Pular para o conteúdo

Condromalácia patelar: entenda por que o alongamento é eficaz para aliviar os sintomas

  • por
  • posts


Como o alongamento muscular pode melhorar as dores da condromalácia patelar

Olá amigos do YouTube, tudo bem? Seu dotô Nicola está de volta com mais um vídeo. Você sabe o que é condromalácia patelar? Você sofre desse problema? Sabia que o alongamento muscular pode melhorar esse problema?

No vídeo de hoje, vou falar sobre como o alongamento melhora as dores da condromalácia patelar. Então, acompanhe o vídeo até o fim!

Conceito da doença

Antes de tudo, gosto de falar sobre o conceito da doença. Já gravei um vídeo anterior sobre isso, você pode assistir clicando no link na descrição do vídeo.

Alongamento e condromalácia patelar

O alongamento muscular tem um impacto positivo no tratamento da condromalácia patelar. A condromalácia patelar é uma degeneração que ocorre na cartilagem articular, que recobre o osso do nosso joelho. Essa cartilagem tem a função de proteger e amortecer o osso, além de permitir o deslizamento da articulação.

No caso do joelho, essa estrutura é especialmente importante, já que ele é uma articulação que suporta carga. As atividades que causam dor para quem tem condromalácia patelar são subir ou descer escadas, agachamento, descer ladeiras e ficar muito tempo sentado.

Causas da dor

A dor na condromalácia patelar tem três principais causas:

  1. Desalinhamento da patela: a patela fica inclinada e desviada, causando pressão aumentada na articulação;
  2. Hiperpressão patelar: relacionada ao desalinhamento, causa pressão aumentada na articulação;
  3. Edema ósseo: o acúmulo de trabalho nas trabéculas internas do osso causa inflamação e dor.

Importância do alongamento muscular

Um dos principais tratamentos para a condromalácia patelar é o alongamento muscular, principalmente do grupo posterior da coxa. Isso ocorre porque o encurtamento dos músculos posteriores do joelho aumenta a pressão na articulação, causando dor. Com o alongamento, essa pressão é aliviada, diminuindo o edema ósseo e, consequentemente, melhorando o quadro de dor.

Por isso, é fundamental realizar alongamentos regularmente, seja na academia, no pilates ou em qualquer outra atividade física que você esteja realizando. Além do fortalecimento muscular, o alongamento tem um papel importante no tratamento da condromalácia patelar.

Espero que esse vídeo tenha ajudado você a entender por que o joelho dói na condromalácia patelar e como o alongamento pode melhorar as dores. Se gostou do vídeo, não esqueça de deixar o seu like, se inscrever no meu canal para receber atualizações da melhor forma, e ativar as notificações para receber os próximos vídeos.

Fonte: Condromalácia Patelar. Por que o alongamento melhora? por Dr. Nicodemos Vaz