Pular para o conteúdo

10 dicas para o pós-operatório da fimose: como cuidar do curativo

  • por
  • posts

10 Dicas do Pós-Operatório da cirurgia de fimose

Olá, pessoal! No vídeo de hoje, vou falar sobre 10 dicas do pós-operatório da cirurgia de fimose e a cirurgia para retirada do excesso de pele do pênis. Sou o Cláudio Amorim, médico urologista, e este é o canal Urologia Online.

Antes de começar, gostaria de pedir que se inscrevessem no canal, deixassem o like e compartilhassem esse conteúdo, pois acredito que possam se beneficiar dessa informação. Então, vamos lá!

1. Evite relações sexuais e masturbação

O paciente não deve ter relação sexual nos primeiros 30 dias após a cirurgia, nem se masturbar. Também deve evitar situações que possam levar à ereção, como assistir a vídeos que envolvam atos sexuais. Isso é importante, pois na cirurgia é feita uma sutura da pele do pênis com a mucosa, e quando o paciente tem uma ereção, o pênis estica e a sutura fica tensionada. Isso pode soltar alguns pontos ou até mesmo prejudicar a cicatrização.

2. Utilize gelo nas primeiras 24 horas

Para diminuir as chances de formação de hematoma, é recomendado colocar gelo no pênis nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Proteja o local com um saco para evitar que o curativo molhe.

3. Mantenha o pênis para cima

É importante manter o pênis para cima para reduzir o inchaço. Se deixar o pênis para baixo, ele pode inchar e tensionar a linha de sutura. Use uma cueca que mantenha o pênis para cima.

4. Queda dos pontos

Os pontos geralmente caem sozinhos cerca de 14 dias após a cirurgia. Pode ocorrer a deiscência da sutura, que é quando os pontos soltam um pouco. Em alguns casos, o próprio inchaço que se forma após a cirurgia mantém os pontos no local, e mesmo soltando um ponto, a cicatrização geralmente ocorre normalmente ao longo dos dias.

5. Como retirar o curativo

O curativo deve ser retirado com 24 horas após a cirurgia. Molhe o curativo com água para facilitar a remoção da gaze.

6. Como fazer o curativo

Após as primeiras 24 horas, lave o pênis com água e sabão no banho e passe uma pomada com antibiótico na região dos pontos. Pegue uma gaze, abra e dobre de modo que fique em forma de cachecol. Enrole a gaze ao redor dos pontos, fazendo um curativo circular, e coloque um micropore para fixar a gaze no local. Certifique-se de colocar o micropore na mesma direção do curativo circular para garantir uma boa fixação.

7. Problemas para urinar

Não há problema para urinar após a cirurgia, pois a intervenção é feita na pele superficial e não na uretra. É importante ter cuidado para não molhar o curativo com a urina.

8. Retorno com o médico

O retorno com o médico geralmente é em uma ou duas semanas. Caso ocorra algum problema, como infecção ou deiscência dos pontos, o paciente pode retornar antes. No entanto, é comum que os pacientes se sintam tão bem após a cirurgia que acabam retornando posteriormente.

9. Pacientes com quadros mais graves

Para pacientes com estreitamento do meato uretral, é necessário fazer uma plástica no mesmo procedimento da cirurgia de fimose, chamada meatoplastia. Nesses casos, o paciente deve aplicar pomada no meato uretral após urinar para evitar que o local grude e se feche.

10. Conclusão

Essas são as principais orientações para o pós-operatório da cirurgia de fimose. Espero que essas dicas tenham sido úteis para vocês. Se gostaram do vídeo, não se esqueçam de deixar o like, compartilhar e se inscrever no canal. Se tiverem alguma dúvida, deixem nos comentários. Um abraço e até a próxima!

Fonte: Dez dicas para o pós-operatório da fimose (postectomia)! [Vou mostrar o curativo] por Urologia Online