Pular para o conteúdo

Saiba se seu skincare está funcionando e se o produto está causando PURGING


Olá pessoal, bem-vindos de volta ao canal! Sou aluna e aqui nós falamos sobre acne adulta. Hoje eu quero conversar com vocês sobre um tema muito importante para entendermos se os produtos que utilizamos na nossa rotina para acne realmente funcionam. É muito importante saber como esses produtos funcionam e por que eles trazem esse efeito de purificação. No termo do título do vídeo, temos o chamado “pudim”, e também é importante aprender a diferenciar o que é o “perde” e o que seria apenas um brote de espinhas causado por algum desses produtos cosméticos, maquiagem, entre outros.
Mas antes disso, aproveita para se inscrever aqui no canal, deixe seu like, que ajuda o canal a crescer, e se você está gostando do conteúdo e sendo útil para você, deixe um comentário e compartilha com as amigas, que me ajuda muito! Muito obrigada por estar aqui de novo, então vamos lá para o vídeo.
Primeiro, a gente tem que entender o que a palavra “perde” significa. Porém, é um termo em inglês que significa “expulsar”, “purificar”. Essa palavra ficou famosa com a expressão “skin care,” que significa cuidados com a pele. Essa palavra ficou famosa porque muitos produtos para acne causam o famoso “pudim”. Basicamente, durante o pudim, a sua pele vai estar expulsando algumas espinhas que já estavam se formando mais profundamente na pele. E o que esses produtos contra acne fazem é acelerar esse processo da formação da espinha. Então, você acaba tendo como se fosse um broche de espinhas, só que, diferente do broto, esse processo vai terminar, porque o produto está funcionando na sua pele, acelerando a renovação celular e consequentemente, desentupindo os seus poros.
Então, a primeira informação muito importante é que o pudim termina, e ele pode durar entre seis e doze semanas, depende da pessoa e da situação da sua pele, mas ele acaba. Chega um momento em que não há mais essas espinhas bem profundamente na sua pele para o produto retirar, e seu uso então, e sim, isso significa também que o produto está funcionando, que o pudim foi bem sucedido e que você não vai ter mais esse brote de espinhas. Isso não significa que você nunca mais vai ter uma espinha, porque a gente já sabe que a acne é uma doença crônica na pele. Então, não podemos falar que existe uma cura e você vai ser curada para sempre da acne, é uma doença crônica que dá para controlar com tais medicamentos que também causam o pudim.
Eu acho que eu expliquei um pouco confuso, mas no final do vídeo, vocês vão entender a diferença entre o perde e o brote, eu prometo. Outra coisa muito importante é que o pudim é causado por produtos com ingredientes ativos, ou seja, medicamentos contra a acne. Realmente, ou seja, é causado por retinoides, por peróxido de benzoíla, por ácido salicílico, por ácido láctico, enfim, com produtos que realmente contenham ingredientes ativos que são conhecidos por combater a acne. Esses ingredientes ativos basicamente fazem é criar um ambiente onde a bactéria da acne não consegue se desenvolver, não consegue viver ali. É por isso que esses produtos funcionam, eles criam um ambiente que é impossível para a acne se proliferar. É por isso também que a gente tem que usar as empresas pelo presente. Não pode é vai fazer um tratamento de alguns meses e depois terminar o tratamento e parar de usar, porque realmente não funciona dessa maneira. A gente tem que dar uma ajudazinha aí na nossa pele, que já tem tendência acneica, né?
E, contrariamente, os produtos com ingredientes ativos contra a acne, outros produtos cosméticos como maquiagens, cremes hidratantes em gel de limpeza, enfim, esses produtos sim podem te dar um brote de espinhas, que aí já não é um perde, é uma irritação causada por algum produto que te ajudou mais espinhas e vai piorar o seu quadro de acne. Ou seja, se você começou a usar um novo tipo de maquiagem, uma base nova e te deu espinhas e um brote de espinhas, não é um perde, e o mesmo vale para algum creme hidratante, por exemplo, um creme hidratante comum não deveria te dar espinhas.
Isso acontece porque muitas vezes o produto é genérico ou simplesmente não funciona para aquela pele ou você tem algum tipo de alergia de algum ingrediente que tenha nesse produto. Mas a diferença do purging e o brote de espinhas, o brote de espinhas não acaba, né. Ele pode piorar o seu quadro de espinhas ou podem aparecer espinhas em locais do seu rosto que não apareciam. Isso também vale com alguns produtos que nós sabemos que têm ingredientes ativos que podem ajudar a pele, como a técnica por exemplo, a minociclina que eu já fiz um vídeo falando sobre a minha experiência com ela aqui no canal. Se você ainda não assistiu o vídeo, basta clicar aqui em cima para ver como deu errado na minha pele, como não funcionou para mim. E esse é um exemplo de como isso foi um brote de espinhas que eu tive, e não foi purging, porque além disso, ele foi praticamente imediato. Eu usei e no mesmo dia tive um brote de espinhas, pois a minha pele se irritou com esse produto, e como eu sou sensível, eu tive um brote de espinhas. Não foi um processo de renovação celular da pele, não foi um processo de esfoliação que fez os filhos saírem ao meu rosto, foi realmente uma reação do produto. E se eu continuasse a usar esse produto, eu continuaria tendo mais e mais espinhas. Isso provavelmente nunca iria acabar.
O purging é um processo que é praticamente inevitável com alguns produtos, principalmente se você sofre de acne. Provavelmente, você vai ter um período de pudim com determinados produtos, principalmente com determinados produtos que têm ingredientes ativos contra a acne. A gente pode sim amenizar esses efeitos, e uma das maneiras de amenizar os efeitos do pudim é fazer a terapia de curto contato. Eu também já expliquei aqui no canal o que é a terapia de contato. Você pode clicar aqui nos cards para assistir, vou deixar lá embaixo também na descrição para você aprender como se faz a terapia de contato. Essa é uma ótima técnica para quando você está começando a usar algum produto novo, como o peróxido de benzoíla, como a tretinoína, algum tipo de retinol. Você pode usar a terapia de curto contato, e isso vai fazer com que você tenha muito pouco esse efeito do purging ou feliz, seja bastante suave, para que isso não seja em algumas situações desesperador.
Além disso, é muito importante que você mantenha a barreira protetora da sua pele bem hidratada e protegida. É muito importante que, quando você estiver usando um produto contra acne, um produto que é forte e muito secativo, é muito importante que você não a deixe a sua pele bem hidratada e use um hidratante que você esteja acostumado e deixe a sua pele bem protegida também. É muito importante que, quando estiver fazendo uso de um produto forte, você também utilize o protetor solar. Tudo isso ajuda na hora de amenizar os efeitos do pudim. Além disso, é importante que você mantenha a pele bem hidratada, também ajuda a ter os melhores resultados possíveis de qualquer tratamento que você esteja fazendo uso para sua acne.
Então, é isso, pessoal! Espero que tenha ficado claro o que é o perde e como diferenciar um brote de espinhas. Qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários que eu sempre respondo vocês. Me conta se você já passou pelo purging com algum produto na sua rotina, ou se você usa algum produto pensando que tinha ajudado, e na verdade era só um brote de espinhas, e ficou super decepcionada. Enfim, até o próximo vídeo, pessoal! Obrigado por estar aqui. Não esqueça de se inscrever no canal, deixe um joia para mim e até a próxima. Tchau!
Fonte: Que tipo de produto causa PURGING? | Saiba se seu skincare está funcionando por Ana Poli