Pular para o conteúdo

Descoberta da Doença de Crohn: Como Lidar com uma Condição Sem Cura

  • por
  • posts

Falta de Aceitação de uma Doença Crônica

Oi oi gente, tudo bem? O meu nome é Lorenaherte, seja bem-vindo ao meu canal no YouTube! Hoje eu vou conversar com vocês sobre um assunto muito recorrente nas minhas redes sociais, que é a falta de aceitação e compreensão quando uma pessoa recebe o diagnóstico de uma doença.

Descobrir que se tem uma doença crônica mexe muito com nosso emocional, nossos medos e sentimentos. Recebo diariamente mensagens de pessoas que estão descobrindo a Doença de Crohn ou outras doenças e estão se sentindo perdidos, sem saber o que fazer. Elas querem dicas, querem saber como foi meu processo de descoberta.

Existem muitas doenças que demoram muito tempo para serem diagnosticadas e nesse período em que não se sabe o que se tem, pode ser muito angustiante. A pessoa fica nervosa e ansiosa com toda essa situação.

Quando a gente tem uma doença, principalmente uma doença crônica como a Doença de Crohn, que não tem cura, a gente tem que aprender a lidar com ela. Eu descobri que tinha Doença de Crohn com cinco anos de idade, então uma coisa que já faz parte da minha vida há muitos anos. Demorei muito para entender e lidar com alguns sentimentos que só chegaram anos depois. Eu já me sentia diferente quando criança, pois já tinha sintomas desde cedo. Eu era uma criança que tinha diarreia, vomitava, era uma criança enjoada. Lembro que desde o início a minha médica e minha mãe me deixaram muito consciente do que estava acontecendo comigo. Minha mãe sempre me explicava o nome dos remédios, os horários que eu tinha que tomar, quais exames eu ia fazer, tudo. Eu sempre tive um contato muito próximo com a doença.

E é nesse momento do vídeo que peço para que, se você é um pai e seu filho está descobrindo uma doença agora, ou se você é responsável por alguém mais novo que está investigando uma doença, tenha esse cuidado de deixar a pessoa consciente do que está acontecendo. Mesmo que no começo a criança não entenda completamente, pelo menos ela terá noções e isso vai ajudar muito no processo de aceitação. E o mesmo vale para pessoas mais velhas que estão descobrindo uma doença, procurem um médico, procurem informações seguras e confiáveis.

Tenho consciência de que a doença é crônica e vai estar comigo para o resto da vida, mas só agora, depois de 15 anos convivendo com ela, que eu realmente me dou conta de que ela vai estar comigo para sempre. Ela vai estar nos meus melhores e piores momentos, vai estar comigo mesmo nos momentos mais importantes da minha vida. E muitas vezes os medos que temos com o diagnóstico de uma doença crônica vêm desses medos e tabus que temos em relação à saúde. Medo de morrer, tabu de não cuidar da saúde, não fazer exames, não procurar ajuda quando necessário, não cuidar da alimentação e do corpo físico. Temos esses hábitos e acabamos deixando de lado a nossa saúde mental também, como se não fosse importante.

No dia a dia, muitas vezes esquecemos que o que nos mantém aqui, trabalhando, ganhando dinheiro e conquistando as coisas que queremos, é o nosso corpo. Desde cedo tive essa consciência de que não adiantava eu ter sucesso na vida se não tivesse um corpo saudável para estar presente em todos os momentos. Dentro desse processo de aceitação, é importante tentar lidar melhor com a doença, sem energias negativas de sofrimento e pensamentos ruins. É importante ter uma energia positiva e otimista em relação ao futuro e à saúde.

Conversar com o médico de forma clara e aberta, explicando o que você está sentindo, se está com medo ou não, se não sabe como é o exame, todas essas coisas são importantes para que você comece a se entender melhor e a entender mais sobre a doença. A doença de Crohn é como uma segunda pessoa comigo, trato ela como uma amiga mesmo. É importante aprender a lidar com ela, pois se não aprendermos, será uma pessoa muito chata que estará ao nosso lado.

Gostaria de deixar aqui uma recomendação, a série “Diagnóstico” na Netflix, que conta a história de pessoas que estão buscando um diagnóstico para doenças complicadas. A série mostra como as pessoas lidam com a doença e o processo de aceitação. É interessante ver outros olhares e como cada pessoa lida com o diagnóstico, pois cada um tem uma experiência diferente.

Se você está passando por um período difícil, estou aqui para ajudar. Você pode me encontrar no meu canal do YouTube ou no Instagram. Se gostou desse vídeo, não esqueça de deixar seu like e se inscreva no canal para receber mais vídeos sobre a hashtag #felizcomCrohn. Um beijo da Lori e até mais!

Fonte: COMO FOI DESCOBRIR QUE EU TENHO UMA DOENÇA SEM CURA? doença de crohn por Lorena Eltz