Pular para o conteúdo

Leucemia: definição, tipos e sintomas da doença no sangue.

  • por
  • posts

Explicação sobre a Leucemia

Olá, meu nome é Ana Carolina. Sou biomédica, mestre em fisiologia e especialista em análise dos clientes. O objetivo desse vídeo é explicar um pouco sobre a doença chamada Leucemia.

A Leucemia é uma neoplasia das células da medula óssea. Para entender melhor a Leucemia, é necessário conhecer o que é uma medula óssea, as células que a compõem e qual a sua função. A medula óssea é um tecido gelatinoso rico em células que têm a função de formar e amadurecer as células do sangue. Sendo assim, a medula óssea desempenha um papel fundamental na produção das células sanguíneas.

Para ter uma noção do quanto a medula óssea trabalha, imagine um recipiente que contém todo o volume de sangue do nosso corpo. Aproximadamente 40 a 50% desse volume são células sanguíneas, enquanto o restante é a parte líquida do sangue, o plasma. Retirando-se o plasma, sobram aproximadamente dois litros e meio de células. Essas células sanguíneas têm uma vida útil limitada, em torno de 120 dias. Após esse período, elas se deterioram e são substituídas por novas células. Portanto, a medula óssea trabalha constantemente para produzir células sanguíneas e manter o equilíbrio necessário para o funcionamento do organismo.

As células sanguíneas podem ser divididas em três tipos: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Os glóbulos vermelhos são responsáveis por transportar oxigênio e nutrir os tecidos com esse gás essencial para a vida. Os glóbulos brancos têm a função de defesa do organismo e as plaquetas participam da coagulação sanguínea.

No entanto, em alguns casos, erros na divisão celular podem ocorrer e formar novas células com informações genéticas incorretas, o que leva ao desenvolvimento de uma neoplasia, como a Leucemia. A neoplasia ganha espaço na medula óssea, ocupando cada vez mais espaço e prejudicando a produção das outras células sanguíneas. Isso pode resultar em sintomas como anemia, manchas pelo corpo, sangramentos e infecções recorrentes.

Cada tipo de Leucemia pode se manifestar de forma diferente e o diagnóstico muitas vezes é feito em exames de rotina. Portanto, não é possível generalizar a doença, pois existem diversos tipos de Leucemia, com variações individuais e características específicas.

Espero que esta explicação tenha esclarecido um pouco sobre a Leucemia. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que responderei o mais breve possível.

Até a próxima!

Fonte: O que é Leucemia? por Cirklo Ensino em Saúde