Pular para o conteúdo

Como ensinar crianças com autismo no ministério infantil da igreja

Trabalhando com crianças com autismo no Ministério Infantil

Olá, tudo bem com você? Eu sou Luciana e hoje quero trazer uma ideia muito simples que trabalhei no Ministério Infantil com crianças que tinham autismo, que é um transtorno do espectro autista. Apesar de ter feito magistério e pedagogia, ainda tinha muitas dúvidas sobre o assunto. Para atender a essa necessidade, conto com a ajuda de Deus e desenvolvi um plano de aula que pudesse atender todas as crianças, inclusive aquela com autismo.

Na igreja onde trabalho, lidamos com a dificuldade de ter crianças de várias idades na mesma sala e muitas vezes, crianças especiais. Não temos sala separada e, por isso, precisamos improvisar. Certa vez, tive um desafio diante de mim: como atender essa criança com autismo em meio a um grande número de crianças?

Eu precisava fazer três planejamentos diferentes para atender as necessidades de todas as crianças, mas sabemos que muitas vezes não é possível. Foi então que decidi pedir ajuda a Deus, não queria simplesmente aplicar um plano de aula e deixar aquela criança em um canto.

Então, pensei em contar a história do pastor que tinha cem ovelhas e que, ao perceber que havia uma ovelha perdida, foi em busca dela. Eu utilizei imagens para contar essa história, enfatizando a voz para chamar a atenção das crianças, e isso despertou o interesse da criança com autismo, que ficou observando atentamente.

Após a história, realizei uma atividade com imagens de ovelhas e Jesus. Eu fiz a imagem do contorno da ovelha e de Jesus na cartolina e coloquei velcro em cada espaço. Depois, recortei as ovelhas e Jesus e coloquei velcro também no verso deles.

A atividade consistiu em eles pegarem as ovelhas e colocá-las no contorno e, assim, fazendo a relação entre a figura que estava na mão deles com o contorno que estava na cartolina. Eles também fizeram todo um desenho com árvores, estrelas e outras coisas que eles quiseram colocar para complementar o desenho de Jesus e as ovelhas.

Essa atividade envolveu todas as crianças, inclusive a que tinha autismo. Trabalhamos com a imagem, que é uma das formas de comunicação que essa criança tem mais facilidade em entender. E no final, todos gostaram muito e puderam aprender juntos.

Deus sempre nos dá recursos e capacidade para ajudar as crianças, mesmo que não tenhamos conhecimento sobre o tema, podemos nos esforçar para aprender e atender a todas as necessidades. Espero que essa dica possa ajudar outros educadores e professores a trabalharem com essa diferença tão importante.

Se você gostou, clique no botão de curtir e se inscreva no canal para acompanhar mais vídeos. Que Deus abençoe a todos!

Fonte: Autismo Infantil como trabalhar na Igreja Ministério Infantil por VIVER COM Criatividade