Pular para o conteúdo

Descubra os sintomas do câncer de intestino e saiba se há cura


Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar sobre o câncer de intestino. Muitas pessoas não gostam de falar esse nome, mas é preciso. Quando falamos, informamos e damos mais chances de uma pessoa fazer a prevenção adequada e o diagnóstico precoce. Essa doença tem tratamento pessoal, tem cura.
Para quem não sabe, o câncer de intestino é o segundo tipo mais comum de câncer nas mulheres. O primeiro, é claro, é o câncer de mama. Nos homens, esse câncer também tem incidência alta. E por que esse tipo de câncer começou a aumentar tanto nos últimos anos? O que fazer para prevenir? Quais são os sinais e sintomas do câncer de intestino? Fica comigo até o final do vídeo que eu vou te responder todas essas perguntas.
Consideramos câncer de intestino quando os tumores se iniciam no intestino grosso, no cólon, no reto e no ânus. Tem tratamento e na maioria dos casos é curável se for detectado precocemente, quando ainda não se espalhou para outros órgãos. Muitos desses tumores podem se iniciar a partir de pólipos, que são lesões que, a princípio, são benignas, mas que podem crescer no intestino grosso.
Vamos falar dos principais sinais e sintomas do câncer de intestino e mais para frente nesse vídeo você vai saber como prevenir a doença.
– Sintoma número um: diarreia e prisão de ventre constantes.
– Sinal número dois: sangue nas fezes.
– Sintoma número três: dor ou desconforto abdominal.
– Sinal número quatro: fraqueza e anemia.
– Sintoma número cinco: perda de peso.
– Sinal número seis: mudança no formato das fezes.
– Sintoma número sete: massa abdominal.
Sabemos que os principais fatores de risco são a idade acima dos 50 anos, sobrepeso, obesidade, alimentação não saudável, história na família de câncer de intestino e história de doenças inflamatórias do intestino como a retocolite ulcerativa crônica e a doença de Crohn.
Agora, vamos falar da prevenção.
Dica número um: emagreça se você tiver acima do peso, tente manter sempre o seu peso adequado.
Dica número dois: pratique exercício físico e mantenha uma alimentação saudável. Alimentação saudável inclui alimentos naturais, preferencialmente orgânicos. Inclua frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas, grãos e sementes. Evite o consumo de carnes processadas como a salsicha, mortadela, linguiça, bacon, peito de peru, presunto e salame. Também é muito importante limitar o consumo de carne vermelha em até 500 gramas por semana.
Dica número três: evite ingerir açúcar. Refrigerantes, doces, também têm que ser evitados porque o açúcar atrapalha o funcionamento do intestino e dificulta o controle do peso.
Dica número quatro: não fume e nem se exponha ao tabagismo.
A medicina está sempre evoluindo, mas o que não evoluiu foi o nosso estilo de vida, que piorou nos últimos anos. Vivemos num mundo em que as pessoas correm de lá para cá, não têm tempo para cozinhar, os mercados vendem variedade de produtos cheios de conservantes, as pessoas fumam, não fazem exercício e por aí vai.
Lembre-se, sempre que possível, de colocar em prática essas dicas para prevenção. E não esqueça de ficar atento aos sinais e sintomas do câncer de intestino. Realize check-ups regulares e procure um médico ao menor sinal de alarme.
Espero ter ajudado com essas informações. Não se esqueça de compartilhar esse conhecimento com seus amigos e familiares, vamos espalhar a prevenção e salvar vidas.
Fonte: Câncer de Intestino. Sintomas! Tem cura? por Dr. Roberto Yano