Pular para o conteúdo

Cuidados e dicas para uma vida saudável com arritmia cardíaca | DTUP

  • por
  • posts

Compartilhar com vocês saber qualquer alteração no ritmo cardíaco é chamada de arritmia e ela acontece quando os impulsos elétricos do coração não funcionam corretamente. No entanto, é possível viver bem com esse problema. Será que é sobre isso que eu converse agora com a cardiologista Dra. Sônia de Souza? Vamos bater um papo.

Muito bom dia, queridos do (Nome do Programa), já muito obrigada! E ela aqui conosco para gente falar sobre algo que a gente escuta muito, né? Mas às vezes a gente não sabe como explicar ao telefone.

O percentual de atendimento de arritmias no setor de emergência é muito alto, correspondendo a cerca de 5 a 6% dos atendimentos. O coração é feito de vasos, válvulas e músculos, e ele tem um esqueleto elétrico. O coração de um animal, quando é tirado do corpo humano, ainda bate por muito tempo, mostrando que o coração realmente tem uma estrutura elétrica que o mantém. Nessa estrutura toda, podem ocorrer problemas de ritmos, sejam eles rápidos, como taquicardia, ou lentos, como bloqueios.

Um dos sintomas é a palpitação. Como a pessoa identificaria essa palpitação, Dra. Sônia?

A pessoa pode sentir os batimentos cardíacos mais rápidos ou mais fortes, às vezes no pescoço, às vezes no tórax. Ou diante de uma situação corriqueira, como tomar um susto, o coração acelera. Então, às vezes acontece esse tipo de situação fora do contexto. A pessoa está tranquila e, de repente, o coração acelera inexplicavelmente. No caso da arritmia, a pessoa teria uma frequência mais constante de palpitação.

Mas nem toda palpação é uma taquicardia, né? E aqueles que têm uma taquicardia e não sentem nada?

Exatamente. Nem toda palpação é uma taquicardia. E aqueles que têm uma taquicardia e não sentem nada também existem. A taquicardia é uma entidade clínica que se caracteriza pelo batimento acima de 100. Fazemos um eletrocardiograma para confirmar se é uma taquicardia. Pode ser fisiológica, por exemplo, quando o coração acelera após atividade física. Ou pode ter alguma origem nas partes do esqueleto elétrico do coração. Existem também substâncias, como cafeína, que podem acelerar o coração. É muito importante lembrar que qualquer medicação deve ser prescrita pelo médico, pois algumas medicações usadas no dia a dia, para gripes ou alergias, por exemplo, podem eventualmente causar arritmias.

Outro sintoma é a falta de ar. Como a pessoa saberia identificar essa falta de ar e o que pode causá-la?

A falta de ar pode estar associada à arritmia. Se essa falta de ar ocorrer repentinamente, fora de um contexto de esforço físico ou ansiedade, é um sinal de alerta. Pode indicar uma arritmia de alta frequência ou uma cardiopatia de base. O cansaço também pode estar relacionado à arritmia ou ter outras causas, como falta de condicionamento físico. É importante investigar para determinar a causa.

Para receber todas as novidades do canal, inscreva-se e ative as notificações. Siga a rede Super nas redes sociais (colocar os ícones das redes sociais no formato HTML).

Fonte: Saiba os cuidados que a pessoa com arritmia cardíaca deve ter para levar uma vida saudável | DTUP por Rede Super de Televisão