Pular para o conteúdo

3 dicas eficazes para aliviar dores na nuca e coluna cervical

  • por
  • posts

E ai meu Deus sempre dou na nuca

viu meu seguinte, se você tem sempre dor na nuca, tem algumas questões que você tem que considerar. Tá certo, novo, não é um movimento que você faz, não é um dia mais tenso. Tá bom, tem alguma coisa no teu dia-a-dia que tá sobrecarregando, contribuindo, causando esses tensionamentos na região do pescoço e que termina combinando com a dor. Tá certo, uma das coisas que eu posso te falar agora é com relação a parte emocional. Em todo o corpo da gente, todo músculo, ele tem uma resposta emocional. Tanto é que quando você tem um susto, uma situação muito angustiante, muitas vezes o dia seguinte você tá toda dolorida, você tá dirigindo seu carro, alguém bate, o susto daquilo deixa você dolorida no outro dia. Porque todo o corpo, todos os músculos praticamente, respondem a esse medo, a esse estímulo. Tá certo? E isso acontece com a sociedade, com preocupação, com estresse. Se isso tá incomodando, se isso tem uma força maior no teu dia-a-dia, essa questão emocional tem o impacto maior nos músculos, do diafragma pra cima. Eu recomendo que você use algumas técnicas de meditação, de mindfulness, de respiração, para acostumar teu corpo a relaxar ao longo dos dias. Se você não tiver uma frequência, uma prática desses, e você vai ver que essas questões emocionais vão ser menos impactantes, vão pesar menos, vão causar menos resposta ruim intencional no teu corpo. Então é como se hoje é um dia que é muito estressante no trabalho, você fica dolorida, não dorme direito, depois de algum tempo você vai ver que esse outro dia estressante no trabalho só causa um desconfortozinho que você movimenta ou então só relaxa em casa, no final do dia, toma um banhozinho quente, e esse desconforto vai embora. Tá bom? Então o impacto emocional sempre vai ter, mas você consegue adaptar o teu corpo a essa questão emocional, tem uma importância menor e vai fazer menos mal.

Uma outra coisa que é muito importante e a maioria das pessoas desconhece é uma relação do pescoço com ATM, com essa região, essa articulação da mastigação. Eles formam assim do corpo, a gente tem grupos, têm regiões que formam o que a gente chama de unidade funcional. É como se as duas precisassem trabalhar juntas. Se uma começa, a outra vai reclamar se uma começa a trabalhar menos, a outra vai reclamar porque ela vai trabalhar mais. Eu vou te mostrar de forma mais clara como é que você consegue identificar, saber, ver essa relação da ATM com a coluna cervical. Do jeito que você tá aí, parado, você vai abrir a boca o máximo possível e perceber que no final do movimento você faz o movimento de extensão da cabeça, e é praticamente o mesmo movimento. Você não consegue abrir a cabeça porque abre a boca, né? Abre, afasta os dentes ao máximo, se você tiver, por exemplo, encostado na parede, não abre tudo. Tá? Então essa relação existe, e pra você melhorar isso, eu posso te mostrar algumas formas. A primeira são algumas sequências, são três exercícios bem simples pra você aliviar a tensão desses músculos da ATM e ao mesmo tempo melhorar o movimento da articulação. Tá? Como se fosse colocar mais graxa, mas olha o Singer, é um novo óleo Singer, meu Deus, entrega a idade. Vamos lá, primeira coisa, você vai parar na frente do espelho e você vai colocar a língua, colar a língua no céu da boca, assim, ó, e deixa o resto da boca todo relaxado, a língua colada lá, e você vai fazer um movimento rítmico para abrir e fechar a boca, bem suave, bem ritmado, com o mínimo de esforço possível. Você vai ver que isso é como se fosse uma massagem para essa região. Muitas vezes, dor de cabeça relacionada à ATM, ou esse pequeno exercício, essa primeira parte do primeiro exercício, já dá um alívio enorme, parece que vai colocando, você sente o aguazinha quente subindo aqui, ó. E faz isso durante 30 segundos ou então um minuto. Depois disso, continua com a língua no céu da boca que é para relaxar esses músculos, achar essas tensões. E você vai fazer movimento primeiro para frente e para trás com queixo e também durante 30 segundos, um minuto. E depois ainda com a língua colada, faz movimentos colaterais, laterais com o queixo, também durante 30 segundos. Isso tudo vai dar essa sensação de liberdade, de relaxamento na ATM e na cabeça, e vai repercutir lá na coluna cervical. Faz isso, observa como é que essa tensão, essa dor na nuca responde.

Uma outra coisa, ou outra relação, que ajudou é a relação dos músculos que ficam na frente do pescoço e dos que ficam atrás. É como se fosse uma balança equilibrando a sua cabeça o dia todo. Se um tá puxando, o outro tem que puxar mais lá atrás, para poder manter a tua cabeça o olho olhando para frente, principalmente. Tá certo? Então a gente vai aprender agora como melhorar esse tensionamento da fáscia dessa musculatura mais superficial do pescoço. Faz o outro teste aqui comigo, ó, você vai deixar a boca abrir a boca e vai olhar para cima o máximo que conseguir, jogando a cabeça para trás. Quando chegar lá no final, você fica ver o que acontece, abre um “CD” qual puxa tudo aqui no pescoço. Às vezes até dói. Pronto, essa atenção que a gente vai aliviar agora. Tá? Você vai deixar a cabeça para trás com a boca entreaberta. É uma mão, você coloca aqui ó no peito e deixa a mão pesar, ajudando a descer, como se fosse esticando e empurrando essa pele da frente do pescoço. E espera os 15 segundinhos. Você vai ver que esse alongamento vai diminuir. E aí sim você fecha a boca, e faz três respirações bem demoradas, demora para puxar o ar e demora para soltar. Tá certo? E aí você vai perceber que esse alongamento, essa tensão vai diminuindo, vai ficando mais solta, mais espalhada ao longo dessas três respirações. E quando você alivia esses músculos da frente, essa tensão aqui de trás alivia automaticamente. Tá certo? Veja essas três, dessas três dicas que eu te dei, a que funciona melhor e coloca ela na tua rotina, combinado? Se esse vídeo te ajudou, aliviou alguma dor ou deu alguma informação nova que você acha que pode ajudar alguém, compartilhe esse vídeo com duas pessoas. Essa é a tua é a tua pagação por essa ajuda, tá? Por essa consulta. Então, compartilha esse vídeo com duas pessoas que do mesmo jeito que ele te ajudou, pode ajudar outras pessoas e assim a gente faz uma corrente do bem. Ou então, se esse vídeo conseguir alcançar mais pessoas e ajudar, certo? Para não perder os próximos vídeos aqui no canal, se inscreve e ativa o sininho, coloca em todas para receber todas as notificações, a gente agradece. E eu vou ficando por aqui, um grande beijo e até a próxima.

Fonte: ⚠️ 3 dicas pontuais para aliviar a DOR na nuca e COLUNA CERVICAL por Dr. Alexandre Mota

Marcações: