Pular para o conteúdo

Fimose masculina e feminina: causas, sintomas e tratamentos

  • por
  • posts

Música

oi pessoal, tudo bem? Hoje vamos conversar um pouquinho sobre fimose, tanto masculina como feminina.

Fimose Masculina

Vamos começar pela famosa fimose masculina. O que é isso? A fimose masculina é quando a pele do pênis, chamada de prepúcio, não consegue ser puxada para baixo, o que impede a exposição da glande (cabeça do pênis). Isso é muito comum em bebês, mas geralmente se resolve até os 5 anos de idade.

Normalmente, recomenda-se deixar o pênis dos bebês em paz e não tentar forçar a pele. Fazer massagens nessa região delicada pode causar fissuras e cicatrizes, piorando a situação. Após um ano de idade, é possível começar a fazer pequenas massagens durante o banho para ajudar na resolução do problema.

A fimose pode causar dificuldades na higiene e aumentar as chances de infecções, inclusive infecções por HPV, que podem levar ao câncer de pênis. Caso as massagens não resolvam o problema, existe a opção da cirurgia, que deve ser feita a partir dos 5 anos de idade.

Fimose Feminina

A fimose feminina, também conhecida como sinequia dos pequenos lábios, ocorre principalmente em meninas até os 3 anos de idade. Isso acontece devido ao baixo nível de hormônio estrogênio e a ocorrência de assaduras, que dificultam a higiene e levam à formação de aderências.

O tratamento da fimose feminina normalmente é feito em casa, com o uso de pomadas que ajudam a deixar os lábios mais sensíveis e finos, facilitando a abertura gradualmente. Em casos mais graves, em que a aderência persiste, é necessário recorrer à cirurgia.

A cirurgia é importante para evitar infecções urinárias, infecções vaginais e dificuldades na relação sexual e menstruação na fase adulta.

Conclusão

A fimose, tanto masculina como feminina, pode ser tratada com massagens, pomadas e, em alguns casos, cirurgia. É importante buscar orientação médica para avaliar a melhor opção de tratamento em cada caso.

Fonte: Fimose MASCULINA e FEMININA por Tia Cris Pediatra