Pular para o conteúdo

Sintomas Neurológicos do Covid-19: O que você precisa saber

  • por
  • posts

Sintomas Neurológicos da Covid-19

Olá, se você quer saber mais sobre quais são os sintomas neurológicos da Covid-19, o novo coronavírus, fica até o final desse vídeo que vou falar mais sobre isso hoje. Meu nome é doutor William Rezende do Carmo, sou médico neurologista fundador da Clínica regenerate e no meu canal falo sobre dor, sono, parque em suas emoções e Neurologia geral e aqui você vai encontrar diversos temas e novidades da Neurologia. Se não quiser perder nenhuma novidade e ficar por dentro, inscreva-se no canal e clique no sininho para receber as notificações de novos vídeos.

Como o vírus chega no cérebro?

O vírus pode chegar no cérebro pela infecção pelo próprio nariz. Isso ocorre porque na junção do cérebro com o nariz tem receptores que o vírus pode usar para entrar diretamente no cérebro. Além disso, ele também pode entrar para o pulmão, entrar na corrente sanguínea e, dessa forma, chegar ao cérebro atravessando a barreira hematoencefálica.

Como o vírus afeta um neurônio?

O vírus afeta um neurônio causando inflamação do mesmo. Ele mistura o RNA e o DNA posteriormente ao material genético do neurônio, o que causa uma inflamação ou até mesmo a morte do neurônio. A entrada do vírus dentro de uma célula é feita através da enzima conversora de angiotensina, que é expressa pelos neurônios. Essa enzima é a chave de ligação para que o vírus penetre na célula.

Quais são os sintomas neurológicos da Covid-19?

Já podemos dizer que 36% dos pacientes que têm a doença Covid-19 apresentam manifestações neurológicas. Isso é um percentual extremamente relevante. Existem sintomas neurológicos inespecíficos, como dor de cabeça, tontura e confusão mental, que podem vir junto com qualquer outro estado infeccioso. Além disso, existem sintomas neurológicos específicos, como AVC e disautonomia.

Quais são os sintomas neurológicos específicos?

Um dos sintomas neurológicos específicos é o AVC, que está associado ao risco de AVC nos pacientes com Covid-19. Além disso, também está associado o risco de tromboembolismo. Outro sintoma neurológico específico é a disautonomia, que inclui a perda da capacidade de respirar, pois o cérebro não envia a sinalização correta para o pulmão. Outros sintomas incluem perda de olfato, perda de paladar, lesão muscular e crises convulsivas.

Quais são as consequências a longo prazo?

O vírus pode trazer consequências a longo prazo, como formação de cicatrizes cerebrais que podem gerar crises epilépticas. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver doenças neurodegenerativas no futuro, como Parkinson ou Alzheimer, devido à inflamação crônica e lenta causada pelo vírus. Também existem evidências de que o vírus possa levar a doenças psiquiátricas.

Se você conhece alguém que teve Covid-19 e apresentou algum sintoma neurológico, envie o link desse vídeo para essa pessoa, pois é importante alertar sobre possíveis problemas e consequências relacionadas ao vírus.

Se você gostou do vídeo, deixe um like e compartilhe, pois compartilhar conhecimento é fundamental. Fique conosco no nosso canal para mais informações. Até mais!

Fonte: Sintomas Neurológicos Do Covid-19 (Coronavírus) por Regenerati – Dr. Willian Rezende