Pular para o conteúdo

Sintomas de pedras nos rins: 5º sintoma incomum e enganador que você precisa saber

  • por
  • posts

E quais são os três sintomas que uma pessoa pode ter durante uma crise ou mesmo depois da crise de pedra nos rins, que é chamada de nefrolitíase? Vou te falar aqui sobre todos os sintomas e ainda vou te falar sobre os exames comumente utilizados para ter a certeza que a pessoa tem a nefrolitíase, que é a pedra nos rins, ou mesmo para ajudar a estabelecer a melhor conduta.

O principal sintoma é a dor. É o primeiro e mais importante sintoma. É uma dor difusa na região do abdômen, na região da barriga. Essa dor na barriga toda dura por alguns minutos, algumas horas. Porque essa dor, ela evolui. Ela passa para um lado ou para o outro da barriga, encaminhando para as costas. Então essa dor vai ficando intensa e vai encaminhando para um dos lados. Por vezes, encaminha também para a região genital, escroto ou de Varginha.

O segundo sintoma é que esses episódios de dores intensas são intercalados com uma melhora total do quadro. A dor é muito intensa, depois para totalmente, depois volta. Porque a pedra vai percorrendo esse caminho e a pedra nos rins, ela vai proporcionando novos episódios de dor.

O terceiro sintoma é a hematúria, ou seja, sangue na urina. Isso pode ser visto a olho nu, você vai urinar e ver que está avermelhada, ou seja, saiu sangue. Isso acontece porque o cálculo fez uma lesãozinha ali na uretra, em alguma parte do seu corpo por dentro, e sangrou. Pode ser um sangramento pequeno e só é visto no exame de sangue. Então, você pode ver ou pode não ver, mas a dor intensa, a dor que intercala e o sangramento que fica avermelhada a urina são mais um sintoma.

O quarto sintoma é náuseas e vômitos, aquele mal-estar geral, aquele enjoo. Muitas vezes, as pessoas sentem vontade de vomitar. Isso é um sinal que gera um alerta para o diagnóstico das pedras nos rins ou em qualquer trajeto do trato urinário, que vai dos rins até a saída da uretra.

O quinto sintoma é a sudorese. Você fica com aquele suor frio. Esse suor frio lembra uma infecção. Quem tem pedra nos rins pode ter uma infecção por bactéria, e os sintomas disso são a sudorese. Então, como quinto sintoma, essa sudorese fria acontece.

O sexto sintoma é a oligúria, que é a redução do volume urinário, ou mesmo a anúria, que é a parada total de eliminação da urina, mesmo com a vontade. Por que isso acontece? Porque o tamanho da pedra pode bloquear totalmente a passagem da urina e causar a redução da urina ou a parada total.

O sétimo sintoma é uma dor intensa na região abdominal, mais intensa do que o usual. É tão intensa que confunde o médico, que pode pensar que é um abdômen agudo, uma doença diferente das pedras nos rins. Então, essa dor mais intensa, muito intensa do que o usual, é o quinto sintoma possível de acontecer em quem tem pedra nos rins.

O oitavo sintoma é o aumento da pressão arterial. Se você já mediu em outros momentos da vida, a pressão arterial estava 12 por 8, durante uma crise de dor, a pressão vai subir bastante. E isso significa que você tem hipertensão arterial sistêmica, é um problema de saúde. Mas essa dor eleva muito a pressão, por conta de alguns mecanismos que fazem com que a dor eleve a pressão. Não é só uma pedra no rim que faz com que aumente a pressão, outras dores também promovem a elevação da pressão.

O nono sintoma é o aumento da frequência cardíaca. Assim como em qualquer tipo de dor, aumenta-se a pressão, também essa frequência cardíaca é elevada. Você pode sentir pegando no batimento cardíaco, tudo bem mais rápido, ou aqui na região do punho, que você verifica o pulso bem mais rápido. Ou muitas pessoas sentem, precisam tocar no coração enquanto estão sentindo, e sentem que o coração está mais agitado. E isso é o aumento da frequência cardíaca.

O décimo sintoma é a ansiedade. Essa sensação de querer resolver logo, que a dor seja resolvida logo, que a dor seja menos intensa. E isso causa um certo estresse na pessoa, talvez até uma confusão mental. Essa ansiedade é própria de quadros intensos de dores causadas por pedras nos rins.

O décimo primeiro sintoma é a dificuldade de achar uma posição confortável. Não tem posição que dê jeito, sentado virado assim, um pouco mais para frente, para trás, deitado. Então, não há uma posição ideal para uma pessoa que está em crise de dor pedra nos rins.

O décimo segundo sintoma é a febre. Acontece em uma quantidade de pessoas, pode ser uma febre baixa, com calafrios, ou uma febre mais alta. Quando acontece a febre, aí nós médicos já pensamos que há uma infecção bacteriana que pode ir junto com a pedra nos rins.

O décimo terceiro sintoma é o sinal de Giordano. Isso acontece quando a paciente é examinada pelo médico e ele vai bater nas costas ou na região lombar. A pessoa não vai tolerar esse tipo de dor da primeira vez, porque se você não está em crise, ao bater aqui, você nem sente dor. Mas ao bater na região lombar, você não vai tolerar, dói muito. Então, essa hipersensibilidade na região lombar é própria de quem tem alguma pedra na região urinária.

Por fim, o último sintoma é o Blumberg negativo. Isso acontece porque a dor pode ser muito intensa na região da barriga, então pode parecer que é apendicite. A gente faz o exame, a gente vai na barriga, aperta aqui na região inferior à direita, a gente aperta e solta uma vez. Se acontecer de ser muito doloroso quando a gente solta uma vez, é um sinal de apendicite, por exemplo. Mas se não doer quando a gente solta, então a gente fica ali com o diagnóstico de pedra nos rins. Então, vai ser negativo o exame ao apertar e soltar. Você não vai dizer que dói mais apenas naquela região.

Esses são todos os principais sinais e sintomas que podem acontecer em uma pessoa que tem pedra nos rins. Espero que você tenha obtido o que estava buscando, conhecimento sobre isso. E busque assistência médica! E caso você tenha apresentado os sintomas ou esteja agora, você ou sua família, você buscou aqui na internet sobre isso, tá bom? Clique no botão vermelho para assinar o canal, deixe a sua inscrição, me diz nos comentários para ver se você evoluiu, se você obteve a resposta que queria. E compartilhe esse vídeo com a sua rede de contato, a gente crescer aqui, esse canal, junto com o canal de informações médicas seguras sobre saúde. Um forte abraço, a gente se encontra em próximos vídeos. Tchau, tchau!

Fonte: OS 13 SINTOMAS DE PEDRAS NOS RINS | O 5o SINTOMA NÃO É COMUM E ENGANA | Crise pedra nos rins 😳 por Daniel Coriolano | Ei, DOUTOR!