Olá amigos do Facilitando Acupuntura! Tudo bem com vocês hoje? Eu, professora Fernanda, vou falar um pouquinho sobre varizes. Já ouviu falar de varizes? Sofre com esse problema e só quer uma solução que te faça sentir um pouquinho melhor? Esse vídeo é para você, vem comigo!
Primeiramente, é preciso avaliar um pouquinho sobre o que são varizes, para fazer um paralelo entre a medicina ocidental e a medicina chinesa. Na medicina ocidental, as varizes são uma disfunção nas válvulas de retorno venoso, o que causa o acúmulo de sangue dentro das veias. Já na medicina chinesa, a gente não pode falar de varizes, mas sim da função dos órgãos que estão relacionados ao funcionamento do sangue.
São três órgãos envolvidos com a circulação sanguínea na medicina chinesa. O primeiro deles é o coração, responsável por comandar o fluxo de sangue, as válvulas e tudo mais. Além disso, o coração regula a função energética e pode apresentar sintomas como ansiedade, insônia, entre outros.
O segundo órgão é o baço. Ele é responsável por manter o sangue dentro dos vasos, através de uma musculatura lisa forte. Se isso não acontece, não tem força nas válvulas e as veias se tornam fracas.
Por fim, o terceiro órgão envolvido na circulação de sangue é o fígado. Ele manda sangue para onde é necessário, sendo assim, se algo está errado nesse órgão, é comum sentir sensação de calor nas pernas e instabilidade emocional.
Dessa forma, na medicina chinesa, a pessoa pode ter problemas em qualquer um desses órgãos e, como resultado, sofrer com as varizes. Por isso, é importante cuidar da saúde do coração, baço e fígado desde cedo, para evitar o aparecimento de novas varizes e diminuir o desconforto.
A acupuntura não cura as varizes, mas pode diminuir os seus sintomas. Para isso, podem ser utilizados pontos de acupuntura nos meridianos do coração, baço e fígado, além de pontos em áreas mais afetadas, como os pés e joelhos.
Outro ponto importante é a prática de atividade física, mesmo que leve. Caminhar por 20 a 30 minutos por dia já estimula o sangue a circular de forma adequada, evitando a estagnação e ajudando a prevenir o aparecimento das varizes.
Espero que essas dicas tenham sido úteis para vocês! Até a próxima!
Fonte: Varizes e Medicina Chinesa por Facilitando Acupuntura