Pular para o conteúdo

Tratamento e causas do calázio ocular com Peter Liu


Olá pessoal. Hoje estou encontrando um paciente aqui… que não é ao vivo, mas a gente vai gravar, vocês vão entender como é que é. É blefarite. A pálpebra, sabe aquele terçol… que entupiu o canal lagrimal. Só que no caso do Luiz… é muito mais grave. Por isso que eu chamei a atenção. Chamou minha atenção. Porque ele fez cirurgia e depois da cirurgia continua, aumentou muito mais.
Tentou colírio, tentou homeopatia… Agora eu estou tratando em uma sessão, eu acho que relaxou um pouquinho o olho. Porque virou calázio, é uma cristalização dos canais lagrimais. Não sai mais por mais tempo, não é? Ficou mais tempo.
Eu vou passar para ele, para ele explicar para vocês o que é isso. O que é calázio. Porque para mim é uma novidade… que seja por tanto tempo. Eu tratei blefarite, tratei terçol, mas não nessa situação… de tão complicado que é.
Então, olha esse aqui. Luíz, você pode falar… o que é a sua situação? Porque você explicou bem para mim. Explica para eles também.
Eu tenho esse problema há alguns anos, é blefarite. Que é o entupimento do canal lagrimal. Quando a lágrima cristaliza, ela vira um calázio. Só que nesses últimos anos, ela ia e voltava. E nesse último ano, os últimos 12 meses… o calázio veio e não foi embora.
Em março, eu fiz uma cirurgia. Nos 2 olhos. E 7 dias depois, o calázio voltou… apareceu nas pálpebras. Desde março até agora, nós estamos em agosto… eu não consegui resolver o problema, passei por várias medicações… com antibióticos que eu tomei via comprimido… e nos pinguei nos também.
Agora estou fazendo um tratamento homeopático. E até o momento não consegui ver melhora. Tudo o contrário, está ficando cada vez mais inflamado. Então, hoje eu vim aqui iniciar esse tratamento com o Dr. Liu… para ver realmente se eu consigo a diminuição desse calázio. Do olho esquerdo está bastante inflamado, do olho direito já melhorou um pouco. Mas ainda percebo uma pequena bolinha aqui no meu olho direito. Isso impede com que eu enxergue corretamente.
Então o meu olho fica embasado. E acaba me atrapalhando no dia a dia. Na verdade, depois dessa sessão, ele sente um pouquinho de conforto, mas… não quero dizer que eu estou curando isso. Eu apenas estou mostrando um caso para vocês. Ok? Se alguém tem esse problema, precisa saber o que é exatamente. É uma inflamação pública. É um serviço público de informação.
A gente não está falando, porque hoje é a primeira sessão. A gente não sabe quantas sessões vai precisar, como é o processo. Mas você sentiu… Ele tocava, e dor. Tinha dor naquelas bolinhas. Você pode pensar. Tinha uma inflamação nesses últimos 2. Estava muito dolorido hoje pela manhã inclusive. E agora você toca e está sem a dor. Agora que a gente conseguiu diminuir a dor.
Mas eu fiz agulha na língua, fiz a orelha… e agora acabou de fazer, então tem que esperar o efeito. Eu pessoalmente acho que ficou um pouquinho mais mole… a bolinha. Mas não está doendo mais. Mas, eu acho assim, se você está fazendo o tratamento, não tenha rejeição. Não precisa fazer isso ou fazer o outro. Não, pode fazer várias coisas juntas. Vamos ver se ele faz tudo para conseguir. Agora está fazendo vários tratamentos ao mesmo tempo.
E é curioso também porque essa cristalização, eu tenho uma certeza de que você está aumentando o sódio… aumentando o conteúdo de sódio. Coincidentemente, ele tomou bicarbonato de sódio, não é? Aumentou a acidez. Então, quando você aumentou a acidez do sangue… a acidez no líquido lagrimal… e você aumenta esse secreção, aumenta o teor de sódio.
Então, é importante que a pessoa não use bicarbonato de sódio nessa situação. Usa cloreto de magnésio. Para diminuir o conteúdo de sódio. E aumentar a ingestão de potássio. Raízes, para diuréticos. E tomando cloreto de magnésio à noite, toma agua. Toma mais agua. Eu estou recomendando o Luiz a tomar mais agua.
Porque tanta secreção do olho… como urina… tem a ver com esses líquidos corporais… que não podem ser muito ácidos nem ter muito sal. Quanto mais você tem sal, mais fácil é um ambiente de cristalização… ou acidez, ou sódio, as 2 situações aumentam a cristalização. Como é que você mantém a agua não cristalizada? Não é? Quanto mais raso, mais líquido…e menos concentração… Tudo que você cristaliza, é algum cristal.
Se você não tem cristal, não cristaliza. Então…n nesse caso, você pensa, que cristal que está cristalizado? Pode ser sal. Simplesmente pode ser o sódio. Pode ser o sódio, pode ser o cálcio. Mas jamais pode ser potássio ou magnésio. O potássio e magnésio justamente são antídotos dos 2 metais… que podiam se cristalizar.
Nessa situação então, o potássio e magnésio. Então justamente ele está tomando bicarbonato de sódio, pode ser… e estresse também. Estresse aumenta a acidez… então são 2 situações… que pelo menos a gente tem uma orientação básica… que você tem que tomar bastante agua. E aumentar o potássio, aumentar a ingestão de raízes.
E outra, pela medicina chinesa, essa parte do olho é do fígado. Então…toda essa região é do fígado. Então, o fígado melhora com diuréticos como carqueja, alcachofra… chá de boldo principalmente. E eu recomendo fazer uma compressa de frio, não de quente. Frio, de chá de camomila.
Então pode usar carqueja também, 2 saquinhos. Fica uns 10, 20 minutos. Antes de dormir. Então, pode fazer várias vezes, a gente está tentando, mas… ele está se sentindo um pouquinho melhor. Isso não é uma demonstração de eficiência de cura, não tem nada.
Eu estou começando apenas mostrando o caso. Eu achei muito curioso esse caso. Para vocês que tem esse problema, para ter uma referência que… existem essas situações, é complicado, não é tão simples… e começa a evitar o excesso de ingestão de sódio. Nessa situação principalmente. Ok? Tá bom, obrigado.
Ah. lembrando, dia 22 tem palestra em Campinas. É um sábado, das 5 horas da tarde até 8 horas da tarde. Começa a inscrição já com a Lilian, ok? É uma palestra para beneficência uma casa de crianças em Campinas. 1kg de alimento imperecível. Ok? Obrigado.
Fonte: Sobre CALÁZIO no olho | Peter Liu por Peter Liu