Pular para o conteúdo

Como formar úberes em cabritas prenhas: dicas para lidar com Ectima contagioso utilizando cevada úmida.

  • por
  • posts

Tratamento de feridas em cabras e alternativas à ração

Oi, bom dia pessoal! Tudo bem? Deixa eu falar com vocês. Estou passando aqui para fazer um videozinho rapidinho, só para aquecer o nosso canal. Aproveitando, estou respondendo à pergunta de um espectador nosso que nos acompanha em cada vídeo. Ele perguntou assim: “Anderson, as minhas cabras que estão em lactação e algumas cabritas que eu desmamei há pouco tempo estão com uma ferida na parte labial, com umas bolhas de pus e inchado. Ele perguntou o que seria e como tratar isso.”

E aqui no início, eu fui a primeira cabra minha, a minha primeira cabra aqui. Era uma mistura de ângulo com sansão, e deu nela o ectima contagioso. Eu nem criava aqui nesse caso eu fiz, agora está melhor. E falou que é algo muito contagioso mesmo. Então, o que fazer? Separar o animal, queimar o comedouro. E faz uma misturinha de iodo com glicerina, ou até mesmo a banha de porco. Passa no local da ferida de manhã, de tarde, até a ferida secar. Depois, faz uma misturinha de iodo com a banha de porco ou com glicerina, para dar hidratação e facilitar a cicatrização.

Então, espero que tenha respondido e ajudado vocês. E para o rapaz que perguntou, desculpe, esqueci o nome dele. Se você estiver sofrendo com isso, não sabe o que fazer, vai lá e compra o iodo, e passa na parte afetada. Depois, faz a misturinha com iodo e banha de porco, ou com glicerina. Vai ajudar bastante.

E eu queria falar com vocês sobre a Ração. Muitas pessoas entraram em contato para falar sobre o preço. Aqui no meu estado, na minha cidade, a ração estava absurda. A soja está ultrapassando os 200 reais a saca de 40kg, ou o fubazão milho. Realmente, pessoal, está muito caro, um absurdo. Então, o que eu tenho feito aqui? Eu já usava, mas agora passei a usar mais ainda, a cevada úmida. Ela tem me ajudado bastante. Muitas pessoas vão falar assim: “Anderson, mas como introduzir?”. Vai introduzindo aos poucos. Ela tem um cheiro um pouco forte, mas se você preservar ela no local, ela dura bastante tempo. E ela tem um alto teor nutricional para a produção leiteira e para engorda também. Eu não sei dizer ao certo, mas muitos dizem que a cevada chega a atingir 32% de proteína, sendo auxiliada com um pouco de ureia, bicarbonato e enxofre. Mas eu só uso a cevada mesmo, tem sido o suficiente e tem dado resultado. Então, essa é a minha dica para vocês.

E deixem o like no vídeo, curtam bastante nosso conteúdo. Compartilhem nosso canal com outros criadores. Isso vai nos ajudar a crescer.

E agora vou mostrar como eu conservo a cevada e depois vou mostrar os primeiros mouros das princesinhas.

Princesinhas começando a fazer moinhos:

Primeiros moinhos

Como eu conservo a cevada:

Conservação da cevada

Espero que essa informação tenha ajudado vocês. Obrigado e até o próximo vídeo. Curtem, compartilham e se inscrevam!

Fonte: Primeiros formação de úberes das cabritas prenhas Ectima contagioso (resposta) + cevada úmida por Capril Gomes Cabras leiteiras