Pular para o conteúdo

Como evitar crises de dor da anemia falciforme: 6 dicas eficazes

  • por
  • posts

Como evitar crises de dor na doença falciforme

As crises de dor na doença falciforme podem ser evitadas em algumas circunstâncias, e nesse vídeo eu vou explicar quais são os cuidados que a gente pode ter para evitar as crises de dor. São recomendações que irão garantir o nosso alto cuidado, a nossa capacidade de entender o que pode ou não pode ser feito para que a gente possa garantir o nosso bem estar. Essas recomendações valem tanto para adultos quanto para crianças.

Recomendações

  • Primeira recomendação: não fazer exercícios físicos que exijam muito esforço, como por exemplo, dançar várias horas, fazer trabalhos pesados, caminhadas longas, atividades físicas que disparem o seu coração, te deixem sem fôlego. Após esse tipo de exercício, a gente pode ter crise de dor.
  • Segunda dica: não trabalhar em atividades que façam você se submeter a grandes alturas, como evitar ficar muito longe do nível do mar, ou seja, em grandes altitudes, no pico de montanhas, etc. Isso porque o ar tem menos oxigênio quanto mais alto a gente estiver, e essa baixa de oxigenação e elevação da altitude pode desencadear crises de dor.
  • Terceira dica: monitoramento constante da sua saúde, tentar evitar ao máximo faltar nas consultas com hematologista, evitar faltar às transfusões, tentar conseguir manter uma rotina médica, visitando regularmente o hematologista.
  • Quarta dica: evitar temperaturas extremas, tanto muito calor (acima de 38 graus) quanto baixas temperaturas. O calor extremo pode fazer a gente desidratar e sentir várias fincadas de dor, enquanto as baixas temperaturas podem fazer com que os vasos sanguíneos diminuam e as hemácias grudem umas nas outras, formando o que chamamos de vaso-oclusão.
  • Quinta dica: quando estiver sentindo muita falta de ar e o nível de oxigênio estiver baixando, é importante buscar um local de atendimento para fazer alguns exames e repousar.
  • Sexta dica: hidratação! Quando a gente deixa de tomar água, o nosso sangue pode ficar mais concentrado, facilitando os episódios de entupimento que causam dor extrema (vasoclusão). É muito importante que a gente se mantenha hidratado, bebendo água e sucos. O suco não substitui a água, principalmente em dias muito quentes. Portanto, sempre tenha uma garrafinha de água ao seu lado.

Dicas adicionais:

  • Tomar ácido fólico: ele é importante para a produção de sangue e para amadurecer as células vermelhas. É fundamental ter adesão ao ácido fólico, tanto para crianças quanto para adultos. Normalmente, as crianças tomam todos os dias, enquanto os adultos tomam três vezes por semana em média. Consulte seu hematologista para saber a dose correta para você.
  • Cuidado com a febre: se você estiver com febre, é importante repousar e procurar atendimento médico com urgência, pois a febre indica infecção, que pode causar destruição do nosso sangue.

Muito obrigada por ter acompanhado essas recomendações para evitar crises de dor na doença falciforme. Se inscreva no canal para mais informações sobre anemia falciforme. Até próximo vídeo!

Fonte: 6 DICAS PARA SE EVITAR CRISES DE DOR DA DOENÇA FALCIFORME | Crises Álgicas Anemia Falciforme por Meu Universo Biológico por Helen Santos