Pular para o conteúdo

mapa da ft 300 de um jeito fácil de enteder

Parece né mas falando sério papo reto mano fui ver esses dias vídeos sobre mapa base da ft300 e sabe que eu achei engraçado os cara falam muita coisa técnica e a pessoa fica sem entender tipo mano eu entendo do assunto beleza vou saber o que ela tá falando de um cara que não entendi cara fica tam mas eu só queria funcionar meu carro valeu normalmente direito queria

Uma explicação melhor então beleza vamos jogar esse papo reto agora fazer um mapa base agora a injeção do zero para você funcionar o projeto eu acabei de mandar o mapa base com um amigo meu para de funcionar oscar dele e lembrei de gravar esse vídeo para vocês então vamos lá fazer um mapa top e fácil de uma maneira que você entendo e é tão aqui na mesinha né

Vamos começar esse negócio mais antes de mais nada se você caiu de paraquedas aqui e gosta do assunto de carros antigos tunagem de carro e afins já vou deixar o pedido aí para você se inscrever no canal da seu likezinho ajudar o bobão aqui para trazer mais informações para vocês de um jeito descomplicado vó esse cabo aqui é o cabo lan é uma fortuna tá tipo

Mano se você realmente não for mexer for levar apontando e você não precisa comprar mas nós temos que ter né porque faz parte do nosso trabalho tá meio bagunçado de minha mesa aqui porque eu estudo mecatrônica automotiva e eu tô na parte desenho de técnico dois quer tipo o módulo né que você aprende a projetar peça fazer o desenho da peça na realidade para

Você poder levar para um torneiro ou algo do gênero fazer um bom pai fazer uma peça que você precisa fazer para um carro que aí você tá é e o fap nele de turbinas motor que seja bom infinito não é o que interessa agora só tô contando um pouquinho da do meu dia a dia para vocês vir questão de estudo mas vamos lá cabo tá aqui eu vou conectar o meu computador

Aqui vou virar a tela e a gente vai fazer uma pinha do jeito top vamos lá quando você liga o teu carro vai aparecer essa tela aqui tá que a tela normalzinho ali com o computador de bordo são as informações básicas foca aí celular obrigado aí bom vamos lá primeira coisa vai fazer muito simples ó joga para a direita vai lá na última configuração que é o que

O gerenciamento de ajustes tá normalmente assim ó vai aparecer o ajuste um de tá ativo no teu sistema só que no caso o meu eu coloquei a gente dois que eu já tenho um mapa num e como eu não vou desfazer o meu mapa pronto refazer depois né porque seria besteira vou usar a gente dois com ó ó joga para o lado tá foca celular pa que aí melhorou editar no tá aí usa

Sua criatividade coloca o nome do seu carro coloca o seu nome faz do jeito que você achar melhor só entrar aqui e digitando as letrinhas uma por uma bonitinha vai colocar o nome da justiça eu não vou fazer isso agora porque porque não vou usar esse mapa é só demonstrativo então vamos lá ajuste joga para o lado depois que a gente tem o nome copiar o padrão foi o tec

É a coisa mais simples que você tem que fazer isso porque já deixa o mapa até pronto para você então aqui ó copiado padrão foi até aqui ele vai perguntar o tipo de combustível gasolina qual o que que você vai usar e aí vai com você tá por exemplo tá não o gasolina tá eu vou usar então não a taxa de compressão como é que você é a taxa de compressão do

Motor bom simplesmente você pega e digita no google vai ter ali é um monte de uma pinha de taxa de compressão ali falando sobre teste compressão motor que você tá usando fazer falar digita motor ap 1.6 vai tá dizendo modo fácil de entender abaixo de 10 taxa de compressão baixa a onze doze ali até 13 compressão média para cima disso com pressão alta tá no meu

Caso vou colocar aqui embaixo é só por exemplo tá seria um motor aí de chevette original usa baixa compressão bicos injetores eis a questão aqui galera tem muita confusão entre baixa média e alta vazão bom tem em mente o seguinte você está usando que tipo de bico aí é um bico de um gol 1.0 ano baixa vazão porque é um bico original é um bico que econômico

Tá são poucas libras então é um bico de baixo a vazão bico de mede a vazão putz fui no ferro velho só tinha de bom deu ou de sei lá vectra 2.0 tarai coisa virada bico de mede a vazão ele é um e não mas ele é um bico digamos assim para um carro que é maior então é mede a vazão e o que é um bico de alta vazão bíblia do vazão bico deka 80 mas você colocar

Um bico dele se um carro que você tá ali só digitando para ter conforto é bem desnecessário porque ele não vai conseguir abrir um leque de injeção de combustível ele só sempre vai botei já isso vai fazer como que eu tenho motor não fique legal no funcionamento bom então sempre fique atento a isso tá procure a de qual o bico que você usa ao projeto que você

Tem se foram tudo é claro mas tem que jogar um duas bancadas de deco 80 ali para não faltar para para o motor né mas no caso desse aqui em modo simples as piradão ah tá eu no meu carro no meu caso eu uso um bico de mede a vazão que é o bico da marea 5 cilindros no meu chevette tá então aqui ó e quais eu te dou e ser apagar a confirmar sim beleza feito isso tranquilo

Ah tá você vai voltar aqui agora sair daqui voltar lá nos ajustes ir lá em configurações da a injeção beleza ó ele vai estar em 8.000 rpm vamos baixar isso para 6.500 porque isso aqui é mano fácil de instalar o motor quando eu tenho louco que liga o carro e pé no porão tá vamos deixar em 6.500 que é uma coisa segura não vai danificar nenhum motor nem nada do

Gênero se eu tenho motor for motor bengadores gerador aí você pode colocar mais mais né vamos fazer um seguro aqui confirma e aí ele vai tá aqui ó inspirado por tps lenta por tps procure deixar sempre inspirado por uma fita que é bem melhor é bem melhor tá se for no caso turbo for map deixa turbo informar up lenta por tps sempre mas no meu caso aqui é um motor

Aspirado então aspirado formato e lembra por tps para você fazer os primeiros ajustes é melhor e mais fácil tá aspirado map lenta por mafi confirmar a alteração sim alteração efetuada com sucesso injeção rápida sempre por tps mano é melhor jeito que tem tá bem menos de lei de resposta picos como você vai tá usando uma pancada só são de que o simultâneos

Independente quando você tem duas bancadas bancada e bancada dele mas para o mapa simples não precisa tá simultante me confirma o número de chineses bom aí com você né você sabe se você tem um carro com três cilindros 4 5 mais é a zona iludindo tudo não é aos marinheiros já vão ficar louco e da dislike ou né tem um opalão 6 cilindros aí é com vocês o meu

Caso meu motorzinho é quatro beleza e aí o modo de injeção sempre a ter nada que é um jeito mais econômico que tem esse é o não precisa nem mexer só seguir em frente deve estar me dos bicos pronta como é que você deve estar nos meus bicos mano google de novo vai ali digite o modelo do seu bico só para você saber ali o dead time to bico ali que é o ponto morto ali

Né que ele demora para responder a lei quando ele abre chega no final dá um tempinho para ele voltar na situação inicial isso se chama de editar é um ponto morto onde ele fica ali e não faz nada para lhe fechado mas no caso você pode deixar um para você funcionar se você não sabe porque é o padrão de maioria dos bicos nacionais aí tá pronto problema resolvido

Certo galera ele vai voltar na tela inicial tá aí você vai fazer digita pro lado de novo ajude mar projeção desce ajuste a gente complementares configuração injeção passa para configuração de ignição tá que é importante também muito importante porque eles estão aqui no caso ela vai tá desabilitar não vai dar partida ela não vai funcionar porque aí é

Só não tem informação que ela precisa e o que que ela precisa saber ela precisa saber se você e é um distribuidor tá ou se você tem uma roda fônica é um outro servidor com roda fônica no caso aqui mas assim se possível colocar uma rodinha fônica é melhor tá no caso vamos fazer com roda fônica para você ter uma ideia de como seja depois eu venho altere faço

Como a distribuidor para você entender tá roda fônica confirma sim alteração efetuada com sucesso ela perguntar quantos dentes da tua roda fônica tem tá você comprou uma roda fônica padrão é 60 – 2 não precisa nem mexer o sensor indo rotação indutivo ou para simplificar o que é raul que além do tipo o hall ele é um sensor que vai 5 volts nele tá então

Perdão então ele usa energia o sensor indutivo é apenas um imã tá ele só lê ali o campo magnético a hora que chega na falha da roda fônica que ele afasta perde o o emanuel e uma farta perde a sensibilidade ele dá o o start da parte do da ignição tá eu recomendo que você use para um projeto simples um indutivo é o melhor que tem tá então usar o motivo que

É mais tranquilinha para você fazer confirma a borda de sinal rota padrão descida ou subida e no caso aqui normalmente é sempre decida tá mas se caso você deve a partir daí ele não fizer a leitura do se não dá lá tipo é quando você dá na partida ele não ficar trocando entre partida desligado partida desligado é sinal pode ser que aborda teria trocado então

Você vem aqui altera para subida e ela vai funcionar normalzinho tá mas deixa padrão decida por enquanto já fechou alinhamento do dente que é o ponto morto superior que aonde o teu carro está exatamente no ponto ali tá que é a primeira vela vai ser telhar primeiro em eva ela vai sentar olhar para o que estão tá queima e descer você vai lá coloca no teu tua roda

Fônica lá aonde está o ponto morto superior faz outra marcação de contra os dentes um dois três quatro cinco seis sete oito aonde parar o sensor ali alinhar o sensor é o dente que você precisa colocar aqui tá então por exemplo se você vem aqui contou até dez até o teu dente aqui tá depois da falha do ponto morto superior depois da falha que tem na roda fônica

Chegou lá no 10 você coloca 10 se for 15 e 15 e se for 55 tá ó falha por exemplo fale aqui né o sensor é que tá aqui bom então é quanto quantos dentes tem até chegar no sensor beleza isso é é super fácil de entender e tranquilo tá no meu caso aqui eu vou deixar 15 dentes porque é o que eu estou usando realmente o sensor de fase sensor de fase ele é um sensor

Que ele indica aonde a polia ali superior está isso no caso eu não utilizo então não e você também provavelmente não vai utilizar então pode deixar ali saída de ignição sempre spark pro 3 fios que é o padrão tá para qualquer bobina que você for usar seja bobina independente ou seja uma bobina é é daquelas quadradinho que tem gol corsa mais novos é spike

Pra três rios e aí o dell da ignição não precisa mexer pode deixar em 3.60 tensão de saída de ignição sempre 12 volts e pronto volta na tela inicial isso quer dizer que eu tenho mapa tá pronto aqui é o menu inicial para fazer a parte do distribuidor tá ó volta lá mesmo mesma situação configuração de ignição tá nossa minha câmera hoje tá uma beleza né

Ó configuração de ignição daí ele vai está desabilitada né como tá o da primeira vez você vai lá colocar com o distribuidor tá a nissei confirma e não tem erro janela estender dois ao é a padrão é muito raro você longe outro né padrão então segue para frente espero que pó três fios como eu falei para vocês sempre uso em esse sistema porque o outro

Sistema se você tentar colocar aqui para baixo é md similares você vai queimando não importa se é ah tá roda fônica ou distribuidor distribuidor roma caso seja algumas outra configuração você tenha você vai usar esse aqui mas padrão é isso aqui tá confirma a alteração efetuado o dela não precisa mexer como eu disse no vídeo anterior e voltou viu como é

Que é simples problema resolvido agora o que que vai acontecer você tem que ser o detalhe de que você tem que configurar as tuas saídas de bomba de combustível e eletro ventilador se você já tá instalado esse caso não tenha instalado eletroventilador só para funcionar o a bomba de combustível mais precisa configurar vamos lá para essa configuração e ir você

Vai sair daqui entrar aqui em ajustes configurações e complementares saída auxiliar um desativar agora é hora de você pegar lá e ver o que você colocou usar como eletroventilador o atuador de marcha lenta shift line bomba de combustível quero que todo mundo usa a maioria das vezes tá configura ela sim a beleza bomba temporizada sim melhor jeito que tem você liga a

Chave da um tempinho ela desliga a beleza aí agora que você vai ter que fazer voltar lá e ajustar o eletroventilador se você já quiser tem a ventoinha ligado já ligou ela pede não eu confirmações vai dar um saída dois ó usar como eletroventilador e pronto você já vai poder dar partida no seu carro ser feliz ela vai acionar com 95 que é o padrão e desligar 45

Mas o dependendo do carro quando eu sempre digo que existem nada tão diferente quando dois motores iguais você pode mudar esses acionamentos aqui a medida que você for precisando eu confio só alegria aí para ficar mais fácil para você dar na partida do carro você vai aqui e em ajustes complementares partida do motor e aqui já tá a partida a frio em 20 o e quente

Em 1 e 60 mas tenta jogar lá o máximo que você pode quer 20 e 40 e e deu na parte da jana um simples descomplicado bom é isso aí galera viu como é simples fazer um mapa mano assim você vai poder funcionar teu carro tranquilamente detalhe esse mapa é só pra funcionar aí entra as partes de acerto quis a gente vai falando mais para frente tá bom é isso aí se você

Gostou dá uma tezinho ajuda o bobão aqui se inscreve no canal tá com dúvida tapo tu não sei o que fazer mano deixa nos comentários tá ou me segue no instagram que eu sempre respondo muita coisa no inbox lá tá esses dias eu tava falando com escrito sobre uma deve ter 550 num jet-ski’ acho que funciona muito bem fica bem legal tá então vamos lá ó compartilha down

Na cozinha ajuda bobão aqui atrás de informações para vocês beleza obrigadão até o próximo vídeo e não esquece deixa nos comentários aí que você quer saber que eu sempre estou disponível para ajudar vocês aí no que for necessário show

Transcrito do video
mapa da ft 300 de um jeito fácil de enteder By gui fabiano