Pular para o conteúdo

Vírus Epstein Barr e Citomegalovírus: Tudo sobre virologia – Aula 22

  • por
  • posts

E aí pessoal do Facilitando a Medicina, tudo bom com vocês? Eu sou Cleverson do Vec e hoje vamos para mais uma aula referente a Virologia, mais uma dessa playlist em que estamos falando sobre vírus. Então, se você quiser saber mais informações e mais vídeo-aulas, se inscreva no canal, deixe seu like e ative o sininho para receber sempre os novos vídeos que postamos aqui. Vamos ao que interessa.

Hoje vamos falar um pouquinho sobre mais um dos tipos de vírus que pertence a essa família, o vírus Epstein-Barr. Esse vírus possui algumas características como, por exemplo, pertencer à família Herpesviridae e causar uma enfermidade chamada mononucleose infecciosa, também conhecida como doença do beijo, pois ele é transmitido através do beijo. Esse vírus pode ficar presente na garganta por muito tempo, até anos, sem causar sintomas, e depois pode ser transmitido para outras pessoas, manifestando seus sintomas.

A transmissão desse vírus ocorre através do contato da cavidade bucal com outra cavidade bucal, ou seja, num beijo. É muito comum entre jovens e adolescentes, mas pode ocorrer em qualquer faixa etária. No entanto, muitas pessoas são assintomáticas, ou seja, não sentem nenhum quadro clínico e não sabem que possuem o vírus. Estima-se que cerca de 90% dos casos sejam assintomáticos.

O vírus Epstein-Barr pode afetar principalmente a faringe e os linfonodos, podendo permanecer nesses locais por muito tempo e depois ser transmitido para outras pessoas quando os sintomas se manifestam. O diagnóstico desse vírus pode ser feito através de exames laboratoriais, como o ELISA, e também por observação clínica dos sintomas. O tratamento é sintomático, não havendo um antiviral específico.

Outro vírus que podemos destacar é o citomegalovírus, que pode causar sintomas como febre, dores no corpo, esplenomegalia e anemia hemolítica. O diagnóstico é realizado através de coleta de secreções e culturas, e o tratamento é feito com medicamentos antivirais.

Também temos o herpes humano do tipo 6 e 7, que causam o exantema súbito, muito comum em crianças, e podem ser transmitidos através de gotículas respiratórias, secreções e saliva. O tratamento é feito com medicamentos antivirais específicos para cada tipo de vírus.

O vírus herpes humano do tipo 8 causa o sarcoma de Kaposi, que se manifesta através de lesões na pele. Esse tipo de vírus está relacionado ao HIV não tratado e aos sintomas relacionados ao HIV. O diagnóstico é feito através de exames sorológicos e o tratamento pode envolver terapia fotodinâmica, terapia com laser ou cirurgias, dependendo do caso.

Então, é isso pessoal, fizemos mais um resumo sobre alguns tipos de vírus. Se eu te ajudei, desde já, se inscreva no canal. Valeu!

Fonte: VÍRUS EPSTEIN BARR E CITOMEGALOVÍRUS – VIROLOGIA – AULA 22 por Facilitando a Medicina