Pular para o conteúdo

Dicas para prevenir a gripe e o resfriado

  • por
  • posts

Olá, amigos! Aqui é o Daniel Rojas, trazendo mais uma vez informações sobre plantas medicinais. Hoje, vamos falar sobre problemas respiratórios e alternativas naturais para tratá-los.

Primeiramente, é importante entender a diferença entre gripe e resfriado. Ambos parecem semelhantes, mas a gripe é mais grave, pois compromete o sistema respiratório devido a uma infecção viral. Já o resfriado é mais leve e não causa febre nem dores no corpo.

Vamos começar falando sobre o guaco, uma planta trepadeira muito comum em hortas e quintais. O guaco possui propriedades expectorantes, ou seja, ajuda a eliminar o muco do sistema respiratório, além de atuar como broncodilatador, facilitando a respiração. É especialmente eficaz para pessoas com bronquite asmática e asma.

Outra planta broncodilatadora é a semente de erva-doce. Você pode fazer um chá utilizando uma colher de chá da semente para cada xícara de água. A erva-doce também tem ação benéfica no sistema respiratório e é eficiente no combate à tosse.

A melissa também é muito útil no tratamento de problemas respiratórios. Ela tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a reduzir a produção de muco. O chá de melissa pode ser utilizado para tratar nariz escorrendo e tosse produtiva.

O gengibre também possui propriedades antitussígenas, ou seja, ajuda a combater a tosse de forma eficiente. Ele pode ser utilizado em preparações como chás.

O fácão é uma planta eficiente para limpar os pulmões e as vias respiratórias. É especialmente recomendado para fumantes, mas também pode ser utilizado por qualquer pessoa.

O cambará é outra planta benéfica para o sistema respiratório. Pode ser usado tanto na versão selvagem quanto na versão jardim. As flores do cambará selvagem costumam ser utilizadas para tratar problemas respiratórios.

A casca do tronco da mangueira possui uma substância chamada mangiferina, que possui propriedades anti-inflamatórias e é eficaz no tratamento de problemas respiratórios. Para fazer o chá, basta retirar a casca do tronco e desfiá-la com uma faca ou ralador de metal. É importante lembrar que pessoas alérgicas à manga não devem utilizar a casca do tronco.

Eu espero que essas informações tenham sido úteis para você. Se gostou do vídeo, deixe um like. Compartilhe essas informações com quem precisa e comente abaixo se tiver alguma dúvida ou sugestão. Obrigado por estar aqui comigo novamente!

Fonte: Gripe e Resfriado? NÃO, com essas DICAS!!! por Autor da Própria Saúde