Pular para o conteúdo

3º ano – Ensino Médio – Literatura – Revisão para prova

Ensino médio colégio andando né felizmente na colégio anglo não para estamos aí na reta final do nosso primeiro trimestre semana que vem é você tem prova uma prova trimestral com 16 questões de literatura então o nosso objetivo de hoje é trazermos tranquilidade uma calmaria nós já vimos todos esses conteúdos mas o objetivo é que a gente passe por eles né

Novamente com calma com tranquilidade que a gente possa fazer um bom trabalho lembrando a vocês que no final do slide tem a tarefa da semana né mas a gente só não tem tarefa na semana de prova então você vai a tarefa da semana tranquilamente história quando os primeiros conteúdos que nós estudamos foi as funções de linguagem né que é tão importante para nós

As funções de linguagem elas dizem respeito e aos aspectos que a língua traz para nós essa objetivo que eu estou estudando com qual objetivo eu estou trabalhando ainda né então eu tenho que seres funções de linguagem ela pode ser a função referencial pipoca no contexto na informação né ela pode ser poética quando ela foca na mensagem né ou seja a utilização

Especial da língua ela pode ser emotiva né quando elas possam remetente é aquele que remete aquele tá dizendo que o mais importante de dizer para nós é o sentimento deles treinamento sentimento dele ela pode ser a função conativa ou apelativa com foco no destinatário quando ele quer persuadir convencer alguém de alguma coisa a minha função ela pode ser prática

Quando ela que a manter o canal de conta aberta vamos ver assim né então ela foca no canal e a função metalinguística tinha porque assim mais caem no enem que pipoca não pode você viu o que e o próprio corpo só lembrando aqui a função referencial ou denotativa é aquela função de linguagem desses entra na informação tá sempre no assunto né então ela é

Objetiva é clara e ela empatismo referência você já na informação já função emotiva porque ela se centra no emissor porque ela quer dizer os sentimentos de expressar um caráter subjetivo a emoção sentimento de alguém correto é a função poética não tem que ter cuidado para não confundir com a função emotiva porque a função poética e ela tem muito

A ver né com o especial da linguagem ele vai contrato especial da palavra ela levar valorizar a elaboração da mensagem né é o trato da palavra de maneira especial dá um beijo de ser subjetivo não deixa de ser emotivo mas ela trata a palavra de maneira especial é nisso que vocês vão perceber a distinção já a função fática ou função de contato também é

Aquela que vai entrar no canal de comunicação quando a gente tá conversando aí ela bom dia tô abrindo um canal de comunicação eu não tô entendendo tranquilo como um grilo posso continuar tédio by sei para quê para verificar se o canal a colocação tá aberto se a gente continua conversando se o diabo ele continua em aberto eu passo é só até a próxima ao

Grande abraço encerrando canal de comunicação isso é a função fática e já a função conativa ou apelativa é aquela que está centrada no emissor vocês eu quero atingir o outro querem tá pedindo pelo eu quero ter sua vida eu quero tentar influenciar o meu receptor é muito comum nos textos é publicitado correto é a função metalinguística me fala comigo

Só pode ficando próprio pode para se centra no código que quer dizer toda vez que eu uso de professores ficando com outra pessoa da aula né um pintor pintando o quadro isso a função metalinguística ou seja o próprio ato de fazer o código falando sobre o próprio código correto bom depois de um outro assunto que nós estudamos largamente dessa nessa época pois

É presencial ainda foram as figuras de linguagem são acabamos de rever funções de linguagem são seis motiva apelativa referencial metalinguística é conativa então nós temos várias funções são seis funções de linguagem agora nós vamos lembrar de algumas figuras de linguagem metáfora a mãe de todas as figuras de linguagem afirmação em sentido figurado né

Então e ele é uma ilha pode parecer mais sentido figurado né dica aí para a prova tá metonímia também uma dica importante para a prova metonímia substituição por associação eu por exemplo o autor pela obra conteúdo supercontinente a parte pelo todo todos queremos um teto é uma casa correto a ironia é muito bom pessoal a crítica o morro deboche a blusa pompéia

Ou personificação da tribo características humanas a seres não-humanos antítese oposição clara o bem o mal feio bonito o velho o novo o paradoxo jogo de palavras apóstolos que andavam sentido por exemplo ferida que dói e não se sente dor que desatina sem doer o eufemismo suavização da expressão a pessoa que ele morreu e passou dessa pra melhor ele descansou vai

Falar que ele é mentiroso hein faltou com a verdade o pleonasmo repetições necessárias isso é pra dentro aí para fora a alegoria quando eu uso a representação por exemplo é a pomba representa a paz né o verde representa a esperança então alergonil seja uma imagem para representar uma ideia aliteração repetição de letras consoantes benvindo violento vento de

Várias vezes a letra v a assonância repetição de vogal ea mafra repetição de palavra é e depois nós falamos os géneros literários que que agente literário são a gente pode falar são três gêneros e a gente tem o lírico e vai ser essencialmente subjetiva essencialmente forest vai falar que sentimentos individuais o poeta e o épico que é o gênero seu culpa

De narrar enquanto lírico fala de sentimentos individuais o edson vai se ocupar de narrar é o gênero literário que conta a história e o gramático é o gênero literário que se ocupa de escrever um texto para ser encenado é um único objetivo emocional ferramento de sentimentos individuais épico o contar uma história o dramático texto para ser encenado e o gênero

Lírico como eu disse para você né ele é essencialmente poético ele diz os sentimentos individuais então eu tenho meu livre pode ser feminino masculino o meu palavra-chave do gênero lírico subjetividade e nós temos vários tipos né o soneto que a poema de forma fixa né dois quartetos e dois tercetos ou 14 versos a energia que aquela poesia que vai falar do bolso

Lá como acontece no romantismo preferência pela morte o haicai e vai falar distantes da natureza na inspiração japonesa nessa poucos versos 3 a 4 versos só aonde de elogio o idílio vai falar da bucólica da natureza do campo joão gênero dramático né ele tem tradição remonta a tradição grelhas né ele na época da grécia ele tinha um efeito capacho ou seja as

Pessoas se virem lá naquela hora a nação para modificarem seus próprios conhecimentos a essência do gênero dramático e foi feito para ser encenado é o texto fez para ser encenado por isso que tem as o brigas lá naquelas marquinhos é quando que entra luz som né personagem entra personagem sai tudo em caixa alta hoje ele dramática e se divide em tragédia comédia

Tragicomédia alta use passa o correto o gênero épico é essencialmente na tive que comprar uma história seja essa história em prosa seja essa história dessa ainda vai ter personagem você tempo espaço enredo e é nós temos alguns tipos né de janeiro é fazer por pé estão grandes feitos heróicos como acontece para reproduzidos conta feitos heróicos do corpo erro

Né tem os cordéis da literatura de cordel tão linda tão rica tão maravilhosa da nossa cultura nordestina os romances as não os pontos as crônicas correta é bom encerramos né a primeira parte da nossa revisão na edra prova de literatura aí falamos né é de três pontos essenciais para nossa revisão estamos na revisão de hoje a primeira parte da nossa revisão

Revimos funções de linguagem vai estar na prova de português e literatura figuras linguagem e gêneros diferentes correto a nossa próxima aula nós vamos beber já as escolas literárias começando lá no trovadorismo ok grande beijo a todos sucesso a todos não se esqueçam final do slide tem a tarefa da semana grande beijo até a prova

Transcrito do video
3º ano – Ensino Médio – Literatura – Revisão para prova By Cristina do Divino Espírito Santos