Pular para o conteúdo

Epicondilite lateral: sintomas, tratamentos e causas – Guia completo

  • por
  • posts

Apesar de ser conhecida também como “cotovelo do tenista” e “epicondilite lateral”, não é um problema limitado a quem pratica esse esporte. Trata-se de uma inflamação dos tendões do cotovelo, muito comum em quem realiza movimentos repetitivos com o punho e os dedos. Os músculos que fazem a extensão do punho e dos dedos têm origem na parte lateral do cotovelo, em uma proeminência óssea chamada epicôndilo lateral. Diversos músculos extensores são originados nessa região e quando estão sobrecarregados ou desgastados, podem ocorrer fissuras no tendão, iniciando um processo inflamatório.

Esse problema é mais comum em pessoas com mais de 35 anos. Apesar do nome “cotovelo de golfista”, pode afetar qualquer pessoa que usa repetidamente os pulsos e os dedos nas atividades do dia a dia. Mas atletas que praticam tênis, golfe e outros esportes que envolvem arremessos são mais propensos a apresentar epicondilite lateral.

Os principais sintomas da epicondilite lateral são dor no cotovelo, que piora gradualmente e irradia da parte externa do cotovelo para o antebraço e para as costas da mão, principalmente ao segurar ou torcer algo. Fraqueza, rigidez muscular e sensibilidade na região afetada também são sintomas comuns.

O diagnóstico da epicondilite lateral geralmente é feito com base no histórico clínico da pessoa e no exame físico. Um raio-x pode ajudar o médico a excluir possíveis outras causas dos sintomas, como fratura. Raramente, exames de imagem mais abrangentes, como a ressonância magnética nuclear, são necessários.

Além dos cuidados caseiros que o médico vai recomendar, ele pode injetar corticoides e um medicamento anestésico em torno da área onde o tendão se liga ao osso. Isso pode ajudar a diminuir o inchaço e a dor. Se a dor persistir após um período de seis a doze meses de descanso e tratamento, pode ser recomendada uma cirurgia. Converse com o seu especialista sobre os riscos e benefícios que a cirurgia pode trazer.

Agora vou falar sobre alguns medicamentos usados no tratamento da epicondilite lateral. Os remédios mais utilizados são: acetaminofeno, corticoides, anti-inflamatórios não esteroides (como diclofenaco de potássio e ibuprofeno), injeções locais de corticoide e analgésicos. Somente o médico pode dizer qual é o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre as orientações do seu médico e nunca se automedique.

O primeiro passo para tratar a epicondilite lateral em casa é descansar o braço e evitar atividades que causem os sintomas por pelo menos duas ou três semanas. É recomendado também aplicar gelo na parte externa do cotovelo de duas a três vezes por dia. Medicamentos anti-inflamatórios vendidos sem necessidade de prescrição médica também podem ser utilizados para aliviar a dor.

Se a causa da dor foi decorrente de atividade esportiva, você também pode realizar adaptações na prática esportiva para evitar que o problema retorne. Além disso, o terapeuta ocupacional pode mostrar como exercitar-se para alongar e fortalecer os músculos do antebraço.

Se necessário, você pode adquirir uma cotoveleira especial para imobilizar o cotovelo na maioria das farmácias. Essa cotoveleira envolve a parte superior do antebraço e alivia a pressão nos músculos.

Se a epicondilite lateral não for tratada corretamente, pode causar dor crônica no cotovelo, limitação de movimentos e contração duradoura do cotovelo. A dor do cotovelo decorrente da epicondilite lateral pode melhorar sem cirurgia ou até mesmo facilitar o convívio com ela sem precisar de uma cirurgia. Entretanto, a maioria das pessoas que faz a cirurgia tem pleno uso de seu cotovelo e antebraço posteriormente.

A prevenção também é muito importante. Evitar atividades que exijam movimentos repetitivos do punho e dos dedos pode ajudar a prevenir a epicondilite lateral. Exercícios de alongamento também podem ser úteis nesse sentido.

Se você gostou do vídeo, deixe o seu like e se inscreva no canal para receber mais vídeos com dicas sobre a saúde.

Fonte: Epicondilite lateral sintomas, tratamentos e causas por artrite reumatoide..muito além das juntas….