Pular para o conteúdo

4 coisas que mais fazem adolescentes sofrerem: o que pais precisam saber.

  • por
  • posts


Dando continuidade hoje à série de vídeos sobre adolescentes, vou falar sobre as quatro coisas que eles mais sofrem. É o maior dilema dos adolescentes e como eles enfrentam esse desafio. Isso é bom para você, pai ou mãe, que quer entender um pouquinho melhor seu filho nessa fase, e também para os adolescentes que querem entender o que às vezes nunca nem pararam para pensar nisso. Mas se você vai pensar agora, então vamos lá.
1. Pressão na escola: A escola é a maior preocupação para os adolescentes até os 17 anos. Existe uma pressão muito grande para ser bem sucedido na escola. Essa pressão vem com um peso maior, pois o adolescente tem a escola como a única tarefa norteadora. Existe uma cobrança social, consciente e inconsciente, de professores, familiares e amigos para que eles se destaquem na escola. Isso gera uma caminhada de pressão e incompreensão, afetando a autoestima do adolescente.
2. Problemas com os pais: Na adolescência, os adolescentes entram na fase em que sentem que ninguém os entende, e que eles também não conseguem entender os pais. Muitas vezes, falta comunicação e parece que vivem em dois mundos diferentes. Os pais precisam se atualizar junto com o filho, pois quando vemos alguém crescendo, leva um tempo para entendermos que eles cresceram. Os dois precisam andar juntos e se apoiar mutuamente nessa fase de busca por identidade e aceitação.
3. Amizades e relacionamentos: Na adolescência, os adolescentes começam a definir seus grupos de amigos e a buscar pertencimento. Eles entram na corrida para fazer parte de um grupo e muitas vezes são influenciados por esse grupo em relação a comportamento e ações. É importante que a família esteja envolvida nesse processo, para que os adolescentes façam escolhas saudáveis de amizades e relacionamentos.
4. Problemas com a própria aparência: A adolescência é uma fase de mudanças físicas e hormonais, o que pode gerar inseguranças em relação à aparência. Muitos adolescentes passam por momentos de desconforto com o próprio corpo e podem buscar padrões estéticos que não são saudáveis. É importante que os adolescentes entendam que sua autoestima não está ligada a um padrão de beleza, mas sim ao seu posicionamento e autoconhecimento.
Fonte: Pais de adolescentes precisam saber disso – AS QUATRO COISAS QUE MAIS FAZEM ELES SOFREREM por Alice Simão