem com vocês? No vídeo de hoje nós vamos fazer 5 exercícios para ajudar a corrigir a diástase. Então, assistam esse vídeo até o final, porque tem dicas importantes. Sejam muito bem-vindos ao meu canal. Meu nome é Jaqueline e eu sou fisioterapeuta. Aqui no canal, a gente fala sobre qualidade de vida através do exercício. Então, já clica no botão de gostei e se inscreve aqui no canal para não perder nenhum vídeo.

Para quem não sabe, a diástase é o afastamento da musculatura do abdômen, seja por conta de uma gestação, pelo aumento de peso ou pela realização de exercícios que deixam o músculo fraco e ele se separa. Isso pode gerar uma série de alterações, que podem causar problemas na coluna, problemas geniturinários, além de problemas estéticos, pois o abdômen fica com aspecto mais flácido.

No vídeo de hoje, nós vamos fazer 5 exercícios que você pode fazer em casa todos os dias para te ajudar a corrigir a sua diástase. Aqui no canal, já tem um vídeo em que eu explico como você pode avaliar a diástase e eu vou deixar o link na descrição para você assistir também, pois é uma forma de você acompanhar a evolução da sua diástase e do fechamento dela.

Vale lembrar que esses exercícios funcionam para quem tem diástase funcional, onde não é indicada cirurgia. Porque, para quem não sabe, quando esse afastamento é grande, em alguns casos é indicada a realização de cirurgia. Dito isso, bora para os exercícios!

Exercício 1:

Comece com as mãos do lado do corpo, coluna bem alinhada e tudo bem encaixadinho no chão. Inspire levando os braços atrás, abrindo as costelas. E expire fechando as costelas, empurrando o umbigo lá nas costas e fazendo força para segurar o xixi. Inspire novamente e expire fazendo força para fechar as costelas. Segure aqui um pouquinho, soltando o ar e segurando o xixi. Esse exercício pode ser feito em duas sequências de 10 repetições.

Exercício 2:

Mãos do lado do corpo, coluna bem alinhada. Inspire subindo o bumbum, fechando as costelas e desça soltando o ar. Soltando a barriga e descendo o bumbum. Faça isso por 10 vezes com a perna direita e depois 10 vezes com a perna esquerda.

Exercício 3:

Faça esse exercício em cadeirinha, com a coluna bem alinhada e as pernas em 90°. Ative o abdômen e estenda a perna direita, tocando o calcanhar no chão e volta. Faça isso por 10 vezes com a perna direita e depois 10 vezes com a perna esquerda.

Exercício 4:

Deite-se com a coluna bem encostada no chão e estenda a perna direita para frente. Puxe o ar, puxando essa perna e ativando o abdômen. Sempre fechando as costelas. Inspire e expire. Faça isso por 10 vezes com a perna direita e depois repita com a perna esquerda.

Exercício 5:

Deixe as pernas em cadeirinha, com a coluna bem encostada no chão. Solte o ar e vá tombando a perna para a direita, fazendo força no abdômen para segurar e inspire para voltar ao meio. Faça isso por 10 vezes.

Lembre-se sempre de ativar o abdômen durante os exercícios e fechar as costelas. Esses exercícios podem ser feitos todos os dias.

Se você gostou desse vídeo e quer mais conteúdos como esse, se inscreva aqui no canal, deixe o seu like e se ficou alguma dúvida, fique à vontade para perguntar nos comentários. Nos vemos no próximo vídeo!

Fonte: 5 EXERCICIOS PARA FECHAR A DIASTASE ABDOMINAL | Veja como corrigir na prática! por Jaqueline Vaz – Fisio e Pilates