Pular para o conteúdo

3 causas das câimbras musculares e dicas para evitar e tratar esse problema.

  • por
  • posts


e o que fazer com as cãibras?
Salve galera que o Alisson e Fundini! Se você não for inscrito aqui no canal, por favor, já se inscreva agora e deixe o like aqui. Também, se você tem cãibras e quer saber o que fazer com elas, porque você vai aprender nesse vídeo, galera!
Antes de mais nada, vamos entender o que é a câimbra. A câimbra é uma contração involuntária, sabe? Basicamente, é aquela pontada que você não quer ter, e geralmente é acompanhada de dor. Beleza, Laércio? É isso aí, eu já sei que quem já teve câimbra já até sentiu, sabe bem como é que é.
Mas então, o que provoca câimbra? Vou explicar para vocês como atenuá-la. Primeiro, desidratação. É, galera, falta de água acaba desenvolvendo câimbra. Outra coisa aqui, você já deve ter ouvido bastante falar dos desequilíbrios eletrolíticos, sabe? O potássio, aquele que a galera fala para você comer banana para melhorar. É mais ou menos isso, mas basicamente é a falta dos eletrólitos. E aí, claro, facilmente você vai lembrar do repositor deles, tipo Gatorade, Power Rangers, por aí vai. Eles ajudam. Mas fica uma ressalva aqui: esses isotônicos têm muito carboidrato, galera. Só precisa tomar se você estiver fazendo atividade há mais de uma hora. Mais de uma hora de atividade, eu vejo a galera treinando na academia, fazendo um trem de musculação sem vergonha e tomando Gatorade. Não vale a pena, você vai engordar com esse negócio porque tem carboidrato lá, é para repor. Se você não gostou ou não faz sentido tomar, combinado né? Mas para você ter uma ideia, isso é muito mais eficiente do que comer banana, por exemplo. E claro, se você tiver uma dieta super balanceada, bacana! Por esse motivo, você não vai ter câimbra.
Outro motivo que acontece para caramba, e aí eu tenho certeza que você já sentiu isso, é a câimbra por esforço muscular. Uma atividade com intensidade maior do que está acostumado, e aí, provavelmente você já sentiu câimbra tipo na panturrilha, no abdômen e outros músculos também, mas esses são os mais comuns. Basicamente, você está fazendo um exercício vigoroso por aquele músculo e aí acaba desencadeando também esse processo.
Essas são algumas coisas que causam câimbra, mas eu faço uma advertência, porque existem também outras formas de provocar a câimbra ou de causá-la, o que é por medicamentos. O primeiro que eu quero falar para você, olha só, Tamoxifeno e aquele parente próximas Raloxifeno. Eles geralmente a galera toma para tratar ginecomastia e tal, esses medicamentos foram desenvolvidos para tratar câncer de mama e tal e eles causam câimbra. As estatinas, para melhorar o colesterol, também pode causar câimbras. A gente falou de desidratação, não falou. Então, aqueles remédios para pressão que baixam a pressão por meio de diurese, os famosos diuréticos, também podem causar câimbra.
Outra coisa que causa câimbra muito e a galera reclama é aquela câimbra noturna. Não mexi na ponta do pé no pé especificamente, ela pode ser causada pelo frio. Então já te falo que nesse momento só o fato de você aquecer melhor a sua perna já vai resolver.
Bom, eu falei de várias coisas que causam câimbra e etc, e tal. E lógico, né, se você evitar essas coisas ou então trabalhar em cima delas, você já não vai ter problema com ela. Mas, Laércio, seguinte, eu estou sentindo câimbra no meu treino. O que eu faço?
Vamos lá, basicamente o que você vai fazer com câimbra é alongar aquela musculatura. Legal, então por exemplo, se o meu músculo está contraindo para cá, eu alongo ele para cá, a câimbra passa. Mas aí você vai falar assim “Laércio, eu estou fazendo exercício, ficar dando câimbra no meio da série”. Aí eu tenho que falar sério, para alongar e a câimbra dói. E lembro de uma vez que eu estava no curso de treinamento funcional, e aí eu tive câimbra na dorsal por conta de um exercício que o professor falou assim “Continue, primeiro mais tá com câimbra”. Ele falou “Se tem, tudo bem, é assim mesmo”. Mas tá doendo tudo bem, continue. Então se você estiver treinando e estiver tendo câimbra durante o treino, continue. Eu falo sério, continue a fazer a série. Você vai ver que vai fazer mais umas duas repetições ainda com câimbra, depois dá paz. Então quando você estiver treinando e tiver aquelas tremidas por conta do exercício vigoroso, meu, mete o pau, continua treinando sem problema algum. Você vai ver como que muda o negócio.
Então, basicamente, se você está tendo câimbra no treino, você tem dois caminhos. Primeiro caminho: vá parar o exercício e alongar. Ah, claro! Toma cuidado para ver se você não está desidratado, coisas assim. Ou o segundo, que é você continuar a fazer aquele exercício que está dando câimbra, por ser basicamente aquela câimbra por conta do exercício vigoroso.
Mas existem algumas coisas que eu quero aproveitar que a gente está falando de cãibra para trazer para vocês um magnésio. Ele tem um potência éfeito contra cãibras. Os médicos eles passam o Magnésio P.A, 500mg, quatro vezes ao dia e tem um bom resultado. Mas, galera, a gente está falando de médico, né? Então se você tem cãibra com muita frequência, pode até ser interessante eu vou sem procurar um médico para ver se não é algo neurológico.
Fonte: 3 causas para as câimbras e como resolver esse problema. por Laércio Refundini