Pular para o conteúdo

Descubra possíveis causas da tontura estranha e diferente


tigo_sala do Neurologia Psiquiatria para continuar a conversa sobre as doenças que geram tontura estranha.

Olá pessoal, agora vamos aprofundar um pouco mais nas doenças que geram tontura estranha e como elas podem ser tratadas. Como o Dr. Bruno explicou, existem 4 principais doenças que causam essa sensação de tontura diferente.

  • PPPD (Persistente Postural Perceptual Dizziness)
  • Mal de Desembarque
  • Vertigem Visual
  • Síndrome Vestibular de Desorientação do Motorista

Vamos começar falando sobre a PPPD. Essa doença é caracterizada por uma sensação de tontura estranha, que é difícil de definir e verbalizar. Além disso, a pessoa pode sentir instabilidade e insegurança ao caminhar e se movimentar. Existem fatores que desencadeiam a piora dos sintomas, como ambientes com muita informação visual e emoções como estresse e ansiedade. Essa doença pode ser muito incapacitante, levando a pessoa a se tornar refém da tontura e deixar de fazer suas atividades cotidianas.

Outra doença que causa tontura estranha é o Mal de Desembarque. Isso acontece quando uma pessoa desembarca de um meio de transporte, como avião, ônibus ou barco, e começa a sentir uma sensação de balanço eterno. É como se o mundo estivesse se movimentando o tempo todo e a pessoa ficasse com uma sensação de estar andando em ovos. Além disso, a sensação alivia quando a pessoa está em movimento, como em um carro, e piora quando ela está parada ou sentada.

A Vertigem Visual é outro tipo de tontura estranha. Nesse caso, a pessoa pode sentir uma alteração na percepção de espaço e profundidade, dificultando a movimentação em ambientes visualmente complexos. Essa sensação de desconforto pode ser causada por ambientes com muita cor, movimento e amplitude, como shoppings, mercados lotados, aeroportos, entre outros.

Por fim, a Síndrome Vestibular de Desorientação do Motorista é caracterizada por uma sensação de instabilidade ao dirigir um carro. A pessoa pode sentir que o carro está puxando ou deslizando, mesmo depois de verificar que tudo está em ordem com o veículo. Esse desconforto pode piorar em rodovias, altas velocidades, túneis e pontes.

Essas doenças podem ser tratadas, mas cada uma tem uma abordagem específica. É necessário fazer uma avaliação médica para determinar o melhor tratamento para cada caso. Por isso, se você sentir essas sensações de tontura estranha, procure um médico especializado em Neurologia ou Otorrinolaringologia.

E aí pessoal, ainda têm dúvidas sobre essas doenças? Compartilhem aqui nos comentários para que possamos conversar mais sobre o assunto. E não se esqueçam de curtir, compartilhar e seguir tanto o Instagram quanto o YouTube para ficar por dentro de mais informações sobre saúde.

Fonte: TONTURA ESTRANHA E DIFERENTE – DESCUBRA O QUE PODE SER por Neurologia e Psiquiatria