Olá, aqui é Michele Pontes, sou fisioterapeuta especializada em dores e lesões do movimento. Hoje vou responder uma dúvida que tenho recebido há bastante tempo aqui no canal, que é sobre a hérnia de disco torácica. A hérnia de disco torácica ocorre entre as vértebras da primeira torácica até a décima segunda, que é a maior porção da nossa coluna. Neste vídeo, vou falar sobre os principais sintomas que essa ocorrência pode causar.
Antes de mais nada, se você ainda não assinou nosso canal, gostaria de pedir que se inscreva e participe, deixando suas dúvidas, perguntas e compartilhando um pouco da sua história. Eu adoro ler todos os comentários e é muito interessante criar essa comunidade e fortalecer esse contato.
A dor relacionada à hérnia de disco torácica é muito comum e pode ocorrer em áreas da região do tórax. Essa dor pode também se estender ao longo do gradil costal. É importante entender que os nervos que saem dessa área podem gerar alguns sintomas, inclusive viscerais. Portanto, a dor da hérnia torácica precisa ser avaliada com cuidado. Muitas vezes, o paciente com esse problema procura um cardiologista, gastroenterologista ou pneumologista, pois pode gerar confusão em relação aos sintomas. Isso porque pode causar sensações de aperto no peito, sensação de falta de ar ou desconforto na região da vesícula biliar.
Outro relato comum dos pacientes que têm algum problema nessa região é a sensação de pressão. Muitas vezes, eles sentem uma pressão ao lado ou abaixo do estômago. É importante que, antes de procurar um tratamento para a dor, como massagens ou medicamentos, você consulte seu médico para eliminar qualquer problema cardíaco, intestinal ou gastroenterológico. Após a avaliação médica, você pode buscar uma avaliação fisioterapêutica para iniciar o tratamento.
O que acontece é que, às vezes, essa região torácica, por ser a parte mais rígida da coluna, pode criar alguma rigidez entre as vértebras e comprimir os nervos. Isso pode causar irritação e dor. É comum quando se passa muito tempo sentado ou se tem um mau hábito postural de se inclinar para a frente, sobrecarregando a região torácica. É importante entender que não é apenas a hérnia de disco que pode causar problemas nessa região. Às vezes, algum trauma ou um pequeno desalinhamento pode pressionar o nervo e causar irritação.
Para tratar a coluna torácica, seu fisioterapeuta irá trabalhar com movimentação, incluindo flexão, extensão, rotações e inclinações. Esses são os movimentos básicos que vão ajudar a melhorar seu problema. Além disso, é importante lembrar que, quando você trata a coluna, os sintomas viscerais também devem desaparecer, caso sejam resultado de um problema na sua coluna torácica.
Também é importante mencionar que a parte baixa da região torácica, na transição com a região lombar, pode causar sintomas irradiados para a região do quadril. Muitas vezes, as pessoas tratam o quadril e não encontram melhora, pois não investigaram a origem do problema na região das vértebras toracolombares. Essa é uma região crítica onde muitos problemas podem ser esclarecidos se forem investigados especificamente.
Portanto, é importante solicitar ao seu fisioterapeuta uma avaliação específica dessa parte. Mantenha sua postura correta para evitar sobrecarga na região torácica. Fique atento aos sinais do seu corpo e busque ajuda profissional quando necessário.
Espero que essas informações tenham sido úteis e esclarecedoras. Se tiver mais dúvidas ou quiser agendar uma consulta, entre em contato comigo. Nos vemos no próximo vídeo!
Fonte: Hérnia de Disco Torácica por Michelle Pontes