Pular para o conteúdo

Como aliviar tensão nos ombros e pescoço em apenas 10 minutos no conforto da cadeira | Pri Leite

  • por
  • posts


Olá, que bom que você está aqui!

Se você não me conhece, eu sou Freza e essa é uma aula rapidinha que você pode fazer, inclusive sentado/a na cadeira, para ajudar a alongar o seu pescoço e os seus ombros, e para você tirar a tensão daqui de cima e se sentir muito melhor. Eu espero que essas posturas te ajudem, vamos lá rapidinho, né?

Respiração Consciente

A primeira coisa que vamos fazer é focar na nossa respiração. Então, coloque as palmas das mãos voltadas para baixo no seu colo, procurando alongar a coluna e crescer um pouquinho mais, como se o topo da sua cabeça estivesse puxando em direção ao céu. Mantenha o queixo paralelo ao chão e respire profundamente, conscientemente. Na inalação, é como se o seu corpo expandisse, e na exalação, o seu corpo relaxa e solta. Faça mais algumas respirações profundas e conscientes, sentindo o seu corpo responder a cada inspiração e expiração.

Mantenha as suas mãos aqui, voltadas para baixo no seu colo, e traga o seu queixo sobre o ombro direito, olhando para a direita. Abra a boca e solte também o maxilar, relaxando os seus lábios e língua. Essa posição ajuda a alongar o músculo esternocleidomastóideo, que está dando um superalongamento. Após alguns segundos, volte o queixo para dentro, olhando para a frente. Repita o mesmo movimento para o outro lado, trazendo o queixo sobre o ombro esquerdo. Abra a boca se necessário, mas mantenha as mãos na mesma posição, sem mexer. Sinta o alongamento do pescoço e dos ombros. Volte o queixo para o centro.

Abraço com os cotovelos

Agora, traga as suas mãos para a frente, com os cotovelos flexionados, como se você fosse um zumbi. Cruze o cotovelo direito sobre o esquerdo e dê um abraço em si mesmo, relaxando. Se possível, levante-se sem as mãos, como se estivesse segurando uma espada imaginária. Sinta a tensão nos seus ombros e relaxe-os, deixando-os bem pesados, em direção ao chão. Se quiser mais alongamento, traga as palmas das mãos para se tocarem, na posição do Garuda, a águia. Mantenha os ombros baixos, sem subir até as orelhas. Faça algumas respirações profundas aqui, focando na exalação e no relaxamento dos ombros.

Omoplatas e Pescoço

Agora, leve as suas mãos para os ombros, levantando os cotovelos como se fossem asas de uma galinha. Traga os cotovelos em direção um ao outro, tentando se tocarem. Se não se tocarem, tudo bem. Depois, abra os cotovelos para trás, mantendo a mesma linha dos ombros. Abra o peito e sinta o alongamento entre as omoplatas. Faça isso no seu ritmo, sem pressa. Faça algumas respirações profundas enquanto realiza esse movimento ouvindo a sua própria respiração. Após alguns segundos, mude de direção e faça o movimento circular para a esquerda. Em algum momento, retorne para o centro, levante o queixo, abra a boca e solte os braços, relaxando-os.

Mão na Cabeça

Vamos agora fazer a postura “Mão na Cabeça”. Cruze a mão direita sobre a esquerda, em direção à sua cabeça. Você pode dar um abraço em si mesmo aqui ou apenas relaxar os braços. Se preferir um alongamento mais intenso, mantenha as palmas das mãos juntas, o que intensificará a sensação no pescoço e nos ombros. Mantenha os ombros baixos e a posição dos cotovelos. Respire profundamente aqui, focando no relaxamento das omoplatas e pescoço.

Mão nas Costas

Agora, solte as mãos e coloque-as nas costas, como se estivesse abraçando o seu próprio corpo. Flexione os cotovelos um pouco para relaxar os ombros. Faça movimentos circulares com a cabeça, vagarosamente, para um lado e depois para o outro. Abra a boca para facilitar o relaxamento do pescoço e dos olhos. Retorne a cabeça para o centro e levante o queixo. Faça algumas respirações profundas aqui, sentindo a liberdade e o alívio no pescoço e nos ombros.

Conclusão

Finalmente, vamos voltar à nossa postura inicial. Coluna longa, peito aberto, queixo paralelo ao chão, palmas das mãos voltadas para baixo no colo. Faça uma inalação profunda pelo nariz e solte, esvaziando toda a mente e o corpo. Faça mais uma ou duas respirações profundas, agradecendo ao seu corpo por essa pausa relaxante.

Espero que esses exercícios tenham te ajudado e que você se sinta mais relaxado e pronto para seguir em frente. Como sempre, do meu coração para o seu, muito obrigada. E a gente se vê por aqui!

Fonte: Tchau tensão nos ombros e pescoço | 10 Min ( nem precisa levantar da cadeira ) – Pri Leite por Pri Leite Yoga