Pular para o conteúdo

Tratamento da pielonefrite: sintomas, causas e como tratar infecção urinária

  • por
  • posts


Oi e aí pessoal do Facilitou na Medicina, tudo bom com vocês? Eu espero que sim! Eu sou Cleverson Delvek e estamos aqui para mais um vídeo referente à era da Saúde. Hoje, estamos focados na parte da urologia, mais especificamente na infecção urinária. E claro, convido você a participar da nossa comunidade, que é gratuita. Basta clicar nesse botãozinho aqui embaixo do vídeo e se inscrever. Lembrando que de segunda a sexta temos vídeos novos todos os dias, sem falta. E se você é inscrito, sempre receberá novos conteúdos.
Agora, vamos ao que interessa. Vamos falar sobre o tratamento da pielonefrite. Como é esse tratamento? Quais são os procedimentos a seguir? Vamos dar uma olhadinha agora.
Bom, pessoal, quando falamos de pielonefrite, precisamos lembrar que se trata de uma infecção urinária. Claro, ambas são um tipo determinado de infecção urinária, mas apresentam diferenças. Enquanto a cistite é uma infecção bacteriana na entrada do trato urinário, a pielonefrite é uma infecção bacteriana que adentrou todo o trato urinário, chegando nos rins e causando uma infecção bacteriana neles.
Portanto, é um quadro mais complicado e de certa forma, nesses pacientes, é necessário fazer uma avaliação do funcionamento renal, além de análises de imagem e exames contrastados. Outro ponto relevante é que em alguns casos podem aparecer abscessos nos rins, o que necessita de drenagem. Essa drenagem pode ser realizada através de um procedimento de drenagem ou até mesmo por meio de uma cirurgia.
É importante destacar que em algumas situações devemos ter um cuidado maior, como no caso de gestantes, crianças menores de dois anos, diabéticos, idosos e imunodeprimidos. Os diabéticos têm dificuldade em superar infecções, pois seu sistema imunológico está comprometido. Já os idosos também demandam maior cuidado, uma vez que seu sistema imunológico não é tão eficiente quanto o de um adulto jovem.
Os imunodeprimidos também merecem atenção especial, pois possuem um sistema imunológico enfraquecido, o que favorece a proliferação de bactérias invasoras.
Agora, vamos falar sobre o tratamento adequado. Caso haja a presença de abscessos, é necessário realizar a drenagem. Além disso, o uso de antibióticos e a hidratação do paciente também são essenciais no tratamento da pielonefrite.
É importante mencionar que as quinolonas apresentam resistência em algumas bactérias, portanto seu uso é contra-indicado. Por outro lado, os aminoglicosídeos, que inibem a síntese proteica das bactérias e atrapalham na síntese da parede celular bacteriana, podem ser utilizados.
Com isso, finalizamos mais um vídeo com um resumo sobre o tratamento da pielonefrite. Espero que tenha ajudado. Se inscreva no canal e te espero no próximo vídeo.
Fonte: TRATAMENTO DA PIELONEFRITE – INFECÇÃO URINÁRIA – COMO TRATAR PIELONEFRITE – SINTOMAS E TRATAMENTO por Facilitando a Medicina