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Soluções para problemas de pressão de combustível baixa e alta em Amarok que não liga

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G1E aí pessoal, beleza? Hoje estou aqui para fazer alguns comentários sobre a obstrução eletrônica de um carro a diesel. Tenho uma Amarok aqui, modelo 2012, 2.0, e quero falar sobre o que acontece com esse carro. Ao passar o scanner nele, a única falha que aparecia era uma hora de pressão alta de combustível e outra hora de pressão baixa. Trabalhei nessa direção para verificar a válvula de regulagem de pressão.

O fato é que os carros a diesel são diferentes dos carros a gasolina. Apesar de a injeção ser parecida, o carro a diesel trabalha com a queima de combustível devido à pressão do motor. Se houver uma injeção de combustível em um momento errado, isso pode causar danos irreversíveis no motor, como quebrar a biela ou outras consequências ruins. Já com o carro a gasolina, se houver uma injeção fora do tempo, não terá tantos problemas quanto um motor a diesel.

Então, o que acontece quando o sistema identifica alguma anomalia? Ele corta outros sistemas, como a válvula de regulagem de pressão de combustível, para evitar uma pressão excessiva que possa levar à liberação da injeção de combustível. Muitas vezes, não é um defeito real, é apenas um código de falha que foi gravado porque a central desligou aquela peça. Isso é feito para evitar problemas maiores.

Fiz um teste e verifiquei que havia momentos em que a pressão de combustível estava muito alta e, de repente, caía porque a válvula abria. Os bicos estavam todos em ordem, não havia problema com eles. Nesse momento, procurei ajuda de um colega que entende muito de mecânica. Ele analisou os sinais de referência para verificar se o carro estava no tempo correto. Comparando com os padrões de um carro bom, percebemos que o carro estava quase quatro dentes fora de tempo. Isso significa que o carro estava fora de ponto.

Com o osciloscópio, consegui diagnosticar rapidamente o problema, embora ainda tivesse que desmontar o motor para ter certeza de que a falha não estava em outras partes. Se o cliente não fala a verdade sobre o que aconteceu com o veículo, o diagnóstico demora mais e fica mais caro para ele. É como ir ao médico e não contar o que está sentindo, inventando outra dor para evitar um exame mais detalhado.

A Amarok tem um problema crônico de quebrar a correia do alternador e colocar os pedaços em cima da correia dentada, fazendo o carro sair do ponto. No caso em questão, a correia era nova, mas o cliente não havia mencionado que havia quebrado a correia do alternador e depois o carro começou a apresentar problemas. Só depois de muito trabalho que descobri esse diagnóstico. Liguei para o cliente e o questionei por que ele não havia mencionado a correia do alternador. Se ele tivesse falado, teria sido uma das primeiras coisas que eu testaria.

Quando percebi que não havia falhas nas outras partes, comecei a verificar o sincronismo do motor. A partir desse momento, o carro teve uma partida muito mais forte e não causou nenhum dano grave ao cabeçote. Porém, a correia do alternador já está bastante cansada, e falei para o cliente substituí-la. Ele preferiu não fazer essa substituição, então agora ele está contando com a sorte novamente e torcendo para que não haja problemas futuros.

Essa não é a primeira vez que me deparo com esse problema em um carro. Vários mecânicos experientes também já tiveram esse problema. É importante ressaltar que a honestidade do cliente é fundamental para um diagnóstico preciso e um reparo eficiente.

Fonte: amarok com pressao de combustivel baixa e alta e o motor não liga por Voltec mecanica