Pular para o conteúdo

Como detectar câncer de testículo: sintomas e tratamento

  • por
  • posts

Câncer de Testículo

Olá! Sejam muito bem vindos. Hoje vamos falar sobre um tema que tem tido muito acesso e questionamentos através dos nossos sites e redes sociais: o câncer de testículo.

O câncer de testículo é a principal doença oncológica do adulto jovem. Vamos abordar a faixa etária em que esse tumor é mais frequente e perigoso.

O tumor de testículo é mais comum em pacientes adultos jovens. Diferentemente do câncer de próstata, por exemplo, que tem uma frequência maior a partir dos 50 anos, ou do câncer de rim, que está relacionado principalmente a pacientes de 50 e 60 anos, o tumor de testículo acomete principalmente homens a partir dos 15 anos até os 35 anos.

É importante que os pais tenham cuidado com os filhos que estão na faixa etária da adolescência, pois muitas vezes eles não querem contar muitas coisas ou não querem dividir informações. Se notarem alguma alteração, é importante que sejam levados ao urologista para que possamos conversar e avaliar.

Diagnóstico do Câncer de Testículo

Geralmente, a primeira alteração é identificada ao toque. Muitas vezes, durante o banho, o paciente sente algo diferente no testículo, como uma área um pouco mais endurecida. Isso pode gerar uma suspeição de que algo não está certo.

Quando o paciente adolescente ou adulto jovem vai ao urologista e conta essa suspeita, o médico realiza o exame físico. O urologista examina a região genital e busca essa alteração que o paciente relatou, como um nódulo ou uma região endurecida no testículo, geralmente sem dor.

É frequente que essa suspeita venha sem uma queixa de dor, por isso é importante estar atento. Durante o desenvolvimento do câncer de testículo, o paciente pode ter um crescimento indolor. Geralmente, o paciente fica com vergonha de demonstrar ou de procurar ajuda, o que acaba atrasando o diagnóstico.

O exame físico feito por um urologista experiente é capaz de diagnosticar a grande maioria dos casos, pois o testículo é um órgão superficial e de fácil acesso. O médico pode perceber alterações que possam ser problema.

Além do exame físico, é importante que o paciente passe por uma avaliação urológica para definir o diagnóstico e o tratamento, além de realizar exames de marcadores tumorais. Esses marcadores, que podem ser dosados no sangue, são substâncias produzidas pelos tumores de testículo. Quando estão em concentração elevada na corrente sanguínea, indicam a presença de um tumor.

Conclusão

O diagnóstico precoce do câncer de testículo é fundamental para um tratamento mais eficaz. É importante estar atento a qualquer alteração no testículo e procurar um urologista para avaliação.

No próximo vídeo, abordaremos o tratamento do câncer de testículo, incluindo a quimioterapia. Não deixem de se inscrever no nosso canal, acessar nosso site e redes sociais para mais informações sobre urologia.

Fonte: Descobrindo o Câncer de Testículo (Tumor de testículo) por iURO – Instituto de Urologia Robótica e Oncologia