Pular para o conteúdo

Minimizando as chances de pneumotórax no acesso venoso central


Fala, focados! Meu nome é Time Brasil e eu sou cirurgião vascular do Foco Cirúrgico. Hoje, vou dar cinco dicas para que você não faça um pneumotórax durante a função do acesso venoso central.
Nós percebemos que muito do medo dos estudantes em relação ao acesso central deve-se ao fato de não querer prejudicar o paciente. Mas, existem alguns conceitos técnicos básicos que devem ser respeitados para diminuir as chances de ocorrer um pneumotórax.
1. Se você não tem segurança para realizar um acesso central na cintura escapular – que é na jugular e subclávia – é melhor não arriscar e optar pela femoral. Mesmo que as taxas de infecção sejam maiores, introduzir o acesso na femoral diminui as chances de complicações.
2. Introduza, no máximo, dois centímetros da sua agulha de função na veia jugular para evitar risco de um pneumotórax.
3. Se estiver realizando o procedimento na função subclávia, introduza a agulha na direção da clavícula e mantenha uma relação íntima com o osso durante o procedimento.
4. Redobre seu cuidado se o paciente estiver em ventilação mecânica. Os pneumotórax relacionados a acidentes de punção são geralmente pequenos e benignos, mas como o paciente está em ventilação mecânica, esses pneumotórax podem se complicar e aumentar a chance de complicações.
5. Nunca vá para o outro lado se não tiver certeza de que está tudo bem. Se você tentou do lado direito e não conseguiu, vá para a femoral ou qualquer outra posição antes de ir para o lado esquerdo.
Com essas cinco dicas, as chances de ocorrer um pneumotórax durante a função do acesso venoso central serão muito menores. Lembre-se sempre de seguir as melhores práticas e cuidados para evitar complicações.
Aproveite e inscreva-se em nosso canal, siga nosso perfil no Instagram e compartilhe com seus amigos para ajudá-los na prevenção de complicações no acesso. Agradecemos pela leitura.
Fonte: O caminho para minimizar as chances de pneumotórax no acesso venoso central! por Foco Cirúrgico