Pular para o conteúdo

Exercícios oculares para reabilitação vestibular: benefícios e técnicas

  • por
  • posts


Tô ao lar, conforme combinado na semana passada. Hoje vou fazer um vídeo sobre exercícios, mais especificamente para os olhos, visando a função do sistema vestibular. O link do vídeo passado está na descrição. Então, nosso combinado aqui será sempre que você sentir tontura, começar com o exercício e esperar passar a tontura. Não insista para atingir o objetivo maior, que é gerar nenhuma crise aqui. O objetivo é apenas estimular e fazer com que seu sistema se acostume a esses estímulos e busque novas respostas além da solução para a sua tontura. Certo, vamos começar usando uma caneta como ponto de referência.
O primeiro movimento será um movimento de circunferência. Você acompanhará com seus olhos a ponta da sua caneta. Primeiro, vamos fazer um movimento bem lento, da esquerda para a direita e depois de cima para baixo. Faça esse movimento bem bonitinho, certo? Quando tiver que mudar de lado, eu aviso. Então, comece pelo lado esquerdo e vá lá bem devagarinho, passe pela lateral e suba. Se precisar, segure sua cabeça para não mexer.
Lembre-se de que é o movimento dos olhos, ok? Faça mais uma vez. Agora, passe para o outro lado. Hm. Hm. Hm. Outro lado. Hm. Hm. Hm. Hm.
Agora, coloque a caneta no centro, mais ou menos na linha do seu nariz. Você vai aproximar a caneta até sentir que ela está duplicando. Segure. Segure. Segure. Feche os olhos e afaste por cima novamente, até parecer que ela vai duplicar. Segure. Segure. Segure. Fechou os olhos novamente. Por cima. Segure. Segure. Segure.
Fechou os olhos de novo. Por cima. Segure. Segure. Segure. Fechou os olhos de novo. Por cima. Segure. Segure. Segure. Fechou os olhos de novo. Por cima. Segure.
Agora, vamos fazer um pouquinho para o lado e para o outro, acompanhando toda a trajetória da sua caneta. Mantenha a cabeça parada para assegurar que é apenas o movimento dos olhos. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm.
Feche os olhos e relaxe um pouquinho. Vamos fazer a mesma coisa para cima e para baixo. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm.
Esses foram os três exercícios que já fizemos antes. Dancei de motos, se você quiser usar isso como referência. Você pode aumentar o número de vezes se quiser, porque o movimento estimulado é muito pequeno.
Agora, vamos fazer o seguinte: vou usar os meus dedos como ponto de referência, um em cada lado, e você pode usar duas canetas. Vamos começar com um lado e depois o outro. Vai vai vai. Então, um lado com um movimento de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 11, 13, 14, 16, 17 e 20. Agora, do outro lado, com 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19.
E agora, vamos fazer um exercício de convergência da caneta. Um ponto distante e um ponto próximo. Vou deixar aqui um ponto. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm. Hm.
Fonte: reabilitação vestibular 1: exercícios oculares por ladoBFisio por Fabiana Branco