Pular para o conteúdo

Entenda as diferenças entre BIPOLARIDADE e ESQUIZOFRENIA com a explicação de um psiquiatra.

  • por
  • posts

Diferença entre Transtorno Bipolar e Esquizofrenia

Olá pessoal, sou a Dra. Maria Fernanda, médica psiquiatra do canal Neurologia Psiquiatria. Estou de volta com mais um vídeo para esclarecer uma dúvida muito comum: qual a diferença entre o transtorno bipolar e a esquizofrenia?

Antes de explicar a diferença, vamos entender um pouco sobre cada uma dessas doenças.

O transtorno bipolar é uma doença caracterizada por fases, ou seja, a pessoa oscila entre períodos de mania (hipomania), em que fica extremamente agitada, eufórica ou irritada, dorme pouco, fica mais distraída e fala excessivamente, e períodos de depressão, em que fica triste, com cansaço extremo, baixa energia, dormindo demais e com a autoestima muito baixa, podendo até ter pensamentos de morte.

Já a esquizofrenia é um transtorno mental caracterizado pela perda de contato com a realidade. A pessoa fica mais centrada em si mesma, indiferente ao que acontece ao seu redor, pode apresentar isolamento social, deixar de cuidar da higiene pessoal e ter delírios, que são crenças irreais, mas que a pessoa acredita fielmente, sem argumentação lógica, e alucinações, que são alterações nos sentidos, como ouvir vozes que dão ordens ou falam mal dela, ver coisas que não existem ou sentir cheiros ou toques inexistentes.

Embora sejam distintos, o transtorno bipolar e a esquizofrenia podem ter algumas semelhanças. Ambos possuem uma base genética em sua origem e várias alterações comuns nas estruturas do cérebro. Nas fases mais graves do transtorno bipolar, o paciente pode apresentar sintomas psicóticos, como delírios e alucinações. Essa distinção só pode ser feita observando-se a evolução dos casos, avaliando o prejuízo funcional e social, assim como os sintomas mais predominantes em cada indivíduo.

É importante ressaltar que, mesmo que a pessoa possua sintomas de ambos os transtornos ao mesmo tempo, não é possível ter as duas doenças simultaneamente. O que pode ocorrer é o diagnóstico de um transtorno esquizoafetivo, que é mais controverso e caracteriza-se pelos sintomas tanto da esquizofrenia quanto do transtorno bipolar. Nesse caso, a pessoa apresentaria tanto crises agudas de humor quanto sintomas psicóticos.

Tanto o transtorno bipolar quanto a esquizofrenia são doenças crônicas e ainda não possuem cura, mas podem ser tratadas. É mais comum que pacientes com transtorno bipolar tenham uma evolução melhor, chegando até a remissão total dos sintomas nos períodos entre as crises, enquanto os pacientes com esquizofrenia geralmente mantêm alguns sintomas residuais, principalmente os sintomas negativos, como desmotivação, apatia, perda de interesse e dificuldade de socializar. Os sintomas cognitivos também costumam ser menos impactantes no transtorno bipolar em relação à esquizofrenia.

Outra diferença entre as duas doenças é que, embora os pacientes com esquizofrenia possam apresentar sintomas de humor, como depressão ou exaltação de humor, esse não é o principal causador dos sintomas da esquizofrenia, que continuam sendo as alterações do pensamento e percepções. Já no transtorno bipolar, as alterações de humor são o que provocam as crises de depressão e mania.

Finalizando, é importante compreender que tanto na esquizofrenia quanto no transtorno bipolar, quando o paciente tem um surto de agressividade, isso ocorre por causa da doença e não por mau-caratismo ou falta de educação. Eles são vítimas das alterações que ocorrem no organismo deles, e a compreensão dessa questão é fundamental para que a família possa ajudá-los no tratamento e lidar melhor com a doença.

Espero que tenham ficado esclarecidas as dúvidas de vocês. Caso tenham mais alguma pergunta, deixem nos comentários. Se ainda não seguem o canal, inscrevam-se e ativem as notificações para receberem os próximos vídeos.

Até a próxima!

Fonte: Qual a diferença entre BIPOLARIDADE e ESQUIZOFRENIA? Psiquiatra explica! por Neurologia e Psiquiatria