Pular para o conteúdo

Zumbido pulsátil no ouvido: 4 possíveis causas e tratamentos.

  • por
  • posts


E hoje a gente vai falar de uma coisa muito comentada nos comentários: um tipo de zumbido específico, um zumbido que pulsa, que tem um ritmo, às vezes parecido com o ritmo do coração. Será que esse é o seu caso?
Vou falar sobre quatro doenças que podem causar isso, mas elas não são as únicas. Como são muitas doenças, vou falar um pouquinho nesse vídeo e vou trazer outras causas em outro vídeo.
Lembrando, meu nome é Daniela, sou médica otorrinolaringologista formada pela USP e faço acompanhamento de pessoas com sintomas de tonturas, zumbido e perda auditiva.
Como é o seu zumbido? Ele é um zumbido que fica lá, meio pulsante, que às vezes você encosta a cabeça no travesseiro e percebe ele lá, batendo, pulsando ou tremendo, ou às vezes a sensação de máquina de escrever. Esse zumbido, ele tem um ritmo do coração, essa é uma coisa importante de você avaliar para contar para o seu médico quando for passar em consulta. Presta atenção nele, coloca o dedo aqui nessa região para sentir o seu pulso da artéria radial. Você vai perceber na ponta do seu dedo fazendo assim que quando o sangue está sendo bombeado pelo coração, na hora que você sente isso. Presta atenção, é ao mesmo tempo que bate o sangue lá na ponta do seu dedo, é a hora que o zumbido pulsa. Essa informação é importante porque se o zumbido tem o mesmo ritmo do coração, é o que a gente chama de zumbido pulsátil. Mas nem sempre esse ritmo é de pulsação, ele pode ser em cliques, pode ser que nem eu falei, de datilografia, de máquina de escrever. Às vezes ele pode até ser do tipo asinhas de um mosquito, de uma borboleta batendo dentro do ouvido.
Será que essa sua causa, será que esse é o seu zumbido, o som que você ouve? Essa é outra informação interessante para você levar para o seu médico. Como é o seu zumbido? Tenta imitar os seus zumbidos para ele. Ele é um apitinho? Ele é um barulho mais grosso? Tipo um zumbido que parece um teco, o mar passando no vidro? É um zumbido parecido com um tic-tac? É importante, principalmente se o seu zumbido tem ritmo. Esse ritmo a gente precisa entender como é, porque isso pode ajudar a desvendar se tem uma causa vascular, um muscular, associado.
Então, vou conversar sobre algumas alterações que são, principalmente, alterações vasculares. Alterações do vaso, ou seja, o vaso que leva o sangue arterial ou venoso. Sangue arterial é aquele que sai do coração com bastante oxigênio e vai levar esse oxigênio para os tecidos, para o labirinto, para o ouvido, para o cérebro. O sangue venoso, que retorna, ele sai do ouvido e volta para o coração para receber oxigênio e depois ser bombeado de novo. Essa diferença entre venoso e arterial é uma causa que existe, um fluxo de sangue turbulento no vaso. Um vaso que tem placas de ateroma, que o vaso tem um calibre, um diâmetro, esse diâmetro é importante, porque é por ele que o sangue flui. Quando começa a juntar placa de gordura no vaso, por causa de problemas de colesterol ou diabetes, esse fluxo não passa mais tão livre, tão solto. Ele faz um turbilhonamento das células do sangue. Esse turbilhonamento pode gerar sintomas, por exemplo, de zumbido pulsátil, porque você vai ouvir esse turbilhonamento. Isso acontece especialmente para quem tem estenose da carótida. Esse vaso, mais grosso que fica aqui no pescoço, que leva sangue arterial para o cérebro, pode estar com tanta placa de gordura que não consegue passar livremente. Isso pode dar tontura e pode dar um zumbido pulsátil, quando esse fluxo de turbilhonamento do sangue, que não é tão soltinho, tão fluido, acontece. A veia jugular, a gente pode chamar isso de um venoso. E ele tem uma característica interessante que você consegue até avaliar em casa. Esse zumbido piora quando você vira a cabeça para o lado oposto dessa veia. Por exemplo, vamos dizer que o problema está na minha veia jugular esquerda, quando eu viro a cabeça para o lado direito, ele melhora um pouquinho. Esse zumbido piora quando você faz uma força intensa, quando vai carregar algo pesado ou faz força para fazer cocô. Ele pode piorar também.
Outra causa de estenose na carótida é um problema na veia jugular é o que a gente chama de um venoso e ele tem uma característica interessante que você consegue até avaliar e na sua casa é um zumbido que piora quando você vira a cabeça para o lado oposto dessa veia. Quando você faz uma força pra fazer cocô ele pode piorar também. São duas causas de estenose da carótida e venoso, que é um problema na veia jugular. O terceiro vascular são as malformações vasculares, como por exemplo, a jugular descendente. Ela chega lá no alto para formar várias outras veias no cérebro e essa altura no alto do cérebro, ela pode acontecer em algumas pessoas no lugar normal ou um pouquinho mais alto que o normal, que a gente chama bulbo da jugular. Ou ela pode ficar bem descente porque se passa dentro de um canal ósseo, esse canal ósseo pode estar descente, ou seja, tá faltando ali um pouquinho do osso. Então o vaso fica exposto. Isso pode facilitar a propagação do barulho para o ouvido e a pessoa ouvir mais facilmente esse vaso pulsar. Além disso, a carótida e a jugular, talvez você saiba, elas passam do ladinho, vindo do ladinho… da coca. Então essas alterações anatômicas da carótida, da jugular e de outros vasos podem repercutir e serem percebidas pelo paciente. Mas não só perto da cópia, mas em outras regiões do cérebro também podem gerar um zumbido pulsátil.
Um dos exames que a gente solicita nesses pacientes é uma angiotomografia ou angiorressonância de vasos da cabeça e do pescoço para avaliar todo o fluxo de sangue nesses vasos desses pacientes.
Eu já trouxe aqui uma das causas musculares, um zumbido muscular. Você pode clicar no vídeo aqui em cima para ver porque esse zumbido é bastante comum e ele também pode dar uma sensação de ritmo e cidade de perceber ele como se fosse pulsátil.
De qualquer forma, mesmo que a gente saiba que ele seja somatossensorial, a gente investiga também a parte vascular porque essa é bem importante de estar tudo bem. Não que uma alteração anatômica vai levar você a ter um tumor e ter que fazer uma cirurgia, não é isso tá? Não fique com ideias de que é o fim do mundo. Mas uma alteração anatômica justifica que a gente trabalhe se é possível corrigir ou se não é possível corrigir, junto com o neurocirurgião e cirurgião vascular. Se não for possível, a gente tenta outras medicações e terapias que a gente conversa aqui sobre zumbido, como terapia sonora, por exemplo. A alteração que gera perda auditiva a gente corrige a perda auditiva.
Essas são as quatro causas de zumbido que eu trouxe hoje e eu vou trazer no próximo vídeo mais causas. Se você gostou do vídeo e foi interessante, deixa o seu like, se inscreve no canal para ver o próximo vídeo que eu vou soltar. Se você quiser informações sobre zumbido no dia a dia, me acompanha lá no Instagram que eu trago sempre casos diferentes e respostas às perguntas mais comuns.
Fonte: Zumbido pulsátil no ouvido? Sensação do coração batendo no ouvido? Conheça 4 possíveis causas. por Dra Daniela Janolli • Tontura & Zumbido