Pular para o conteúdo

Esquizofrenia hebefrênica: sintomas, causas, tratamentos e diagnóstico.

  • por
  • posts

Olá, tudo bom com você? Eu sou o psicólogo Leonardo Teixeira e hoje vou explicar um pouco sobre como funciona e quais são os principais sinais e sintomas da esquizofrenia hebefrênica. Se você quer conhecer mais sobre esse tipo de esquizofrenia, assista o vídeo até o final que vou te contar tudo. Se você é novo aqui no canal, se inscreva e ative o sininho para não perder os próximos vídeos. Lembrando que sou psicólogo, não vou diagnosticar ninguém. A esquizofrenia é diagnosticada por profissionais de saúde, como psiquiatras e médicos.

A esquizofrenia hebefrênica, também conhecida como esquizofrenia desorganizada, é caracterizada por sintomas como comportamento infantilizado, respostas emocionais inadequadas, dificuldade em organizar pensamentos e emoções e dificuldade em se expressar. Além disso, as pessoas com esquizofrenia hebefrênica podem apresentar alucinações auditivas e visuais. Esses sintomas podem afetar negativamente a saúde mental do indivíduo, prejudicando seus relacionamentos pessoais, familiares, sociais e profissionais.

Para um diagnóstico preciso da esquizofrenia, é necessário passar por uma avaliação médica e psicológica. O médico, normalmente um psiquiatra, irá observar os sintomas apresentados pelo paciente, como alucinações e início dos primeiros sinais, além de diferenciar entre outros tipos de esquizofrenia, como a paranoide e a catatônica.

O tratamento para a esquizofrenia hebefrênica é realizado de forma multiplicada, envolvendo a prescrição de medicamentos para diminuir os sintomas, como antidepressivos e estabilizadores de humor, além da realização de psicoterapia. A medicação deve ser tomada conforme as orientações do médico, pois ajudará a diminuir os sintomas. Já a psicoterapia auxiliará o paciente a lidar com suas emoções e a trabalhar seus relacionamentos.

É importante ressaltar que, mesmo tendo esquizofrenia, a pessoa pode levar uma vida normal, desde que siga o tratamento adequado. Ela pode trabalhar, casar e ter filhos. O que não pode é parar de se tratar. É fundamental que a pessoa com esquizofrenia siga as orientações médicas e psicológicas, faça a medicação corretamente e tenha um acompanhamento regular, seja em um CAPS ou em outro lugar.

Caso você tenha alguma dúvida sobre a esquizofrenia, deixe um comentário abaixo. Espero que esse vídeo tenha te ajudado. Um abraço!

Fonte: Como é a ESQUIZOFRENIA HEBEFRÊNICA Sintomas, causas, tratamentos e diagnóstico por Psicologo Leonardo Teixeira