Pular para o conteúdo

Como evitar e tratar a conjuntivite de forma natural em casa

  • por
  • posts


Como acabar com a conjuntivite usando arruda

Olá pessoal, sejam todos muito bem-vindos novamente ao canal Receitas do Noca! Hoje vamos falar sobre um problema de saúde que muita gente já teve: a conjuntivite, também conhecida como “olho rosa”.

A conjuntivite pode ser muito assustadora quando aparece pela primeira vez. Os sintomas mais comuns são coceira, desconforto, olhos vermelhos e sensação de ter os olhos colados. Realmente, é uma situação lamentável ver a cornea, a parte branca ao redor da pupila, ficar vermelha como sangue ou completamente rosa.

Mas, apesar de parecer um vampiro por um tempo, não se preocupe muito. O tempo normal para a conjuntivite durar é de cerca de uma semana para acabar.

A conjuntivite é precisamente uma inflamação da conjuntiva, a membrana transparente que cobre os olhos. Se alguém em sua casa tiver conjuntivite, limite ao máximo o contato com os outros, ou seja, não vá à escola nem trabalhar nas primeiras 36 ou 48 horas após o aparecimento, que é geralmente o período de contágio da conjuntivite bacteriana.

A conjuntivite pode ter origem em uma infecção bacteriana ou viral. Distinguir os dois tipos nem sempre é óbvio. Na conjuntivite bacteriana, os olhos costumam ficar mais colados durante a noite, enquanto na viral, geralmente apenas um olho é afetado.

Hoje vamos deixar aqui uma dica para você acabar com a conjuntivite utilizando uma planta conhecida por todos nós: a arruda. Isso mesmo, pessoal! É um método muito simples e fácil de usar.

Mas antes, vou contar uma pequena história sobre isso. Recentemente, eu testemunhei o incrível poder desta planta ao presenciar o resultado de cura de uma conjuntivite. Uma prima veio passear em nossa casa com a intenção de ficar apenas alguns dias, mas ao chegar, já apresentou o problema da conjuntivite. Ela deve ter pego durante a viagem. Foi impressionante! Essa parente perguntou se tínhamos arruda e eu disse que sim. A gente tem um enorme jardim. Ela não usou colírios, apenas arruda. Fiquei incrédulo e pedi para que ela fosse ao médico, mas ela disse que a arruda resolveria.

E, como todos sabem, eu gosto muito de estudar sobre o poder medicinal das plantas. Mas diante de tamanha vermelhidão nos olhos da moça, fiquei bem cético quanto a um resultado imediato apenas utilizando arruda. Mas nem preciso dizer que em dois dias tinha sumido toda a vermelhidão dos olhos dela. Achei mesmo incrível! Por isso, agora vou ensinar um pouco sobre a arruda para vocês e a forma que foi utilizada por nossa parente.

A arruda é uma planta muito cultivada nos jardins de todo o mundo, devido às suas folhas fortemente aromáticas. Ela pode atingir até 1 metro de altura e tem folhas carnosas, com até 15 centímetros de comprimento. Essas folhas são pequenas e amareladas.

A medicina popular indica a arruda nos casos de supressão da menstruação, por seu efeito fortemente emenagogo. Também é conhecida por possuir efeitos abortivos. Suas folhas são utilizadas como chá para fins calmantes, na forma de infusão (20 gramas para um litro de água), ou empregando-se as folhas secas em pó. Além disso, combate os piolhos.

Uma crença popular da África remonta aos tempos coloniais e diz que os homens devem usar um pequeno galho de folhas por cima de uma orelha, ou que um galho das mesmas seja mantido no ambiente para espantar os maus espíritos.

Desde a antiguidade, a arruda era usada para afastar doenças contagiosas. Os escravos africanos a usavam contra o mau-olhado. Na época, a igreja também usava raminhos de arruda para espargir água benta em fiéis.

William Shakespeare, em sua obra “A Megera Domada”, se refere à arruda como sendo a “erva sagrada dos domingos”. Dizem que ela passou a ser chamada assim porque nos rituais de exorcismo realizados aos domingos costumava-se fazer um preparado à base de vinho e arruda, que era usado pelos possessos a serem exorcizados pelos padres.

Também havia a recomendação para que monges religiosos ingerissem arruda misturada aos alimentos e às bebidas para garantir a pureza e a castidade.

A verdade é que esta planta era realmente abundante nos jardins dos mosteiros. É ótima para tratar conjuntivite. Mas será necessário acrescentar água fervida ou mineral e passar nos olhos embebida em um chumaço de algodão várias vezes ao dia. Uma substância chamada rutina é a responsável pelas principais propriedades da arruda.

Ela é usada para aumentar a resistência dos vasos sanguíneos, evitando rupturas. Por isso, é indicada no tratamento contra as varizes. Também possui uso tópico. O azeite da arruda, obtido com o cozimento da planta, é aplicado para aliviar dores reumáticas.

Seu aroma forte e característico, detestado por muita gente, é considerado um ótimo repelente. Por isso, arruda é colocada em portas e janelas para espantar os insetos. Além disso, arruda é boa para refrescar os olhos irritados. Basta baixar o carrinho com água no fundo de um copo e encher o copo com água gelada. Em seguida, pingue nos olhos aos poucos com a ajuda de um chumaço de algodão.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje e que tenham sido de grande valia para vocês. Compartilhem esse vídeo com seus amigos e parentes para que as pessoas também possam tirar bom proveito dele. Não se esqueçam de deixar um like!

Fonte: CONJUNTIVITE NUNCA MAIS COM ESTA DICA CASEIRA por Receitas do Noca