Pular para o conteúdo

Tratamento de Diarreia em Cães: Causas, Sintomas e Prevenção


E aí galera, beleza? Primeiramente, um forte abraço a todos vocês que estão acompanhando o canal Para o Brasil. Muito obrigado a todos os novos inscritos aqui no canal, sejam todos bem-vindos!
Hoje vou falar sobre um assunto meio chato que é sobre diarreia em cachorros. Muitas vezes, mesmo quando estamos com nosso animalzinho, do nada começa a reta e a gente fica preocupado pensando mil coisas. Meu cachorro comeu algo estragado? Ele pode acompanhar o vômito? Será que ele está com alguma doença grave? São muitas coisas na cabeça e às vezes não é nada disso.
Às vezes, é só porque ele comeu, por exemplo, uma carne gordurosa. Ou então, você levou seu cachorro em uma viagem e houve uma mudança de ambiente e clima que podem ter afetado o seu intestino. Ficar ansioso e estressado também pode causar diarreia nos cães. Além disso, uma mudança de ração pode levar o seu cachorro a ter diarreia, por isso é importante respeitar a adaptação dele a uma nova alimentação.
Mas não é preciso ficar tão preocupado. Se seu cachorro está com diarreia, há algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo. Uma dica antiga que funciona muito bem é o chá de folha de goiabeira. Se o seu cachorro está com dor de barriga, é só fazer um chá com as folhas da goiabeira e dar para ele beber. Isso ajuda a segurar o intestino e a melhorar a digestão do seu pet.
Outra dica é comprar um probiótico rico em lactobacilos que ajudam a equilibrar as bactérias do intestino e que podem ser usados regularmente para manter a saúde do seu cachorro.
Mas é importante lembrar que se o seu animal estiver com diarreia com sangue, é necessário levá-lo imediatamente ao veterinário para fazer um diagnóstico e tratamento adequado. E se ele estiver com diarreia por mais de dois dias, é melhor levá-lo ao veterinário também para um diagnóstico mais preciso.
Outra coisa importante é nunca dar medicamentos por conta própria, pois isso pode piorar a situação do seu cachorro. E se ele estiver com diarreia, evite dar alimentos que são mais difíceis de digerir, como carnes gordurosas, por exemplo.
Se ele parar de comer, dê a ele bastante água filtrada e soro feito em casa. Para fazer o soro caseiro, é só misturar meio litro de água filtrada com uma colher de chá de sal e uma colher de sopa de açúcar. Mas lembre-se de não administrar medicamentos por conta própria e de levar o seu animal ao veterinário se a diarreia persistir por mais de dois dias.
Espero que essas dicas tenham sido úteis para vocês e para seus bichinhos de estimação. Um forte abraço a todos e até o próximo vídeo!
Fonte: Diarreia Em Cães por Cães Brasil