Pular para o conteúdo

Cura da fobia social: minha jornada e dicas para superá-la

  • por
  • posts


Kobia Social – Como superar o medo de interagir em público

Olá pessoal! Eu sou Sandy Online e hoje venho trazer um vídeo muito importante para mim e para vocês. Vou falar sobre um tema sensível e muito comum nos dias de hoje: kobia social. Vou contar como eu resolvi o meu medo de interagir com outras pessoas e como isso mudou a minha vida. Se você também está passando por isso, fique tranquilo, pois vou te ensinar uma estratégia simples para superar esse problema de uma vez por todas.

No passado, eu era uma pessoa extremamente tímida e insegura. Tinha vergonha até mesmo de comer em público. Parece algo absurdo, mas era um medo que tomava conta de mim. Sempre evitava festas, ficava isolado durante o intervalo escolar, tinha dificuldade em conversar com mais de duas pessoas ao mesmo tempo. Era realmente travado socialmente.

Quando cheguei aos meus 18 anos, comecei a desenvolver um medo irracional de comer em público. Tinha a ideia fixa de que algo ruim poderia acontecer, como ficar doente ou passar mal na frente das pessoas. Evitava ao máximo ir a restaurantes ou praças de alimentação, sempre comprava comida para levar para casa e comia sozinho. Até mesmo para comer em família era um desafio, pois minha mente estava cheia de pensamentos negativos.

Foi então que descobri a Programação Neurolinguística (PNL) e aprendi uma estratégia que mudou completamente a minha vida. Descobri que o medo é causado por imagens que temos em nossa mente, imagens de um futuro incerto e eventos negativos que podem acontecer. A chave para superar esse medo é limpar a mente dessas imagens negativas e substituí-las por imagens positivas e motivadoras.

No meu caso, quando visualizava a cena de comer em um restaurante, minha mente projetava imagens de pessoas me olhando e julgando. Mas percebi que isso não era a realidade, ninguém estava realmente prestando atenção em mim. Então, decidi quebrar essas imagens na minha mente, como se estivesse atirando pedras nelas ou destruindo com um martelo. Em seguida, comecei a criar imagens de mim mesmo como uma pessoa bem-sucedida, inteligente e capaz de fazer escolhas positivas.

Essa simples mudança de imagens na minha mente me trouxe tranquilidade e paz. Percebi que eu tinha o controle dos meus pensamentos, emoções e comportamentos. E isso é algo que todos nós podemos fazer. Se você também tem medos baseados em experiências passadas, sugiro que experimente trocar a trilha sonora dessas memórias. Por exemplo, substitua uma música sombria por uma música engraçada ou bizarra. Isso pode ajudar a mudar a forma como você percebe essas lembranças e a lidar com elas de maneira diferente.

Enfim, você pode controlar o que quiser na sua mente. É preciso colocar esse conhecimento em prática para ver os resultados. Não adianta apenas saber disso, é necessário executar. Tenho certeza de que isso pode mudar a sua forma de se relacionar com as pessoas e de encarar situações sociais.

Se tiver dúvidas sobre o assunto, me escreva ou me marque no Instagram (@sandyonline). Estou sempre pronta para ajudar. Não se esqueça de se inscrever no canal, deixar o seu like e compartilhar com quem possa se beneficiar dessas dicas. Meu nome é Sandy e nos vemos no próximo vídeo. Tchau!

Fonte: Como curei minha FOBIA SOCIAL por Sam Jolen