Pular para o conteúdo

Transplante fecal: preço e benefícios para depressão, ansiedade e autismo

  • por
  • posts

O transplante de fezes tem sido estudado e mostrado resultados positivos para várias doenças, como depressão, ansiedade, Parkinson, esclerose múltipla, epilepsia e até mesmo autismo. O intestino tem sido chamado de nosso segundo cérebro, pois a qualidade dos alimentos que ingerimos e nossa microbiota, que são as bactérias que colonizam nosso intestino, têm influência total no nosso humor, bem-estar e funcionamento global do cérebro.

O transplante de fezes consiste em retirar fezes de uma pessoa saudável e colocá-las em alguém que tem algum problema relacionado às doenças mencionadas. Os resultados são impressionantes e surpreendentes.

O custo médio desse procedimento no mundo varia de acordo com o país. Nos Estados Unidos, pode variar de $1.700 a $14.000, na Europa, aproximadamente 3.000 euros, e no Brasil, em torno de 25 mil reais.

O transplante de fezes tem sido utilizado há mais tempo para doenças intestinais, como colite pseudomembranosa, causada pela infecção pela bactéria Clostridium difficile, e pela doença inflamatória intestinal, como a doença de Crohn, por exemplo.

Estudos recentes começaram a analisar o impacto desse procedimento em doenças neurológicas e psiquiátricas. A interação entre o cérebro e o intestino é inquestionável pelas evidências atuais, e vários estudos em animais e humanos mostraram alterações na microbiota em doenças como Parkinson, Alzheimer, epilepsia, autismo, depressão, ansiedade e bipolaridade.

Até o momento, os estudos mostrando o efeito do transplante fecal são limitados a estudos com animais, especialmente ratos, e há relatos de casos em humanos, mas os resultados são promissores.

Para realizar o transplante de fezes, é necessário ter um doador saudável. Nos Estados Unidos, já há empresas que realizam o banco de fezes, selecionando doadores saudáveis que doam as fezes em troca de dinheiro. No Brasil, há um banco de fezes ligado à Universidade de Minas, mas apenas para uso no estudo da universidade.

Os resultados dos estudos mostram melhorias nos sintomas de doenças mentais e neurológicas em pessoas que também apresentam sintomas gastrointestinais, como intestino irritável, epilepsia, diarreia crônica, autismo e obstipação, entre outros.

Existem várias propostas para realizar o transplante de fezes, como a colonoscopia, em que as fezes são levadas por meio de um aparelho introduzido pelo ânus para ver o intestino; o uso de sonda nasogástrica ou nasojejunal, em que um tubo é introduzido pelo nariz e levado até o estômago ou começo do intestino para introduzir as fezes; e até mesmo por meio de cápsulas especiais que se abrem somente quando chegam ao intestino.

O transplante fecal é uma ideia promissora e muitos estudos ainda estão sendo realizados para entender melhor sua eficácia no tratamento de doenças neurológicas e psiquiátricas. Os custos do procedimento variam de acordo com o país, mas na maioria dos casos são altos.

Essa é uma área de pesquisa e inovação que está em constante evolução e trazer resultados promissores para o futuro do tratamento dessas doenças.

Fonte: Transplante FECAL para Depressão, Ansiedade e Autismo! Quanto custa? 💩 por Neurologia e Psiquiatria