Pular para o conteúdo

Dor atrás do joelho: causas e tratamentos


Dor na região posterior do joelho: o que pode ser?
Meu nome é André Leonardo, sou médico ortopedista especializado em cirurgia do joelho e também pós-graduado em medicina esportiva. Antes de mais nada, gostaria de chamá-lo para que você me siga aqui no meu canal no YouTube, nas redes sociais e já deixe um like para esse vídeo.
A região posterior, a região de trás do joelho, é um pouco complexa. Então, é importante trazer alguns conceitos de anatomia para que possamos entender exatamente o que está acontecendo e o que pode estar levando a dor nessa região.
Começamos olhando a anatomia do músculo na região posterior do joelho. Nessa imagem aqui, você consegue ver as duas cabeças desse músculo que compõem a panturrilha, que chamamos de músculo gastrocnêmico. Outra característica bastante importante é a abertura na região de trás. Chamamos essa abertura de fossa poplítea. Passa muita coisa importante pela fossa poplítea, como a artéria poplítea, a veia poplítea, e aqui, justamente nessa região, temos a divisão do nervo ciático. Ele chega nessa região como nervo tibial e nervo fibular comum.
A partir daí, quando começamos a investigar as causas de dor na região posterior do joelho, é importante sabermos que essa causa de dor pode estar vindo tanto da articulação, ou seja, a origem dela pode estar sendo no joelho, ou ela pode estar vindo de uma causa chamada de extra-articular. Às vezes, o problema não está no joelho e a dor acaba acontecendo naquela região.
Quando pensamos em causas articulares, ou seja, problemas que foram ocasionados dentro do joelho, a primeira coisa que temos em mente é: como essa dor começou? Se ela começou de uma maneira rápida, chamamos de dor aguda. Isso pode estar ligado a vários componentes, o principal deles é um estiramento. Podemos ter estiramentos do músculo que chamamos de semitendíneo ou lesão muscular daquele músculo, chamado gastrocnêmio, também lesão do chamado músculo bíceps femoral.
Por outro lado, uma causa articular importante é a chamada lesão da raiz do menisco. Lembrando que os meniscos são aqueles amortecedores que temos dentro do joelho, e às vezes um entorse, uma contusão associada ou não a lesão de algum ligamento podem estar levando a essa lesão da raiz do menisco. E, aí, a dor costuma ser posterior.
Agora, quando pensamos em causas chamadas não articulares, ou seja, quando o problema não está necessariamente no joelho, a principal delas é chamada de dor irradiada do quadril. Ou seja, o problema pode estar no quadril, pode existir artrose, o chamado impacto fêmoroacetabular ou aquele chamado impacto posterior do quadril. Isso pode irradiar para o joelho.
Outra causa também importante é chamada de dor do ciático ou nervo ciático. Ele pode estar pinçado tanto na coluna quanto no meio daquele músculo chamado piriforme, e a dor pode estar em torno da região do joelho.
Algumas outras causas raras mas que podem acontecer são as bursites posteriores, principalmente em pessoas que praticam esportes como musculação, CrossFit, ou corrida de rua, às vezes o atrito dos tendões posteriores pode acabar irritando a bursa e gerando essa tendinite que é rara e muitas vezes é tratada com tranquilidade.
No entanto, é muito importante que as causas sejam diagnosticadas corretamente. O tratamento vai depender muito da causa, existem tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos.
Muito obrigado por assistir a esse vídeo. Se você tem interesse nesse tipo de assunto, não se esqueça de curtir e compartilhar com pessoas que possam precisar dessa informação. Me siga nas redes sociais e até o próximo vídeo.
Fonte: Dor atras do joelho: o que pode ser? por Dr. Adriano Leonardi