Pular para o conteúdo

Descubra as causas da irritação peniana: como identificar os possíveis irritantes.

  • por
  • posts

Descobrindo problemas de pele no pênis

Oi gente, me chamo Lucas Felipe Gomes, sou médico urologista da cidade de Concórdia, Santa Catarina. Nesse vídeo, vamos comentar sobre como devemos fazer a pesquisa para descobrir o que está causando irritações na pele do pênis.

Geralmente, quando um paciente vem até nós com queixas de irritação na pele do pênis, esse problema já vem acontecendo há algum tempo e algumas alternativas já foram tentadas, principalmente com medicamentos vendidos no balcão das farmácias. No entanto, essas tentativas não surtem efeito e o paciente busca um urologista para tentar melhorar a situação.

A primeira recomendação que fazemos para esses pacientes é evitar o uso excessivo de produtos de limpeza na região genital, bem como a lavagem excessiva dessa área. Essas medidas simples podem ser o suficiente para melhorar a grande maioria dos problemas de pele no pênis. Caso não haja melhora, é necessário investigar o problema mais a fundo.

A primeira coisa a ser descartada nesse caso são as doenças sexualmente transmissíveis. Solicitamos sorologias para hepatites, sífilis e HIV para descartar qualquer quadro de doença sexualmente transmissível que possa se manifestar como uma irritação no pênis. Também avaliamos a possibilidade de infecções por fungos e bactérias, através de raspados da pele do pênis. Em casos específicos, também pesquisamos o HPV, pois algumas irritações na pele do pênis podem ser causadas por esse vírus.

Além disso, não devemos esquecer de avaliar sintomas sistêmicos que possam estar ocorrendo com o paciente, como perda de peso inexplicada ou aparecimento de caroços pelo corpo. Algumas doenças como leucemia ou linfoma também podem se manifestar com problemas de pele no pênis. Portanto, questionar o paciente sobre outros problemas é extremamente importante.

Se mesmo após essa investigação não conseguirmos descobrir a causa do problema, é necessário realizar uma biópsia da região peniana. Essa biópsia é feita em casos em que a irritação da pele persiste por um longo período, geralmente de seis a oito semanas, sem diagnóstico. Em alguns casos, infelizmente, não é possível descobrir a causa do problema, o que chamamos de irritação idiopática. Nesses casos, a cirurgia de fimose, chamada de postectomia, pode ser a solução, removendo a pele vermelha responsável pela irritação no pênis.

Mudanças nos hábitos, como evitar o uso excessivo de produtos de limpeza e a lavagem excessiva do órgão genital, são as medidas iniciais para resolver a maioria dos casos. No entanto, em algumas situações, apenas a cirurgia de fimose pode resolver completamente o problema.

Gostaria de agradecer a todos e convidá-los a se inscreverem no meu canal do YouTube, seguir minha página nas redes sociais e compartilhar esse vídeo. Se essa informação for relevante para você, deixe seu joinha e suas dúvidas, críticas, comentários ou sugestões. Um forte abraço, fiquem com Deus e até o próximo vídeo!

Lucas Felipe Gomes – Médico Urologista

Fonte: Coça, coça, coça…Como descobrir o que irrita o pênis? por Toque de Urologista