Pular para o conteúdo

Entenda a disautonomia: sintomas, causas e tratamentos.

  • por
  • posts

  1. A autonomia é um assunto muito discutido no nosso grupo de WhatsApp nos últimos semanas.
  2. O sistema nervoso autônomo é responsável por controlar funções do organismo.
  3. Existem dois tipos de hipotensão postural: a hipotensão neuro-mediada e a hipotensão postural ortostática idiopática (POTS).
  4. A hipotensão neuro-mediada causa quedas na pressão arterial quando a pessoa assume uma postura em pé. Pode levar a tonturas, desmaios e sensações ruins. Pode vir associada com sudorese fria.
  5. A POTS, além da queda na pressão arterial, causa taquicardia, ou seja, o coração dispara e acelera. Os sintomas são geralmente piores nos pacientes com POTS.
  6. Alguns pacientes com síndrome de fadiga crônica podem ter hipotensão como um componente importante do diagnóstico. Além disso, muitos têm fenômenos autoimunes associados.
  7. O teste ideal para diagnosticar a hipotensão postural é feito em uma mesa especial, em que a pessoa é inclinada a 70 graus durante um período de tempo. É monitorada a pressão arterial e a frequência cardíaca durante o teste.
  8. O tratamento para a hipotensão postural pode incluir aumentar a ingestão de sal, usar meias compressivas nos membros inferiores e medicações como fludrocortisona e midodrina.
  9. Além disso, algumas pessoas podem usar betabloqueadores para diminuir a frequência cardíaca.
  10. O tratamento específico vai depender da demonstração de corpos autoimunes.

Fonte: Disautonomia-parte 1 por Sindrome de Fadiga Crônica ME/CFS