Pular para o conteúdo

Doenças no Fígado: Sintomas e Causas


Oi, boa tarde! Seja bem-vindo ao Medicina e Saúde. Hoje eu conversei com a Dra. Lilian Cabral Pereira dos Santos, ela é fellow em hepatologia e transplante, gastroenterologista e faz parte do quadro clínico da Gastroclínica Cascavel. Dra., seja bem-vinda.
– Boa tarde! Obrigada pelo convite.
– Tudo bem? Bom, que bom que você está fazendo parte de um time muito reconhecido nacionalmente e internacionalmente também. Como foi esse ingresso na Gastroclínica Cascavel?
– Fiz residência de clínica médica aqui em Cascavel, no oeste, então eu já tinha contato com algumas pessoas da região. Quando estava fazendo gastroenterologia, conversei na festa de Palotina e acabei recebendo o convite para fazer parte dessa equipe.
– Entendi. Dra., estamos falando hoje sobre doenças do fígado: sintomas, causas e tratamentos. Poderia explicar um pouco para nós sobre a esteatose hepática, conhecida como gordura no fígado, e a cirrose, que são as mais importantes?
– A cirrose é o estágio mais avançado e irreversível de qualquer hepatopatia, ou seja, de qualquer doença crônica do fígado. Qualquer doença crônica do fígado pode levar à cirrose. Já a esteatose, que é o excesso de gordura no fígado, pode combinar com a cirrose e é uma das principais causas de cirrose no mundo ocidental, juntamente com o álcool e as hepatites virais. Vale lembrar que essas doenças do fígado são, geralmente, assintomáticas e podem ser silenciosas.
– E quais são os sintomas?
– Os sintomas são relacionados à gravidade e ao grau de acometimento da doença. Em vários estágios, a doença não apresenta sinais e sintomas. Nos casos mais avançados, o paciente pode ter sintomas inespecíficos de uma doença crônica, como cansaço, mal-estar, fraqueza e amarelamento da pele e da esclera dos olhos, também chamado de icterícia. Além disso, pode haver sintomas relacionados às complicações da cirrose, como inchaço na barriga, confusão, sonolência e sangramento por varizes de esôfago e estômago, entre outros.
– E qual é a causa da gordura no fígado? Quais são os fatores de risco para essas doenças?
– A gordura no fígado está associada principalmente à síndrome metabólica, que engloba o excesso de peso, a obesidade, a resistência insulínica, o diabetes e alterações no colesterol. Esses fatores de risco são os mais comuns, mas existem casos de paciente que não apresentam esses fatores e desenvolvem a doença. Adolescentes e jovens que utilizam suplementos e anabolizantes para obter um corpo invejável também podem desenvolver problemas no fígado. É importante salientar que o uso de suplementos deve ser orientado por um profissional capacitado, pois há riscos de toxicidade e contaminação.
– Ah sim, muito importante alertar sobre o uso de suplementos. Quais são os cuidados que os pais desses adolescentes devem ter em relação a isso?
– Os pais precisam orientar os jovens a não utilizarem suplementos sem orientação de um profissional capacitado. É importante lembrar que há casos de contaminação dos suplementos com substâncias prejudiciais ao fígado. O uso indiscriminado de ervas e chás também pode ser um risco para a saúde do fígado.
– Verdade, muitas vezes não prestamos atenção nisso. E qual exame pode indicar a existência de uma doença no fígado?
– Existem vários exames que podem ser realizados, como a dosagem de enzimas hepáticas, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e biópsia hepática, entre outros.
– E qual é o tratamento adequado para essas doenças?
– O tratamento depende da causa da doença e da gravidade da lesão hepática. O médico pode prescrever mudanças na dieta e no estilo de vida, medicamentos específicos e, em casos mais graves, transplante de fígado.
– Entendi. Dra., muito obrigada pela sua presença aqui no programa hoje. Foi um prazer conversar com você e tenho certeza que ajudou muitas pessoas a entenderem melhor sobre essas doenças do fígado.
– Eu que agradeço pelo convite e seguimos na luta por uma vida mais saudável e consciente.
Fonte: Doenças do Fígado: Sintomas e causas (parte 1) por Medicina & Saúde