Pular para o conteúdo

Guia completo para medir a pressão corretamente – dicas e passo a passo

  • por
  • posts

Como aferir pressão e identificar sons de corante no esfigmomanômetro

Olá pessoal! Saudações! Sejam todos bem-vindos nesse vídeo. Hoje vou te mostrar como aferir a pressão e utilizar o esfigmomanômetro identificando sons de corante aqui no manômetro. Ainda vamos fazer dois exercícios para ver se você identificou e fixou como aferir a pressão. Vamos lá!

Antes de iniciarmos o exercício de aferição da pressão arterial, quero dar as boas-vindas para você que está chegando aqui no canal pela primeira vez e te convidar a se inscrever e ativar o sininho para não perder nenhum vídeo do canal. Aqui no canal tem vídeos de primeiros socorros, procedimentos de enfermagem, como aferição de sinais vitais, procedimento de punção venosa, passagem de sonda, anotação e evolução da enfermagem. Enfim, tem muito conteúdo, um conteúdo muito sério, e eu quero te convidar a se inscrever e fazer parte aqui dessa grande área de conhecimento.

Porque aqui a gente gera conteúdo que vai levar informação e conhecimento ao mundo. Então, seja muito bem-vindo, muito bem-vinda! Quero pedir também para você já deixar aquele like, deixar o like porque isso incentiva muito o canal, e vá fazendo aí os seus comentários também. Não deixe de compartilhar esse vídeo também. Maravilha! Agora sim, vamos para nossa aula, para o nosso vídeo. Vamos lá!

Prática da aferição de pressão e identificação do valor da pressão baseado nos sons de corante

Uma coisa importante que a gente precisa saber na hora que a gente usa o esfigmomanômetro é saber fazer a leitura de quanto vale cada pauzinho desse aqui. É importante observar que temos os números 20, 40, 60, 80. Então, se eu for contar entre um número e outro, vamos levar em consideração o intervalo. Por exemplo, do 20 ao 40, quantos pauzinhos a gente tem aqui? Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove… O décimo é o 40. Então, cada pauzinho desse vale dois. Seria, portanto, 22, 24, 26, 28… Esse que não tem nada aqui é 30, 32, 34, 36, 38, 40, e assim por diante. A mesma lógica serve para os outros números.

Outra coisa importante para aferir a pressão é que o ponteiro do esfigmomanômetro ele tem que estar calibrado, ele tem que estar aqui embaixo, no zero. Se a gente for pegar aqui, vamos ver se ele tá calibradinho, né? Zero, né? 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20. Então, tá calibrado, tá certinho. Por que que a gente precisa saber interpretar quanto vale cada pauzinho? Porque a pressão ela não vai dar necessariamente exatamente sempre 120 por 80 ou 110 por 70. Ela pode, por exemplo, daqui no meio, né? Quanto seria esse pauzinho que eu tô colocando aí? Então, seria 110, 112, 114, 116, ok? Aqui embaixo, o outro valor deu… Aqui abaixo do 80, 78, né? Então, 116 por 78. Ok?

Agora, o que vamos fazer é esse exercício para saber identificar o valor, ouvindo, escutando o som de corante. Bora lá! É importante que tanto o manguito quanto o diafragma do estetoscópio estejam posicionados corretamente para que você possa obter a maior qualidade desse som que você vai ouvir. E aí você deve observar com muita atenção aqui no manômetro a medida que o ponteiro vai descer. Você vai identificar o primeiro som, e você já deve memorizá-lo, porque esse primeiro som vai ser o som da pressão sistólica. E depois, ele vai fazer outros sons e quando ele fizer o último som, você vai observar quando ele cessa aqui, não vai ter mais nenhum barulhinho. Nós teremos a pressão diastólica. Preste bastante atenção!

Abra a válvula lentamente…

Ok, e aí? O que você achou dessa prática de hoje? Deixa aqui o seu comentário. Você tem alguma dificuldade? Esse exercício de hoje te ajudou a entender melhor como identificar os sons de corante e dizer corretamente qual é o valor da pressão arterial? E também, compartilhe esse vídeo aqui para que ele alcance o maior número de pessoas, para que as pessoas consigam aferir a pressão corretamente. Tá bom? Vamos levar o conhecimento e a informação ao mundo. Muito obrigado pela sua companhia no vídeo de hoje. Te aguardo no próximo vídeo! Um grande abraço. Saudações!

Fonte: COMO MEDIR A PRESSÃO por Professor Emerson Marques