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#42 – DOMINANTES SECUNDÁRIOS – Prof Peterson Brito

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Que eles canal eu sou professor peterson brito e hoje vamos falar sobre um assunto bem bacana acordes dominantes secundários e sem mais delongas já vamos começar o nosso assunto entendendo o que são acordes dominantes secundários a já estudamos aqui função harmônica então já conhecemos as funções tonica subdominante é dominante mas dominantes secundários

Seriam o que seriam acordes que possuem sim a função de dominante porém não são dominantes que resolvem no primeiro grau do campo harmônico na tônica não acorde principal do campo harmônico pelo contrário são acordes que resolvem em outros graus ou nos outros graus desse campo harmônico portanto acordes dominantes secundários não fazem parte do campo harmônico

Daquele campo harmônico em questão mas resolvem em algum acorde de ah tá eu não sei se isso ficou tão claro agora mas só pelo nome dominantes secundários já dá para entender que existem dominantes primários certo então quem seriam os dominantes primários aqueles acordes dominantes que já fazem parte do campo harmônico que resolvem no primeiro grau do campo

Harmônico os dominantes secundários são aqueles que não pertencem ao campo harmônico mas podem resolver em acordes do campo harmônico certo vai ficar um pouco mais fácil de entender porque eu vou dar alguns exemplos aqui a princípio eu não vou tocar os exemplos que eu for dar para não ficar muito longo esse vídeo mas lá no final na hora dos exercícios fica

Aqui até o final que aí eu vou dar um exemplo tocando violão aqui para que você possa compreender melhor tá vamos lá então aos exemplos e lembrando que esses slides estão aí para você tirar print tirar foto para que você possa conferir depois a cada um dos tópicos que foram tratados aqui e vamos então aos nossos exemplos começando em dó maior eu tenho aqui

Uma progressão bem simples de acordes primeiro grau segundo grau quinto grau e 1º grau novamente então maior portanto dó maior ré menor sol com sétima e dó maior de novo em termos de funções que que nós temos aqui uma tônica que vai para uma sub dominante que vai para uma dominante que resolve novamente em uma tônica ok aqui embaixo temos uma legendinha aqui

Para você lembrar tá as iniciais tonica subdominante é dominante e tônica agora eu vou inserir uma dominante secundária aqui uma corda dominante secundária um ok o que está em vermelho é o acorde dominante secundário e o que que nós temos os mesmos graus 1251 porém aqui nós temos um acorde que não pertence ao campo harmônico de dó que é lá maior com sétima

Apesar de não pertencer ao campo harmônico de dó esse acorde pertence ao campo harmônico de ré menor ele é o quinto grau de ré menor portanto ele é a dominante ou o dominante de ré menor e é por isso que aqui em cima ele tá classificado como o quinto do dois ou quinto do segundo o quinto grau do 2º grau ele não é o quinto grau da tonalidade de dó maior ele é

O quinto grau de ré menor que é o segundo grau tá portanto ele é dominante secundário do segundo grau eu não sei se tá claro mas vamos seguir tô conseguindo tá então vamos lá falando das funções temos uma tônica dó agora um dominante secundário que resolve no segundo grau e realmente resolve no segundo grau é menor depois temos um quinto grau dominante o rei

Menor que é um sub dominante e por fim um a tônica tá vou dar mais exemplos aqui porque eu quero que isso fique bem claro é muito comum essa progressão depois a gente vai tocar tá para você perceber como é comum mas o mais difícil são as pessoas entenderem o que que aquele acorde está fazendo ali só sabe que sou a bonito mas o que que ele tá fazendo ali qual

Que é a função dele e suas pessoas geralmente têm dificuldade por isso que nós estamos aqui para ajudar o joão seguindo agora eu vou colocar na tela já tá vendo aí todo o campo harmônico maior na tonalidade de dó tá então o campo harmônico inteiro na ordem inclusive 1º grau 2º 3º 4º 5º 6º e 7º grau terminando com o primeiro grau novamente as funções

Tonica subdominante tonica subdominante é dominante tônica dominante e tônica tá tudo aí bonitinho certo muito bem nesta tonalidade nós já temos acordes de função dominante o sol com sétima e o si meio diminuto ou si menor com sétima e quinta diminuta se você prefere esses dois acordes são os dominantes primários são os dominantes da tonalidade de dó tá

Então nenhum problema quanto a isso ok que que eu vou fazer agora primeiro vamos entender quais são os acordes aqui desse campo harmônico que podem receber um dominante e secundário no caso seriam segundo terceiro quarto quinto ou sexto graus está e vocês podem receber dominantes secundários tá e por que não o si meio diminuto exatamente por ser um cimelide minuto

É um acorde meio diminuto não há uma corte de resolução e nenhum momento um acorde diminuto ou meio diminuto vai dar uma sensação auditiva de que resolveu concluir o algo certo então não adianta querer resolver algo onde não se resolve nada aliás isso é uma lição de vida né não adianta tentar resolver algo onde não se resolve nada e neste caso aqui falando

De música estamos nos referindo ao cima e diminuto já esses outros acordes podem sim dar uma sensação de resolução tá com exceção aqui do quinto grau mas a gente já já fala dele ok muito bem o que que eu fiz agora aqui na tela coloquei os mesmos acordes do campo harmônico eles estão em preto aqui ó dó ré mi fá sol lá si e do novamente bom dia em vermelho

Todas as dominantes secundárias ou os dominantes secundários possíveis que o indiquei agora pouco então vamos lá analisando aqui a situação nós temos primeiro grau só lá maior com sétima que a dominante do 2º grau e vai para o segundo grau se com sétima que é dominante de mim menor terceiro grau e vai para mim menor dó maior com sétima olha apesar de ser

Um acorde de dó não é mais tônica tá muita gente diz mas você dó maior porque que não a tônica porque não é do maior é dó maior com sétima ou do maior com sétima menor portanto é um acorde dominante e neste caso o do como sétima é dominante de fa dominante do 4º grau portanto dominante secundário e ele vai para fa de fato temos um ré maior com sétima

Que é dominante de sol e que vai para-sol temos depois mi com sétima que a dominante de lá o que vai para lá menor e por fim o si meio diminuto e o do novamente colocando aqui as funções para ficar tudo bem certinho todas as tônicas dominante secundária subdominantes dominantes primárias tá tudo aí ok bom legal dito isso vamos comentar um pouquinho sobre esse

5º grau observe o que aqui em cima tem análise tá também de cada um desses acordes olha o dó o acorde de dó maior é o primeiro grau o acorde lá com sétima é o quinto do segundo que resolve no segundo o segundo sétima é o quinto do terceiro que resolve no terceiro o doc 17 mar quinto do quarto portanto resolvi no quarto re com sétima e quinto do quinto e aqui

Tem uma coisa interessante vou falar já já resolve no quinto mi com sétima e quinto do sexto grau e resolve no próprio sexto grau tá esse acorde ré com sétima que neste caso que é o quinto do quinto ele também é chamado é muita gente de acorde dominante da dominante tá exatamente porque ele é um acorde de dominante maior com sétima menor e ele resolve em

Outro acorde dominante que nesse caso é um dominante primário quinto grau do campo harmônico cálculo 7 tá então se você ouvir o termo dominante da dominante não acho que a pessoa tá maluca tá isso existe é quando determinado acorde dominante secundário resolve em um outro acorde que também seja dominante tá mas geralmente acorde maior com sétima menor esse

Tipo de acorde dominante nunca um acorde diminuto ou meio diminuto tá bom porque além de não darem a sensação de resolução ainda são acordes menores com quinta diminuta então são características muito diferentes e nenhuma situação daria essa sensação de resolução ao contrário de um acorde maior com sétima que em algumas situações dele de um blues de um

Gesto podem sim gerar e a sensação de resolução tá dependendo do contexto aí bom voltando aqui acredito que ficou claro né porque a gente fez a gente basicamente empilhou que o campo harmônico de dó maior todos os acordes do campo harmônico de dó ré mi fá sol lá si dó e entre eles a gente inseriu os dominantes secundários de cada um deles tá e aí a ideia

Você explorar isso você não precisa abusar e utilizar sempre todos os dominantes secundários possíveis você pode em algum momento no seu arranjo enquanto você está tocando alguma música inserir um outro acorde com função dominante secundário e isso pode ficar bem interessante a nos seus arranjos nas suas harmonias tudo bem bom então agora a gente vai para os

Exercícios tá mula o atendimente é claro que é que eu tô trabalhando com o campo harmônico maior e menor e do usando sempre como exemplo com harmônico de dó mas você pode explorar aí qualquer outro campo harmônico todas as tonalidades eu aconselho até que esse exercício que a gente vai fazer aqui que não vai ser só um que você faça a transposição para

Todas as tonalidades tá assim você pratica bem também no seu instrumento eu tô usando o violão aqui mas poderia ser um teclado qualquer instrumento de harmonia tá bom então vamos lá o primeiro exercício é exatamente que a gente fez agora pouco temos o campo harmônico de dó e entre os acordes os dominantes secundários que deixei eu deixei em vermelho aqui uma

O ritmo também você escolhe vou fazer algo bem simples até mais rápido aqui só para você ouvir a sonoridade então vamos lá o primeiro exercícios e e aí eu vi só que interessante algumas dessas proteções são muito comuns como eu falei pegando o exemplo só esse primeiro que os três primeiros compassos do maior lá com sétima e menor olha como está comum

Um do maior que vai para um lá com sétima que resolvem menor isso acontece com muita frequência então não pense que esses assuntos do curso são assuntos para quem quer ser mega profissional não você encontra essas situações no dia a dia tá bom exercício dois agora em lá menor eu falei agora pouco que está usando sempre dó como exemplo mas não é bem assim

Vamos fazer em lá menor esse mesmo exercício tá aí todo o campo harmônico de lá menor porém com dominantes secundários é bem no meio da brincadeira então lá menor si mesmo de minuto só uma sétima menor lá com sétima menor si com sétima e com sétima tocam certinho é farra com sétima só concert + micro sétima e lá menor e o professor por quê que esse

Me como sétima não está em vermelho porque se mi com sétima é dominante primário é dominante da tonalidade é o próprio acorde dominante de lá menor tá bom é volto a repetir você pode tocar isso em todos os instrumentos harmônicos que você quiser tá estou fazendo aqui meio que no improviso no violão de uma forma bem simples e rápida mas treine com calma para

Que você possa compreender bem tá bom vamos a mais exercícios aqui eu coloquei quatro exemplos de progressões que são muito usuais e utilizam dominantes secundários tá vou fazer a primeira aqui em dó pode ser qualquer ritmo tá não importa também então vou fazer por exemplo viu como é comum como soa this e familiar quando a gente ouve é isso olha o próximo

Exemplo outra progressão muito comum esse si meio diminuto resolvendo aqui em mi com sétima resolvendo ir lá menor e assim por diante esse pedacinho aqui dó si meio diminuto myconsert meio a menor é bastante usual bastante comum próximo a progressão temos aqui um menor com sétima só sete resolvendo em dorme também bastante comum tá é menor ré maior só com

Sétima perigosa e o último lá menor do com sétima famicom sétima fila menor olha lá lá menor toca um sétima é a maior mi com sétima que é um dominante primário e lá menor encerrar a brincadeira tá todas essas progressões muito usuais muito comuns que você vai se deparar no dia a dia nas músicas que você for tocar tá então não deixe de praticar tira

Print volte o vídeo quantas vezes precisar tá estude até que isso fique absolutamente normal para você que não pareça mais algo estranho quando você ouvir você não vai mais questionar ué mas você pode não tá no campo harmônico que que ele tá fazendo aí agora você já entendi existe a possibilidade de um acorde fora do campo harmônico ser ou um acorde de

Empréstimo modal que já foi assunto do nosso curso ou muitas vezes um acorde de dominante secundário tá bom bom é isso esse foi o assunto da aula de hoje espero que tenha gostado se tiver gostado não deixe de comentar de dar o seu apoio aqui para que a gente possa produzir cada vez mais você já sabe como é que funciona e muito obrigado e até a nossa próxima aula grande abraço

Transcrito do video
#42 – DOMINANTES SECUNDÁRIOS – Prof. Peterson Brito By Prof Peterson Brito