Pular para o conteúdo

4 principais causas de inflamação nas pálpebras

  • por
  • posts

E esse é mais um vídeo da série de dúvidas sobre o Instagram

Qual a dúvida de hoje, Cintia? O Luiz descobriu que está com meibomite e quer saber quais são as causas de inflamações na pálpebra e se tem cura. Um ótimo assunto! No vídeo de hoje, vou te falar quais são as causas de inflamações nas pálpebras e como você pode preveni-las. Vem descobrir!

Olá, seja muito bem-vindo! Eu sou Claudia Del Claro, oftalmologista, e criei esse canal para você que definitivamente quer aprender como cuidar melhor de seus olhos. Se enxergar bem é uma prioridade na sua vida, você está no lugar certo! Então não perca tempo, inscreva-se agora mesmo e clique no Sininho porque toda semana são dois vídeos novos para você. Venha fazer parte da maior e melhor comunidade de oftalmo do Brasil!

As inflamações nas pálpebras podem acontecer por diferentes causas. Hoje, nós vamos falar da meibomite, da blefarite, da rosácea e da blefarite alérgica. Se você está em casa com suas pálpebras vermelhas, coçando os olhos irritados, já vai me deixando muito like nesse vídeo para alcançar pessoas que possam estar com o mesmo problema que você.

Em primeiro lugar, vamos falar da meibomite. A meibomite é a inflamação das glândulas de meibômio, que são as glândulas que existem na base dos nossos cílios. Em cada pálpebra, existem de 20 a 40 glândulas de meibômio. Elas produzem o meibo, que é a secreção oleosa que será um dos componentes da lágrima. Essa camada oleosa tem a função de impedir que a lágrima evapore rapidamente do seu olho. Qualquer problema ou disfunção nessas glândulas de meibômio pode causar olho seco. A meibomite ocorre quando essas glândulas sofrem um bloqueio, fazendo com que a secreção fique mais espessa e afete a lubrificação do olho. Além disso, pode haver a proliferação de bactérias nesse local. Os fatores de risco incluem a idade, predisposição genética e a falta de cuidados com as pálpebras. No final desse vídeo, vou te dar dicas de como fazer a limpeza correta dos cílios para prevenir esse tipo de inflamação.

A blefarite é outra causa de inflamações nas pálpebras. Ela ocorre quando se formam crostas na base dos cílios, também relacionada com a doença das glândulas de meibômio. Essas crostas podem estar envolvidas na proliferação de bactérias e presença do parasita demodex folliculorum. Essas crostas danificam os cílios, fazendo com que eles caiam. Os pacientes sentem muita coceira nos olhos e geralmente coincidem com pacientes que já têm caspa no cabelo ou apresentam dermatite seborreica no rosto. O tratamento é semelhante ao da meibomite, com o uso de antibióticos e limpeza adequada. No final, vou te explicar como fazer essa limpeza.

A rosácea é uma doença da pele que também pode estar relacionada com a blefarite, a meibomite e o olho seco. Um terço dos pacientes com rosácea ocular podem ter úlcera na córnea, o que é grave e pode deixar sequelas. Por isso, se você tem rosácea, é importante procurar o tratamento o quanto antes para evitar complicações. A limpeza regular das pálpebras também é fundamental para prevenir problemas futuros.

A última causa que vamos falar é a blefarite alérgica, que pode ser causada por maquiagens, cremes e produtos que você passa nos olhos. Atualmente, é muito frequente a blefarite alérgica causada pelo alongamento dos cílios. A cola, o formaldeído e o chumbo presentes no alongamento podem causar irritação. A primeira medida a ser tomada nesse caso é eliminar a causa, como retirar o alongamento, e procurar um oftalmologista para seguir o tratamento adequado.

Agora vou te explicar como fazer a limpeza nas pálpebras caso esteja com a inflamação tensa na sua pálpebra. Você deve fazer essa limpeza em três passos. Em primeiro lugar, faça compressas nas pálpebras por 3 a 5 minutos para eliminar as crostas e fluidificar a secreção das glândulas de meibômio. Em seguida, faça uma massagem para desobstruir as glândulas. Depois disso, faça a limpeza com um produto oftalmológico próprio, que seja não oleoso, ou mesmo com shampoo neutro de bebê. A limpeza é fundamental para o tratamento, por isso, crie o hábito de fazer a limpeza regularmente.

Se ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Eu respondo todos os comentários e adoro interagir com vocês. Compartilhe esse vídeo com quem possa estar passando pelo mesmo problema que você. Essas informações são muito importantes e podem ajudar muita gente. Conto com você! Um grande beijo e até o nosso próximo vídeo. Tchau tchau!

Fonte: Inflamação nas Pálpebras – 4 Causas de Inflamação nas Pálpebras por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista