Pular para o conteúdo

Especialidade em Gerontologia com Dr. Daniel Vicentini: Saiba mais


Olá, pessoal! Chegamos mais uma vez em mais uma sexta-feira aqui no canal. Na sexta passada, eu trouxe um vídeo para vocês sobre o envelhecimento populacional e quero agradecer pelos likes nesse conteúdo. Se você ainda não assistiu, clique no card que eu deixei aqui em cima para ir diretamente ao vídeo.
Eu deixei uma caixinha no Instagram para que as pessoas colocassem ideias e sugestões de temas para os próximos vídeos e um dos temas que me chamou atenção foi sobre a especialidade de neurologia e o que ela trata. Quem pode se especializar? Quais os benefícios para a pessoa que escolhe essa especialidade? Então, vamos lá!
Primeiramente, vamos diferenciar a gerontologia da geriatria. A geriatria é uma especialidade médica voltada para o tratamento de doenças e disfunções que afetam a população mais velha. O geriatra, que é o médico formado, faz a residência em geriatria e não atende apenas idosos, mas também adultos que buscam maior qualidade de vida.
Já a gerontologia é uma especialidade que estuda os aspectos biopsicossociais relacionados ao envelhecimento, incluindo aspectos econômicos e demais áreas de atuação que influenciam na qualidade de vida das pessoas na terceira idade. A graduação em gerontologia é oferecida em universidades, como a Universidade Federal de São Carlos, que tem um excelente e flexível curso de gerontologia no país. A pessoa formada em gerontologia pode ser chamada de gerontólogo.
Agora, vamos ao foco deste vídeo, a especialidade em neurologia. Assim como outras áreas médicas, as especialidades em saúde seguem regras e leis, que regulamentam sua área de atuação no país. No caso da geriatria e gerontologia, a regulamentação é feita pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), que tem uma sede nacional e temas regionais, como o Paraná.
É pago uma anuidade para receber todo o conteúdo que a SBGG fornece para seus associados. A colaboração com a sociedade pode render benefícios, como a participação em eventos, congressos e demais atividades voltadas para o envelhecimento populacional. Anualmente, é aplicada uma prova de título de especialista em gerontologia, onde a pessoa passa por várias etapas e no final é aprovada ou não. Se aprovada, a pessoa recebe um certificado de especialista em gerontologia pela SBGG, o que pode ser um grande diferencial para a divulgação do seu trabalho.
Existem também cursos de pós-graduação lato sensu, ou especialização em gerontologia, que costumam ser voltados para a área acadêmica ou de pesquisa na área do envelhecimento populacional. Esses cursos têm uma carga horária de cerca de 360 horas e geralmente são à distância. É preciso analisar bem o currículo dos professores e as disciplinas oferecidas pelos cursos para decidir se realmente vale a pena fazer.
Por fim, investir em especialização na área de geriatria e gerontologia é um grande diferencial para quem quer trabalhar com idosos. As portas desse mercado de trabalho ainda estão se abrindo e especializar-se é um grande passo para se destacar no meio. Eu só consegui chegar onde estou hoje trabalhando para idosos devido às minhas especializações em gerontologia e à prova de título de especialista em gerontologia que fiz em 2017.
Espero que tenham gostado do vídeo e não se esqueçam de deixar um like e compartilhar esse conteúdo. Um grande abraço e até o próximo vídeo!
Fonte: Especialidade em Gerontologia – Dr. Daniel Vicentini por Dr. Daniel Vicentini – Gerontologia