Pular para o conteúdo

34ª semana de gestação: Feto com Baixo Peso – Entenda o Susto e as Possíveis Causas

  • por
  • posts


Oi pessoal, tudo bem?
No vídeo de hoje, eu vim contar para vocês o susto que a gente tomou quando estávamos com 34 semanas em relação ao Samuel. Na verdade, esse vídeo é mais para que vocês fiquem cientes de algumas coisas e fiquem atentos também, para não acontecer com vocês o que aconteceu com a gente. Aproveita e se inscreve no canal se você ainda não é inscrito, e já dá o seu like, porque tem muita gente que vê o vídeo e não deixa o like.
Então, quando eu estava com 34 semanas, fui fazer uma ultrassom normal, seria a penúltima ultrassom do pré-natal. E quando cheguei nessa clínica, fiz na mesma clínica onde faço todas as minhas outras ações, o médico começou a olhar e virou pra mim e disse: “Filha, com quantas semanas você falou que está?”, e eu falei que estava com 34 semanas. Aí ele virou e falou: “Olha, no ultrassom pelo peso dele, ele tá referente a 32 semanas, mas eu vou continuar analisando aqui”. Eles continuaram fazendo as medições e no final da ultrassom, demorou muito por sinal, ele virou pra mim e falou que ia conferir o peso dele com uma tabela que eles tinham lá, e que me chamaria para guardar na sala de espera.
Passados alguns minutos, ele me chamou e falou: “Olha, o seu filho está com baixo peso. Ele está pesando 2,79 kg, enquanto ele deveria pesar em torno de 2,5 kg. A idade gestacional dele não está batendo com a idade gestacional que você está hoje. Das duas uma, ou ele é pequenininho, ou ele parou de se desenvolver”. Nesse momento, eu entrei em estado de choque. Afinal, a gente só pensa no pior, né? Eu fiquei atordoada, chorando muito, entrei em desespero, entr em pânico pelas palavras que ele tinha falado comigo. Pensei: “Gente, como está tudo normal, está tudo evoluindo de forma normal e eu não tenho sentido nada, nada tem acontecido comigo, meu filho parou de evoluir?”. Liguei para a minha obstetra, mandei a cópia da operação para ela, e ela falou o seguinte comigo: “Lívia, calma. Realmente, pelo lado dela, está com baixo peso, mas você tem todo um histórico que não condiz com esse laudo. Uma semana muito difícil pra mim, muito difícil mesmo. Mesmo assim, eu fiquei desesperada, apavorada”.
No domingo, nós vamos refazer essa ultrassom na semana que vem e o acompanhamento que estava sendo quinzenal passou a ser mensal, para poder fazer um acompanhamento mais de perto com o exame de coração. E tá bom, uma semana depois, eu fiz uma outra ultrassom na mesma clínica, e deu um peso aproximado de 2,5 kg. Com 36 semanas, eu tive que fazer outra ultrassom porque, na verdade, foram acompanhamentos e ele já estava com 2,8 kg. E agora, com 37 semanas, eu fiz outra ultrassom e ele estava com 3 kg.
Então, pessoal, o que eu queria dizer pra vocês é o seguinte: eu tomei um susto muito grande com 34 semanas, quando falaram que o Samuel estava com baixo peso e que provavelmente ele tinha parado o desenvolvimento dele. Eu entrei em pânico, entrei em desespero. Mas, se por algum motivo isso acontecer com vocês, o que o médico me explicou é que a ultrassom tem uma margem de erro, nem sempre é aquilo que está certo. E que, se tudo está bem e tranquilo na sua gravidez, não se desespere. Converse com seu obstetra, refaça os exames se necessário, não perca nenhum momento, e não perca a fé em Deus.
Eu agradeço a todas as pessoas que me apoiaram nesse momento, em que eu estava muito desesperada. Muito obrigada pelo apoio e pelo carinho de vocês. E é isso que eu deixo de alerta para vocês, para que vocês possam também ficar atentas e, se acontecer alguma coisa na gestação de vocês ou de alguém que vocês conheçam, converse com o seu obstetra. Não se desespere de primeira, porque é muito difícil. Tenham fé e confiem em Deus.
Um beijo grande no coração de vocês e até a próxima!

Fonte: Feto com Baixo Peso?? – O SUSTO na 34ª Semana de Gestação!! por Livia Mael